2013 – Os resultados do box-office português no primeiro semestre

 

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) disponibilizou os resultados do primeiro semestre do box-office português. Portugal é uma gota de água na realidade económica cinematográfica mundial, mas é interessante apurar as oscilações, vontades e caprichos de quem visita uma sala de cinema em Portugal. Em primeiro lugar, comparando com o período homólogo de anos anteriores, há menos espectadores nas salas de cinema e a tendência é continuar a diminuir. O primeiro semestre de 2013 teve 5,5 milhões de espectadores, menos do que em 2012 (6,1 milhões), 2011 (7,4 milhões) e 2010 (7,8 milhões). Menor qualidade dos filmes? Improvável. É possível que a pirataria e a crise financeira obriguem o espectador casual a pensar duas vezes antes de ir ao cinema.

O top3 dos filmes portugueses mais vistos é liderado pela co-produção Comboio Noturno Para Lisboa, visto por 58 mil espectadores, seguido pelo thriller policial O Bairro (5 mil espectadores só no fim-de-semana de estreia) e pela Quarta Divisão, com 4.900 espectadores.

Em relação aos filmes mais vistos, Velocidade Furiosa 6 arrastou 415 mil espectadores às salas de cinema, deixando o segundo classificado, A Ressaca Parte 3, a léguas de distância, com 270 mil de espectadores. O pódio é fechado pelos simpáticos Croods, com 263 mil de espectadores. O filme mais visto do ano em todo o mundo, Iron Man 3, ficou em sexto lugar na tabela portuguesa, com 180.634 espectadores, atrás de O Impossível (4º Lugar) e Django Libertado (5º Lugar). Star Trek Além da Escuridão, o novo filme de J.J. Abrams, não foi além do 39º lugar da tabela, com 53.985 espectadores. Será que o “tuga” não aprecia ficção científica?

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
mart88

Os cinemas estao caros (com muitos filmes a serem em 3D) e as pessoas tem menos dinheiro. Em comparação ao ano passado houve tambem grandes blockbusters (embora não ao nivel dos avengers) mas é giro ver que em Portugal FF reina e não seguimos as tendencias de lá fora.
Acho engraçado o filme Comboio Noturno ficar a frente de Star Trek, mas nao prevejo bons dias para os cinemas portugueses, com o fecho de algumas salas pelo país e muitos a trabalharem somente com 2/3 empregados.

golden guy

bem claro que o velocidade furiosa 6 ficou em primeiro lugar,hoje em dia toda gente gosta de carros,tuning,mulheres boas e acção mas fiquei supreendido com a ressaca parte 3 estar a atrás do vf 6 porque hoje em dia toda gente adora filmes estupidos de comedia como o projecto x e agentes secundarios .

tylarth

eu sinceramente cada vez vou menos não por causa do dinheiro mas pela disponibilidade e por terem fechado os cinemas mais próximos. Não é qualquer filme que me faz deslocar uns 10km e ainda pagar o bilhete que não está nada barato.

Marco Correia

e é assim portugal. todo o mundo a ir ver o velocidade furiosa 6 because cars and shit……

Mestre Slip

É o retrato do país grunho e inculto que possuímos. Gastam rios de dinheiro a ir ver esterco em película.

Viva a geração do Big Brother!

Marco Correia

ora ai esta!

Lisandro Mrt

para quê ir ao cinema ver maus filmes para isso vai-çse 1 vez por mês ou ano ver um unico filme… os bilhetes custam mais caro que a gasosa do popo
XD

SpeeDManiac

Para ir ao cinema, tenho de me deslocar uns míseros 60, repito, 60 quilómetros.

É um dos maiores desgostos que já senti. Quando era criança, o cinema na minha cidade fechou e passei a ter de me deslocar 15 km. Agora, fica mais barato o bilhete (que já não são baratos) que a deslocação.

Eu compreendo a perspectiva deles, mas a do consumidor não está muito melhor.

Silver4000

Eu so vou ao cinema se tiver a certeza de que o dinheiro é bem gasto.
So fui 2 vezes por vontade propria (as outras vezes foi com o meu primo e os primos deles, éramos pequenos, ver o Harry Potter 2, e depois na pré, ver o mesmo filme que tinha visto no fim de semana XD, acho que so foram essas vezes… não tenho a certeza se fui ver o Tarzan quando ainda era mais pequeno ou não).

1 dessas vezes foi o Toy Story 3, vi o 1° e o 2° imensas vezes, e senti que o 3° o merecia, e foi mesmo, no màximo 10 pessoas, lugar mesmo bom, so foi pena ser em 3D.
A outra vez foi o Harry Potter e os Talismãs da Morte Parte II, gosto dos livros e do mundo, e então tive de ir ver esse ao cinema, jà foi cinema cheio (e mais uma vez o 3D não fez nada), mas o filme foi optimo!

Porque dinheiro para gastar num filme qualquer não hà, mal hà para irmos ver os filmes que quere-mos.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
9
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x