Em Destaque – Highway Blossoms

O Ocidente já não é estranho ao mundo das visual novels, tanto as que são feitas pelos Japoneses como as que tem vindo a ser criadas por grupos de fãs do género, com Katawa Shoujo a ser um exemplo bastante conhecido. Highway Blossoms por sua vez teve o seu reconhecimento mas não ao nível de Katawa Shoujo, tendo recentemente entrado novamente no estrelato devido ao seu remaster (disponível para quem já possui uma cópia do jogo) que está disponível para Windows, iOS e Linux através da Steam e Denpasoft.

A versão remastered apresenta voice acting em Inglês, juntamente com uma revisão e adição de novas músicas e ilustrações. Opções de acessibilidade e outras surpresas também foram adicionadas a esta nova versão do jogo, sendo que a história em si continua completamente igual tal como foi originalmente lançada em 2016.

A história de Highway Blossoms tem lugar em América, com Amber, a protagonista desta história, a lançar-se à estrada na sua caravana após a recente morte do seu avô. Durante o seu percurso Amber encontra Marina, uma rapariga que está encalhada no meio do deserto de New Mexico devido a problemas com o seu carro. Ao dar boleia a Marina, Amber fica a conhecer que uma caça ao tesouro está a ter lugar devido a umas velhas notas de um explorador que foram descobertas.

Highway Blossoms é uma visual novel cinética, ou seja, não existem escolhas a fazer, sendo o dever do jogador apenas ler o desenrolar da aventura destas duas personagens que partem à procura do tesouro, bem como o romance que vai crescendo entre ambas. A história não é grande, tendo entre 3 a 8 horas, dependendo do quanto demoram a ler.

Enquanto que o tema principal é a caça ao tesouro que está a acontecer pelo deserto Americano, a realidade é que a relação entre Amber e Marina é aquilo na qual o jogador vai focar-se. Ambas as personagens tem as suas razões para se terem feito à estrada e agora tem de lidar uma com a outra enquanto desconhecidas, atacando a procura pelo ouro tal como muitos outros e encontrando novas caras pelo caminho.

Amber é uma pessoa com a cabeça assente na Terra, tendo um conhecimento vasto sobre vários assuntos devido ao seu passado, enquanto que Marina nunca explorou o mundo para além da sua casa, sendo devido a isso que acaba por ter um ar mais alegre e entusiasmar-se com o que está a acontecer, sendo o completo oposto do estado mórbido que está a sobrepor-se sobre Amber. Ambas as personagens vão ficando mais próximas devido à febre pelo ouro, havendo não só os seus sentimentos mas também outras preocupações pelo meio, com a história a explorar um pouco esses lados como por exemplo o futuro de cada uma.

Para além da relação entre Amber e Marina, o jogo também apresenta-nos um trio recorrente de personagens que também andam à procura das riquezas deixadas pelo explorador, Mariah, Joseph e Tess. A interação entre as cinco personagens é algo interessante de ver, em especial devido a Amber e Mariah serem semelhantes e ao mesmo odiarem-se por razões desconhecidas. Este trio acaba sempre por ter uma boa presença apesar de na minha opinião não ser o suficiente, pois cada sessão com estas personagens é um bom tempo passado (uma light novel baseada neste trio foi revelada mas o seu estado actual é desconhecido).

Caso a vossa carteira esteja a perguntar, sim, Highway Blossoms conta com cenas para adultos (algo que podem desactivar caso o desejam), embora a sua quantidade seja mínima e curta. Estas cenas não oferecem muito ao jogo, sendo que não perdem nada caso decidam desactivar este conteúdo, mas é interessante ver uma relação entre personagens do mesmo sexo onde uma é experiente e a outra uma iniciante a chegar a este ponto.

Enquanto que Narcissus 1st & 2nd e Katawa Shoujo sejam melhores recomendações como ponto introdutório para quem está interessado em visual novels devido a estarem grátis, Highway Blossoms também faz um bom trabalho neste ponto, explorando um género diferente das outras duas recomendações e com um tópico interessante como uma caça ao tesouro.

A produtora afirmou estar interessada em fazer algo mais com a série no futuro, e o recente suporte ao jogo, com a adição de vozes e uma revisão às ilustrações e banda sonora, é uma boa indicação de que algo mais poderá vir no futuro. Pois a aventura de Amber e Marina é interessante para se ficar apenas por aqui, incluíndo até o trio de Mariah, Joseph e Tess que tem o ar de se meterem em diversas encalhadas.

Latest posts by Mathias Marques (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x