O fim dos ecrãs de loading é uma bênção

Durante gerações e gerações, devido a limitações das máquinas onde um jogo podia correr, tínhamos constantemente de esperar por segundos ou minutos para que um jogo pudesse carregar. Esta situação não era tão comum nas primeiras consolas onde os loadings eram mais rápidos, mas a coisa começou a ficar cada vez mais negra especialmente na viragem para os jogos em CD.

Quanto mais avançava a tecnologia e mais havia para carregar, maiores eram estes loadings ou mais informação era necessária para ser instalada ou carregada para a memória.

Com a nova geração de consolas e também com o PC, os SSD vieram ajudar a destruir esta parede que estava a ficar cada vez mais espessa. Embora nem todos os loadings tenham desaparecido por completo, a diferença é colossal e do dia para a noite.

Por isso mesmo, quando joguei recentemente Horizon Forbbiden West e agora Soul Hackers 2, fiquei curioso pelo motivo de terem ambos loadings tão mais avantajados que os restantes. Mesmo que fizesse um pouco mais de sentido em Horizon com o seu mapa gigantesco, o mesmo não podia ser aplicado a Soul Hackers 2 com os seus cenários mais pequenos.

Muito depressa se descobriu que a Guerrilla Games tinha mascarado os loadings de tutoriais e que era possível passar à frente sem ter de os ver através das opções. Quando fui à procura da mesma opção no jogo da Atlus…surpresa! Era possível fazer exactamente o mesmo.

Eu consigo perceber a opção de deixar os loadings para dar mais dicas aos jogadores, mas qualquer loading nunca devia ser obrigatório se possível. Devia aparecer imediatamente um botão de saltar a dica pelo menos. No caso de Soul Hackers 2, os loadings ainda duram cerca de 9-11 segundos, que são obrigatórios se não mudarem essa opção, ou seja, quem não souber, vai ter de gramar com quase 8 a 10 minutos de loading numa sessão de duas ou três horas de jogo.

A parte melhor de tudo isto é que mudar as opções e ver logo a diferença faz pensar que é mesmo uma bênção e que os SSD são das melhores coisas das novas gerações. Por mim, bem que podem mandar os ecrãs de loading dar uma curva, pois quanto maior for a longevidade de um jogo, mais horas vou perder a olhar para ecrãs que já não fazem falta nos videojogos.

A nossa análise de Soul Hackers 2 está disponível aqui. Caso ainda não tenham feito, podem ler a nossa análise de Horizon Forbbiden West aqui:
Análise – Horizon Forbbiden West

Daniel Silvestre
Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram