Modding Zone – Artigo 1

Introdução:

Quem ainda se lembra do primeiro PróximoNível ao Domingo? Quem é que ainda se lembra dos temas? Acreditem, nem eu.

A parte boa do PND não é apenas o conteúdo que oferece, mas também, a sua abrangência e presença regular, é uma companhia de fim-de-semana.

Após uma temporada inteira com as minhas escolhas, resolvi que o PND merecia estar nas mãos de todos e então, passou para vocês a possibilidade de falar com toda a comunidade e mostrar os vossos gostos e opiniões.

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Nunca tive dúvidas que a comunidade do PróximoNível é das melhores que existe (se não mesmo a melhor), e passar o PND para as vossas mãos só provou uma vez mais a vossa capacidade criativa e espírito de interacção.

Alguns meses depois da comunidade começar a escrever os PND, o Silver4000 e o Tylarth, dois dos membros da nossa comunidade (e com PND escritos), quiseram meter as mãos na massa e trazer ainda mais conteúdo único para o PróximoNível.

O Modding Zone é isso mesmo, um projecto de comunidade, pensado por membros da comunidade e para a comunidade. É um projecto apoiado pelo PN e que vos irá estar disponível aqui, de forma semanal.

Aqui começa uma nova rubrica, mas fiquem atentos, pois as novidades não vão ficar por aqui!

Daniel Silvestre

 

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Bem-vindos à nossa primeira rubrica, temos vários conteúdos para vos entreter nestas tardes de Sábado, uma mini análise à recente demo de Lightning Returns: Final Fantasy XIII, o início da tábua cronológica sobre o ouriço Sonic, e um videozinho para quebrar a tensão antes do nosso debate sobre o tema reboot’s de videojogos.
Tenham uma boa leitura.

Mini Análise – Lightning Returns: Final Fantasy XIII

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Lightning Returns: Final Fantasy XIII é uma grande surpresa, a última aventura neste universo é completamente diferente dos anteriores devido à jogabilidade. Muito mais rápido e frenético que XIII e XIII-2, o combate desenrola-se através da mudança rápida de fatos que vem substituir os paradigmas, assentando muito bem quer a Lightning quer à mecânica do jogo. Embora seja anunciado como um combate em tempo real não temos verdadeiro controlo sobre a personagem, a não ser em alguns momentos em que nos podemos desviar, de resto mantem-se um combate de escolhas pré-definidas mascarado. A história na demo é confusa, sem saber bem o que se passa, se este não fosse o terceiro título, com dois já mal amados, acreditamos que faria mais sucesso do que o que fará.

Tábua Cronológica

Bem-vindos à secção do Modding Zone onde vamos falar de várias franchises, do seu início até ao presente. Vamos começar por uma das séries mais icónicas de sempre, a qual contribuiu para muito do que conhecemos hoje como videojogos.

Sonic The Hedgehog foi lançado em Junho de 1991, mas isso já muitos de vocês sabiam, o que talvez não saibam é que este lançamento poderia ter ditado o fim da empresa SEGA e o sucesso nunca é fácil.

Decorria o ano de 1989 e a Sega procurava uma forma de derrotar um gigante que detinha cerca de 90% do mercado de videojogos, sim adivinharam, a Nintendo e o seu canalizador dominavam o mundo.

Mas então como é que Sonic destronou a Nintendo reduzindo-a a 35% do mercado no fim de 1991? Com a estratégia de marketing mais arriscada até então. O desenvolvimento do primeiro Sonic The Hedgehog durou quase 2 anos, 3 se contarmos desde a criação da personagem por Naoto Oshima que na altura chamou-lhe “Mr. Needlemouse” e tinha este aspecto:

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Como podem ver pela imagem foram muitos os conceitos que mudaram de modo a agradar às audiências fora do Japão, desde o remover a namorada humana à saída da banda de rock.

Quando o jogo é finalmente lançado, tinha por trás de si 3 nomes, o do ilustrador, o programador Yuji Naka, e o level designer Hirokazu Yazuhara. Acaba por ser lançado a 23 de Junho e nesse mesmo dia a Nintendo perde 5% do mercado, pela altura do Natal de 1991 a SEGA decide avançar com uma estratégia que viria a vender 15 milhões de consolas apenas durante esse período, ofereceram Sonic The Hedgehog de graça com a MegaDrive, e a Nintendo caiu finalmente da sua posição de gigante para os 35% de mercado apenas uma fracção do que outrora detinham.

Esta foi a razão pela qual Sonic foi criado, derrotar a Nintendo, juntem-se a nós na próxima edição onde iremos falar sobre a razão do sucesso dos primeiros 4 jogos da linha principal da série.

Press Play

VERSUS

Nesta zona nós tiramos à sorte um dos lados da questão e defendemo-lo o melhor que conseguimos, deixando no final a comunidade decidir e tirar conclusões. Vamos então dar inicio ao debate!

Tema: Reboot’s. Um mal necessário?

Tylarth – Os reboot’s são bons porque dão uma nova vida a séries que estão quase a morrer e apesar de compreender que os fãs mais acérrimos podem não gostar do novo conceito, a verdade é que se não hover um número de vendas justificável, esses jogos podem nunca vir a ver a luz do dia novamente.

Silver4000– Não, porque deixam os jogos sem conclusão na história. E é só para poderem espremer mais dinheiro com um nome já famoso. Só serve mesmo de desculpa para as companhias que não lhes apetece pegar no jogo X, ou que decidiram fazer tão embrulhada na história a dizer “ai vai ser fixe assim” e depois já não se querem dar ao trabalho de desembrulhar a coisa.

T- Pois é, mas é aí que entra o reboot se fosse tudo perfeito o reboot era algo completamente desnecessário, mas quando se complica demasiado uma história e se criam erros/paradoxos e a história fica impossibilitada de andar para a frente, o reboot é a melhor solução, assim como quando fica desgastada. Na maioria das vezes é uma abordagem diferente ao mesmo problema que acaba por funcionar bem. Nem todos os reboot’s são bem-sucedidos tal como novos ip’s; é como uma última hipótese para provar o que valem.

S-É desrespeito aos fãs e tentativa de milking.

T- Desrespeito? Queres dizer que tudo tem de estar de acordo com as expectativas?

S- Que não se importam com quem gostava da série anterior.

T- Não vamos mais longe do que o caso do DmC onde houve uma revolta assim que o Dante perdeu o cabelo branco e o casaco vermelho. Ainda nem se sabia a personalidade já andavam a dizer que o detestavam.

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S- Isso é um exemplo, onde a Capcom não quis saber dos fãs, porque “não vendia bem no ocidente”, foi o que eles próprios disseram. Também quando o Dante se parecia ao Edward do Twillight não era ajuda…

T- O que nos leva a um dos meus argumentos iniciais, as vendas, é impossível criar um jogo que custa 1000 a fazer e ter um retorno de 50, é insustentável.

S- Eles queriam um DMC americanizado e lá conseguiram, personagem e história completamente más… E quem comprava antes que fique a olhar

T- Do ponto de vista de um fã dos primeiros DMC‘s acredito que não agrade, mas para as companhias acaba por atrair novos fãs como foi o meu caso, que dos originais só gostei do 2 que fui experimentar graças a ter gostado do reboot. Quis ver o porquê da sua existência e encontrei as minhas respostas.

S- Nem foi a Capcom que produziu o jogo, decidiram agora dar a outra companhia, mostra o quanto se importam agora… A série já lhes rendeu, o nome já lhes rende…

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T- Então preferias ver a série morrer completamente, com uma história por acabar. Do que vir alguém e dar um novo folgo a tudo isto mais uma vez? Mas cada caso é um caso e o DmC pode ser considerado um sucesso porque atraiu novamente grande parte dos antigos fãs que o experimentaram quanto mais não fosse pela curiosidade e outros tantos que não conheciam de lado nenhum. É por isso que sou a favor dos DLC é certo que aquilo que havia antes já não existe, mas de qualquer maneira já não teria continuidade, não há nada a perder.

S- Gosto que a série seja acabada pelo menos. Com um final decente, e para os fãs que merecem e apoiaram.

T- Mas isso nem sempre é possível.

Para lerem a conclusão deste debate terão que esperar até à próxima edição, nós queremos saber o que pensam sobre o tema, por isso toca a dar trabalho aos dedos e a essa cabeça nos comentários.

Agradecemos também à Cyane que fez o logótipo desta rubrica, se precisarem de algum trabalho gráfico podem sempre contactá-la!

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marceloo447

Muito bom e adorei o debate, estou ansioso pelo desfecho na próxima edição

Qu@rk

Agora não só temos leitura para domingo como para sábado ou seja temos um fim-de-semana espetacular, vocês são os maiores e boa continuação de discussão Tylarth
e Silver4000

tylarth

Obrigadinho.

Mattblue_PT

Bom trabalho!

Gostei deste espaço e desta ideia, e fiquei curioso agora pela continuação do debate. Muitoss parabéns aos dois

tylarth

Para a semana há mais. x)

CopoLavado

Ouch, não concordo nada com o que se disse sobre o DmC e sou um grandesíssimo fã da série Devil May Cry (contudo, detestei e de longe o número 2).

Porém, boa iniciativa, gostei de ler! 🙂

Silver4000

Não são relativamente as nossas opiniões, simplesmente tivemos que tomar um lado para o defender.
Eu não gostei do DmC mas tenho explicação boa para isso x)

CopoLavado

Ah, entendi.

Por acaso fui dos que gostou do novo DmC, não propriamente “adorar” (esse lugar pertence ao 3) mas que foi bom, foi.

tylarth

Curiosamente o único que gostei, mas eu deixo aqui a ressalva que nos debates que fazemos nós tiramos há sorte o lado que vamos defender, no caso do dmc eu acabei por gostar bem mais do remake do que dos antigos.

Silver4000

Alguma pergunta é fazer ^^

Guilhathorn

Adorei a iniciativa 🙂
Também experimentei a demo do LR e fiquei agarrado aquilo, agora é esperar xD
Quanto ao Sonic, é bom dar a conhecer a história da personagem e acho que era genial continuar com este registo para outros grandes ícones da indústria, por vezes com passados e origens algo misteriosos e super interessantes(jak and daxter por exemplo).
Generalizar reboots não é bom, pois existem distinções a fazer. No conceito base são um exemplo pois acho bem que se tente fazer renascer um universo já caracterizado em jogos anteriores. É claro que existe sempre o interesse primário em alguns casos de pegar em algo que rendeu bastante antes e tentar fazer com que renda no presente, mas acho que o que origina o desenvolvimento deste tipo de jogos é o querer pegar em algo já bem feito e dar-lhe uns retoques pessoais para agradar a fãs antigos e cativar novos fãs. O que eu acho muito errado e que me entristece é o quase esquecimento e desinteresse que as produtoras têm para com os franchises que criaram antes e que entendem que estão já saturadas, mesmo sabendo que a fanbase ainda se encontra bastante activa e desejante de novos títulos da série. Podem passar o testemunho para outra empresa, mas nota-se sempre um downgrade naquilo que essa nova empresa cria, normalmente estreante ou com pouca experiência. Um exemplo disso é o Sly Cooper que apesar de não ser bem um reboot, continua a história do ponto em que ela terminou no título anterior, a fluidez de jogabilidade atingida pela Sucker Punch e tudo o resto que funcionava à mil maravilhas, essa sim sofre um autêntico “reboot” pois a Sanzaru não deve ter sido capaz de igualar essa qualidade. O que ganha em gráficos perde na jogabilidade.

Silver4000

E disses-te tudo.
Também acho pena quando uma companhia se esquece dos fãs e da história por terminar e decide fazer um novo jogo com o mesmo nome, às vezes dando para outra companhia, porque sabem que só pelo nome já vende.

Outros ainda são bem vindos, embora com pena sempre da antiga série, ou não (Resident Evil já está tão emrbulhado em bacalhau que o melhor era mesmo sofrer reboot, e para os filmes igual).

No caso do Sly, uma das séries que adoro, e ando desesperado à procura do Thieves in Time, a Sucker Punch foi muito boa em dar hipótese à Sanzaru (que fez a versão HD) porque eles eram verdadeiros fãs, e então decidiram fazer uma continuação mesmo boa, joguei a demo e havia umas diferenças, mas só com o jogo completo é que sei, quantos aos gráficos, eu ainda tenho de me habituar x)

E como adoro também Jak and Daxter (só o Ratchet é que não recebe assim tanto amor) vou ter em conta essa opinião para a crónica 😉
Mas entretanto é acompanhar a do Sonic.

Guilhathorn

Não descarto o facto de que o Thieves in Time é um jogo muito bom, e a Sanzaru está de facto de parabéns pelo trabalho e dedicação que demonstraram no jogo. O que me deixa triste é a Sucker Punch desnecessariamente deixar uma mecânica muito bem feita e polida, ficar inferiorizada por ter sido construída de novo por uma equipa não tão experiente. Não estou zangado com o jogo nem com a Sanzaru mas com a Sucker Punch xD

E somos dois a adorar Jak and Daxter xD O Rachet também gosto mas não da mesma maneira, a minha infância está cheia de Jak and Daxter 😛

tylarth

Por acaso eu é um pouco ao contrário, sly adoro todos, se bem que ao jogar joguei o 2 depois o 3 e finalmente o 1 que já na altura era complicado de conseguir, embora tivesse jogado depois na versão HD. Os ratchet’s para mim são de longe melhores que jak and daxter, mas isso deve-se apenas a um factor na época da ps2 eu joguei os Ratchet’s muitas mais vezes enquanto dos Jack só joguei o 1 os outros lembro-me que um mês antes de comprar a ps3 joguei o 3 até meio. Gosto bastante das 3 séries e adorava ver um novo jack, que na verdade esteve quase para acontecer um reboot feito pela naughty dog ( se não sabiam passam a saber). Mas ratchet para mim é mesmo o melhor especialmente se o Dr. Nefarious estiver há mistura. É um dos meus vilões favoritos.

Guilhathorn

Eu também joguei os Slys por essa ordem, aliás o primeiro joguei há menos de um mês ao aproveitar a promoção de natal da trilogia. Apesar de ter gostado, cheguei à conclusão que a série só se definiu realmente no 2º título, o primeiro ainda tem uma base muito “CrashBandicooteana”. Não estou a dizer que é uma desvantagem mas sim que a série só ganhou identidade completa a partir do 2.
E sim as razões que me levam a gostar mais de Jak são as mesmas que te levam a gostar de Ratchet só que ao contrário xD Por acaso vi que na semana informática do IST o Jason Gregory da Naughty Dog vai dar uma palestra. Não sei é se ele já estava na Naughty Dog na altura do Jak ou se tem conhecimento das razões que estão por trás do quase esquecimento da série, senão tentava perguntar-lhe sobre o assunto.

_GM_

Gostei da ideia. Mais uma razão do PN ser bem melhor que o MyGames 🙂

Silver4000

Mas eu estava no MyGames! Oh… you aren’t talking about me…. 🙁

Silver4000

What is that sheep doing?
Seriously, look at her!
She’s planing something. Something bad I tell ya!

Lfo

Toda a gente a bajular a demo do LR e eu sem o poder experimentar :´(

Silver4000

Lado*
Nao sao as nossas opinioes. Embora na realidade ele esteja mais para o lado sim e eu para o nao nos reboots x)
A anàlise à demo era para ter duas, uma de cada um, mas no Word isto parecia maior, então decidimos mudar a ideia. :/

DiogoBosingwa

Gostei da ideia do debate 🙂 preferia que fosse em formato áudio ou vídeo, mas a ideia é muito boa 😀

Silver4000

Pois.. isso é mais culpa minha, ou tenho um PC sem placa de som e micro. Ou um portàtil com placa de som muito podre, e sem micro…
Podia-mos tentar na PS, mas o headset do meu irmão tem mau contacto no fio…
Estou rodeado de beleza electronica, mas sim, o debate talvez ficasse bem em formato audio.

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