Especial – Inazuma Eleven

inazuma-eleven-especial-top-pn

Sempre que penso nos termos RPG e Futebol, o nome Captain Tsubasa salta à memória. Para além do conhecido anime e manga, a série chegaria também às consolas com lançamentos desde a NES até à Nintendo DS. Infelizmente, foram raros os jogos que foram lançados para o Ocidente, então pouco ou quase nada se ouviu falar dos mesmos. Onde a série Captain Tsubasa falhou, Inazuma Eleven conseguiu.

A Level-5 é um estúdio com alguma história e exímia na produção dos seus jogos, então criou uma série RPG de futebol de nome Inazuma Eleven para a Nintendo DS. O jogo foi lançado no mundo inteiro e a recepção foi estrondosa. A vivacidade e o positivismo da personagem principal Mark Evans são completamente contagiantes, conseguindo oferecer força aos seus colegas de equipa mesmo nos piores momentos.

inazuma-eleven-especial-1-pn

Como é que se deu esta mistura entre o RPG e o futebol? A Level-5 não vagueou muito longe daquilo que é um RPG tradicional, logo houve certas adaptações e apostas que foram feitas para que toda esta fórmula batesse certo. Com um mundo aberto o jogador irá visitar algumas zonas da sua cidade para que estória siga o seu curso, havendo um desenvolvimento narrativo tipicamente do género com alguns dramas à mistura.

O futebol é sempre o ponto chave neste jogo e nunca foi esquecido. Teremos duas vertentes do desporto, onde numa delas iremos fazer jogos de 3 contra 3 com vários objectivos rápidos, e em certas situações que podem ser consideradas como um Boss, iremos fazer um jogo de futebol normal com 11 jogadores para cada lado.

inazuma-eleven-especial-2-pn

Apesar de parecer bastante fácil, Inazuma Eleven requer uma boa gestão da nossa equipa tal como um jogo de gestão desportiva, mas sem demasiados aspectos minuciosos. Precisamos de colocar os jogadores nas posições onde são mais dotados e haverá maneira de melhorar os seus atributos e habilidades especiais. As lojas vendem equipamento necessário para um melhor desempenho dos nossos jogadores, desde chuteiras, barras energéticas e não só.

A jogabilidade é também em si bastante diferente e inovadora, sendo esta em tempo real. Com o estilete no ecrã táctil iremos controlar o movimento da personagem com bola e esta movimentação será feita com o desenhar de um trajecto que irá percorrer. Sempre que dois jogadores da equipa contrária se cruzam um pequeno duelo irá iniciar para ver quem é que fica com a posse de bola, sendo possível gastar um pouco mais de Stamina numa habilidade especial que tem uma percentagem muito baixa de falhar, ou então deixá-los discutir o lance normalmente.

inazuma-eleven-especial-3-pn

Para além de todos estes elementos, a série principal permite que consigamos contratar jogadores e aumentar o nosso leque de oportunidades. Para além de podermos contratá-los por maneiras pouco ortodoxas, alguns dos melhores de cada random-encounter poderão pedir-nos para se juntarem à nossa equipa.

A série não se ficou por aqui, tendo expandido para um jogo com uma vertente mais de acção com a série Strikers na Wii. Desta maneira, o jogo deixou de lado alguns aspectos RPG para tornar este jogo uma versão mais arcade e com um ênfase maior nos jogos de futebol. O estilete e o ecrã táctil foram trocados pelos comandos da consola o que torna o jogo mais natural e simples de ser jogado, isto sem anular elementos como os duelos entre jogadores e não só. O sucesso da série deu também aso a uma série Anime e Manga entre cada uma das séries.

inazuma-eleven-especial-5-pn

A série principal já vai em seis jogos para as portáteis da Nintendo, sendo que apenas três chegaram ao Ocidente. No Japão, Inazuma Eleven já vai no capítulo GO que leva três jogos lançados do mesmo, tendo o último de nome Inazuma Eleven GO 3: Galaxy sido lançado dia 5 deste mês no país do sol nascente. Quanto tempo teremos que esperar pela série GO? Quem sabe, mas o que é certo é que Inazuma Eleven conseguiu um lugar no coração de muitos com esta mistura entre futebol e RPG que promete oferecer muito mais.

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CopoLavado

Um deles foi o meu.

Inazuma Eleven será para sempre uma das minhas séries favoritas e de topo. Bom especial Lemos, bom especial. 😉

Cerberus Batista

também falei no captain tsubasa na minha analise ao passatempo do jogo XD

Dexter

obrigado pelo artigo

sou fã acérrimo da série e esta merece ser falada e falada

é uma série fantástica! mal posso esperar por mais lançamentos da mesma. Se sair algum jogo dela para a Wii U compro a consola xD

CopoLavado

Compras tu e compro eu! 😀

Ricardo Marques

eu tb compro

Kanudo

Por acaso não tinha a ideia que a série tinha começado num jogo da DS.
Tenho que experimentar um dia destes.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
6
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x