Clive Sinclair, criador do ZX Spectrum, falece aos 81 anos

Um dos maiores pioneiros do mundo da informática acabou de falecer.

Sir Clive Sinclair, famoso inventor e empreendedor britânico faleceu aos 81 anos.

Sinclair é conhecido por inúmeras invenções como o meio de transporte de nome C5, mas nada o tornou mais famoso do que o famoso ZX Spectrum.

ZX Spectrum era uma alternativa mais barata no que toca a PCs da altura e que oferecia uma opção fantástica para os aficionados.

Com um sorriso inconfundível e uma imensa paixão para a invenção e melhorar a qualidade de vida, Sinclair trouxe inúmeras invenções ao longo da sua vida, fosse dentro do mundo da informática como fora dela.

No que toca a experiência própria, o ZX Spectrum foi um dos elementos mais interessantes da minha jornada pelos videojogos, isto por ter sido o primeiro aparelho com teclado que me foi apresentado.

Rapidamente aprendi toda a mecânica de introduzir dados num ecrã para ver algo acontecer e isso estava bem assente no ZX Spectrum.

No caso deste dispositivo em específico, ver um jogo de ZX Spectrum a iniciar era quase como um portal que nos transportava para outro mundo, isto porque o loading de jogos era feito em cassetes de áudio num processo que demorava alguns minutos.

Os sons eram primitivos, os jogos por vezes não liam correctamente dado ao desgaste das cassetes, mas a experiência de esperar por um jogo era simplesmente mágica.

Gostava de também de deixar uma menção ao grupo ZX Spectrum Orchestra por criar um álbum de música com um uso exclusivo do aparelho e inúmeras menções a este empreendedor.

As nossas condolências aos familiares e amigos de Sir Clive Sinclair e um valente obrigado da minha parte por ter moldado positivamente a minha infância.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x