Como sabemos quantas horas tem um jogo? Será que o sabemos através do tempo que o demoramos a terminar, ou quando já vimos tudo o que havia para jogar? Também contam as horas que passámos a passear, distráidos pela mesma tarefa? Também conta as vezes que morremos ou tivemos de recomeçar? Como se contabiliza aqueles que conseguem ler mais depressa e os que o fazem mais devagar?
Elden Ring tem 30 horas de campanha segundo informações recentes, mas terá mesmo 30 horas? Deve ter bem menos que isso. Afinal, dias depois do lançamento, vão certamente haver vários jogadores a terminar o jogo em 4 horas, 8 horas, tavez dez? Quase de certeza que vai haver um speedrunner que vai fazer em duas e qualquer coisa.
Sim, é de esperar que um RPG como Elden Ring e dado o seu legado, que tenha pelo menos mais de 20 horas, mas quem jogou Dark Souls sabe bem que isso não inclui tudo aquilo que é possível ver e fazer no jogo. Existem caminhos e bosses alternativos com fartura e até a possibilidade de jogar com classes diferentes para experiências diferentes.
Elden Ring parece ser um jogo muito mais virado para a exploração e com cenários vastos, por isso haverá muito mais para fazer do que apenas 30 horas de jogo. Mesmo que a maioria acabe em 30 horas, eu sei de experiência própria que eu demoro bem mais do que isso na média da maioria dos meus jogos quando comparo tempos com o How Long to Beat, por exemplo.
Por isso mesmo, Elden Ring pode ter duas ou 20 horas que não é isso que importa. O que importa é o conteúdo incluído no jogo em si e o proveito que tiramos dele. Um The Last of Us anda dentro de 14 horas, mas é quase o dobro porque a maioria joga mais do que uma vez, especialmente para tentar um modo de difuldade diferente e voltar a apreciar a narrativa. Um Call of Duty não dura mais do que seis ou sete horas, mas o online dá-me mais uma dúzia de horas. Um jogador regular acrescenta mais um zero pelo menos e tem mais de 120 horas.
Elden Ring ter 30 horas para terminar é uma média e é normal que se criem expectativas para um estilo de jogo ou género.Também ajuda os interessados a perceber o grau de investimento que podem esperar. Mas a quantidade de horas não dita qualidade, o conteúdo é que o faz e os jogos indie de grande qualidade vieram mostrar que um jogo de 2 horas por vezes vale mais do que um de 60 e custa menos de metade.
Por mim, Elden Ring devia ter 100 horas, quanto mais melhor. Mas se um jogo tiver que ter 20 ou 30 para ter mais qualidade, é sempre melhor do que estar a encher chouriços.
- Playstation Portal recebe nova atualização para Streaming de PS Plus - Novembro 6, 2025
- PróximoNível Jukebox 06 – Gravity Rush - Novembro 4, 2025
- Dualsense ASTRO BOT Joyful já chegou às lojas - Novembro 2, 2025