Cartaz Cinema – Estreias de Maio (14 a 20)

Bobô

Realizador: Inês Oliveira

Elenco: Aissatu Indjai, Ângelo Torres, Luana Quade, Maria João Luís, Paula Garcia, Ricardo Aibéo

Sofia vive isolada num velho apartamento de família onde até o pó parece ser preservado. A pedido da sua mãe chega Mariama, uma jovem guineense, para ajudar a cuidar da casa e do seu filho. Mas onde está este filho que nunca vemos? Bobô, irmã mais nova de Mariama, vai despertar em Sofia uma vontade de sair do casulo. Atrás do seu sorriso confiante, Mariama atormenta-se com a ameaça da mutilação genital feminina a que Bobô está prestes a ser submetida. O encontro entre Sofia e Mariama fá-las confrontarem-se com os seus fantasmas.

 

Chique!

Realizador: Jérôme Cornuau

Elenco: Fanny Ardant, Marina Hands, Eric Elmosnino

Alicia Ricosi, diva e designer de moda de alta costura está, na véspera das próximas coleções, à beira da rutura de uma extravagante relação sentimental. A sua exigente diretora, Hélène Birk, deve encontrar rapidamente uma “solução” para que Alicia recupere o seu enorme poder criativo.

 

É Difícil Ser Deus

Realizador: Aleksey German

Elenco: Leonid Yarmolnik, Dmitriy Vladimirov, Laura Lauri

É difícil ser um deus: sobretudo se cairmos, como extraterrestres, num planeta igual à Terra, e sermos aclamados como divindades num tempo vivido há 800 anos atrás. «É difícil Ser Um Deus» pega num livro de Arkady e Boris Strugatsky e no conflito entre dois mundos – o conhecimento de toda uma evolução cognitiva e o desejo de a impor no tempo das trevas – para servir de estudo sobre a natureza humana.

 

Mad Max: Estrada da Fúria

Realizador: George Miller

Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult

Perseguido pelo seu turbulento passado, Mad Max acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de mais ninguém para além de si próprio. Ainda assim, acaba por se juntar a um grupo de rebeldes que atravessa a Wasteland, numa máquina de guerra conduzida por uma Imperatriz de elite, Furiosa. Este bando está em fuga de uma Cidadela tiranizada por Immortan Joe, a quem algo insubstituível foi roubado. Exasperado com a sua perda, o Senhor da Guerra reúne o seu letal gang e inicia uma impiedosa perseguição aos rebeldes e a mais implacável Guerra na Estrada de sempre.

 

Mudar de Vida

Realizador: Paulo Rocha

Elenco: Geraldo Del Rey, Isabel Ruth, Maria Barroso

Embalado pela música de Carlos Paredes, «Mudar de Vida» tem a emigração como pano de fundo. Conta a história de Adelino, um homem transformado pela guerra de África, onde combateu, e abandonado pela noiva, que o preteriu em favor do irmão. De regresso à sua terra, em Furadouro, perto de Ovar, e à comunidade piscatória de onde saíra, depara-se com um mundo em mudança. A sua perturbação perante as novas realidades é acentuada pelo renascer da paixão quando conhece Albertina, uma jovem de temperamento selvagem e impetuoso que o leva a partir novamente.

 

O Sapateiro Mágico

Realizador: Thomas McCarthy

Elenco: Dan Stevens, Adam Sandler, Steve Buscemi, Dustin Hoffman

Um solitário sapateiro de Nova York costuma arranjar os sapatos de clientes experientes na arte de viver. Juntamente com o seu amigo barbeiro, espera ansiosamente por ter a sua própria aventura, mas enquanto isso não acontece vê a sua vida passar diante dos seus olhos sem conseguir fazer nada. Quando recebe uma generosa herança de família, surge a possibilidade deste sapateiro assumir outro papel e ver o mundo de uma forma diferente.

 

Os Verdes Anos

Realizador: Paulo Rocha

Elenco: Isabel Ruth, Paulo Renato, Rui Gomes, Ruy Furtado

Júlio, um jovem provinciano de 19 anos, chega a Lisboa para tentar a sorte como ajudante de sapateiro. Um dia conhece Ilda, uma jovem e alegre empregada doméstica que, como ele, vive na esperança de um futuro melhor. A amizade entre ambos depressa se transforma num amor desmedido que, irremediavelmente, os conduzirá à tragédia.

 

Prisioneira

Realizador: Atom Egoyan

Elenco: Ryan Reynolds, Scott Speedman, Rosario Dawson

A adolescente Cassandra está presa contra a sua vontade, incapaz comunicar à sua família que está viva. Oito anos atrás, quando Cass tinha apenas 9 anos e foi raptada da carrinha do pai, Matthew, ele contactou de imediato as autoridades que o viram como o principal suspeito. Hoje, o casamento de Matthew deteriorou-se e este continua a ser investigado pela polícia, que tenta decifrar o problema mas sem conseguir levar as pistas a algum sítio conclusivo. O tempo passou, mas quase nada mudou, e caberá a Mathew e à própria Cassandra reparar a distância que se instalou na família.

 

Se Eu Fosse Ladrão… Roubava

Realizador: Paulo Rocha

Elenco: Isabel Ruth, Luís Miguel Cintra, Márcia Breia, Chandra Malatitch, Raquel Dias, Carla Chambel

Partindo da memória familiar e da sua obra cinematográfica, Paulo Rocha revisita as suas origens e as referências mais marcantes da sua vida. Para isso, evoca a infância e juventude do pai, em particular o sonho de emigrar para o Brasil, para onde acabou por partir em 1909. Este tema familiar cruza-se constantemente com os seus filmes, algo que o leva a reflectir sobre a sua própria necessidade de partir.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JPMatias
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x