Half-Life: Alyx – Primeiras impressões

Faz vários anos desde que os fãs tem esperado por novidades em relação à série Half-Life, e quando muitos viram o anúncio de Half-Life: Alyx o entusiasmo era sentido. Apesar de algumas pessoas ainda estarem contra o VR da mesma forma que estão com o Mobile, a verdade é que a Valve apesar de hoje em dia não estar muito dentro do mercado dos videojogos, quando esta ainda era activa nesse aspecto, os seus produtos eram sempre algo que revolucionavam o mercado e Half-Life: Alyx prova isso mesmo.

A primeira coisa que é apresentada ao jogador é uma cidade cheia de edifícios com coisas a acontecer e a moverem-se no cenário. Isto é feito com a intenção de demonstrar que não só a Valve consegue criar um jogo VR cheio de movimento fluído, como consegue fazer com que este tenha um excelente aspecto, o completo oposto da maioria dos jogos VR que normalmente acabam por perder um pouco no departamento de beleza. Este é um jogo com um óptimo aspecto, detalhe, fluídez e até movimentação das personagens.

Em termos de controlos estes são bastante intuitivos e dos melhores que encontrei até agora no que toca a VR. Apesar de a Valve possuir o seu próprio periférico VR (Valve Index) incluindo comandos que são sensíveis à força e movimentação dos dedos, o sistema que estou a usar é o HTC Vive que não possui tracção a esse nível, no entanto é compatível e continua tudo a funcionar bem, simplesmente não posso esmagar latas a meu belo prazer nem “mostrar o dedo” aos Zombies e Combine.

Tenho a dizer que até agora este é o melhor jogo VR que está no mercado, e curiosamente parece estar bastante simples mas com muita atenção ao detalhe não só em termos gráficos mas também em relação à jogabilidade. Com a maioria dos outros jogos a ser algo em que apenas de vez em quando regresso aos mesmos para curtas sessões, dou por mim a pensar na próxima vez em que irei pegar no jogo e a imaginar o que mais a Valve poderá fazer com o mesmo.

O jogo foi declarado como tendo a mesma duração que Half-Life 2, que por si varia entre 13 a 17 horas dependendo do quão familiarizados estão com o jogo, e mesmo assim talvez demore o mesmo tempo se já o conhecem de uma ponta à outra. Já por minha experiência, demorei cerca de 6 horas para chegar até ao 5º ou 6º capítulo de 11 por isso é basicamente meio caminho andado.

Half-Life: Alyx já está disponível na Steam e podem contar com a nossa análise em breve.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram