Lançado em 2007, Folklore foi um dos jogos que destacaram a PlayStation 3 como uma plataforma inovadora, mas, apesar de sua originalidade e potencial, nunca alcançou o sucesso esperado. Este JRPG de ação, desenvolvido pela Game Republic, combinava elementos de folclore, exploração e combate em um mundo bastante peculor, mas não conseguiu conquistar um número de vendas assim tão avantajada. Vários fatores contribuíram ter ficado esquecido.
Folklore foi lançado em um período de intensa competição entre títulos de peso. Jogos como Call of Duty 4: Modern Warfare e Assassin’s Creed dominaram o mercado na altura e intensidade de shooters cinzentos e castanhos não encaixavam nada bem no lançamento de Folklore. A atenção dos jogadores estava focada em experiências mais convencionais e populares com pouco espaço para um título que, embora inovador, se afastava do que era considerado mainstream. Algo pelo qual os próprios JRPG japoneses passaram na época.
O sistema de combate de Folklore, que permitia aos jogadores capturar e controlar criaturas chamadas “Folks”, era único, mas também confuso para alguns jogadores. A mecânica de ação misturada com elementos de RPG pode não ter sido atraente para todos, especialmente numa era em que os jogos de ação mais diretos estavam em alta. Isto também condicionou o marketing de Folklore, pois não conseguiu transmitir eficazmente as suas ideias e o charme de seu enredo, que se baseava em mitologias e contos populares. A falta de uma campanha publicitária impactante resultou em também em baixa visibilidade, o que comprometeu as vendas e a popularidade do título.
Após o lançamento, a Game Republic enfrentou dificuldades internas e mudanças de direção. A falta de continuidade na equipe original de desenvolvimento e a mudança nas prioridades de mercado foram um poupo de ruptura deixando uma sequela impossível. A indústria de videojogos também começou a mudar rapidamente, dando prioridade a jogos com maior retorno financeiro e apelo comercial, ou seja, a corrida aos Call of Duty e Halos.
Por que razão não teremos então um Remake ou Sequela tantos anos depois? Embora Follkore tenha seus defensores e seja frequentemente mencionado em discussões sobre jogos esquecidos (este artigo é um bom exemplo disso), as chances de um remake ou sequela parecem remotas. Vários fatores contribuem para isso:
-Foco em Franchises Mais Lucrativas: As grandes editoras tendem a investir em franquias consolidadas e títulos com maior potencial de venda. O mercado atual, especialmente depois das últimas crises com grandes lançamentos, procura investimentos seguros, o que deixa pouco espaço para jogos menos conhecidos.
-Mudanças na Indústria: O mercado de videojogos evoluiu para se concentrar em lançamentos com uma jogabilidade mais acessível e apelo para o multiplayer (seja em consolas ou no Mobile. Por isso mesmo Folklore, com sua narrativa linear e foco em um único jogador, é um risco para muiotas companhias que ainda poderiam olhar para ele.
-Falta de Apoio da Comunidade: Embora os fãs ainda tenham carinho pelo jogo e espaços como Reddit ainda falem do jogo, o número de interessados não é suficiente para justificar um investimento significativo para um remake ou sequela. As petições e discussões online raramente se traduzem em ação por parte das editoras.
Folklore é um exemplo de como jogos inovadores podem, paradoxalmente, não dar cartas com o público, mas construir um culto em seu redor. A falta de visibilidade, aliada a um estilo de jogo único e a desafios de desenvolvimento, contribuiu para o seu fracasso comercial. Apesar de seu legado como um título cde culto, a realidade é que, no panorama atual da indústria, Folklore provavelmente permanecerá uma joia esquecida da PS3, sem perspectivas para regressar.
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