Arknights – Combate

Tal como disse anteriormente, o combate de Arknights é um dos aspectos que logo de imediato conquistou-me. É certo que o jogo conta com uma boa história, personagens e banda sonora, mas a estratégia por detrás do combate e as diferentes abordagens que podem ser feitas foi algo que deixou-me bastante interessado no mesmo.

Colocando isto de uma forma simples, cada personagem possui habilidades únicas e que fazem valer o seu tempo em campo. Não só existem as habilidades a ter em conta como também múltiplas classes onde cada personagem é colocada; Vanguard, Defender, Supporter, Specialist, Caster, Sniper, Medic e Guard.

O objectivo de cada nível é o de defender a(s) base(s) que estão marcadas a azul ao colocar um determinado número de Operadores no campo. Algumas missões poderão contar com elementos adicionais como os Operadores a perderem vida constantemente ou até com a possibilidade de o jogador criar barricadas para impedir o progresso do inimigo.

Cada Operador tem um custo para ser invocado, sendo possível voltar a invocar o mesmo caso este seja derrotado ou removido pelo jogador, embora exista um tempo de cooldown. Cada Operador terá uma ou mais habilidades extra que o jogador pode utilizar, embora apenas uma possa ser equipada.

Para invocar um Operador é necessário utilizar Unit Points que vão sendo lentamente adicionados ao contador, embora algumas habilidades (em especial das classe Vanguard) possam recuperar pontos extra. Todos os Operadores são postos em campo, com alguns a serem colocados no campo normal e outras no campo mais elevados que tanto funciona para combate contra inimigos aéreos como de terra. Os inimigos aéreos apenas podem ser atacados por Operadores que estejam presentes no terreno elevado, sendo estes as classes Specialist, Caster e Sniper. A classe Medic também apenas pode ser utilizada no terreno elevado, embora esta classe tenha como função curar os outros Operadores.

Fiquem com uma pequena descrição de cada classe e para o que estas servem.

 

Vanguard

Os operadores da classe Vanguard são aqueles que serão invocados logo a início dado o seu baixo custo e também por algum deles possuírem uma habilidade que oferece mais “Unit Points” que são necessários para invocar mais operadores.

No entanto a classe Vanguard não consegue bloquear múltiplos inimigos, não sendo a melhor em termos de longo prazo quando mais e mais adversários estão a chegar, em especial quando adversários mais fortes aparecem.

 

Defender

A classe Defender é uma que conta com uma grande quantidade de defesa e que também pode bloquear mais inimigos em comparação com as outras classes, no entanto a força de ataque não será tão grande.

A melhor altura para colocar um Defender em campo é quando existem imensos inimigos fortes ou com grande defesa para assim os bloquear e impedir de passar (cada personagem irá bloquear o primeiro número de inimigos que chegar e não adversários específicos).

 

Supporter

Supporter é uma classe que acaba por ser bastante útil em várias situações. Esta é uma classe que ou ajuda os outros Operadores em campo com buffs ou então ataca os adversários com debuffs que os tornam mais lentos e ao mesmo tempo faz uma dose considerável de dano dependendo do tipo de inimigo presente.

No entanto os Operadores da classe Supporter não podem fazer o trabalho todo sozinhos, sendo que combinados com outros Operadores tornam-se numa dupla bastante forte.

 

Specialist

A classe Specialist conta com várias personagens que fazem uso do terreno, por exemplo algumas delas poderão puxar ou empurrar os adversários para fora do campo (caso exista algum buraco para onde estes cair), e alguns também podem ser invocados tanto no terreno normal como no terreno aéreo.

Esta classe não deve ser usada sozinha a não ser que tenham boas condições para o fazer, pois apesar das suas gimmicks não conseguirão sobreviver apenas por si.

 

Caster

Tendo em conta que Originium permitiu ao uso de magia, existe uma classe dedicada ao mesmo. Caster são uma prioridade quando inimigos com armadura aparecem, pois conseguem fazer boas quantidades de dano.

Dependendo do caster em questão este tanto pode atacar um ou mais inimigos ao mesmo tempo, embora sejam um pouco lentos a atacar e também uma das classes que mais pontos requer para ser invocada em campo.

 

Sniper

Sniper é uma das classes que pode atacar a partir de um terreno aéreo, sendo uma das classes mais utilizadas para ajudar a eliminar vários adversários devido a terem um longo alcance e não custarem muito para serem invocadas.

 

Medic

Tal como o nome indica, a classe Medic é uma que cura os jogadores e como tal não irá ajudar no que toca a adversários que estejam em campo. No entanto Medic é indispensável em lutas longas e onde os adversários são fortes, em especial se tiverem Operadores mais fracos em campo.

 

Guard

Ao contrário do que o nome vos pode levar a pensar, a classe Guard não tem nada a haver com a classe Defender. Os Operadores desta classe focam-se maioritariamente em ataques físicos e normalmente são utilizados para eliminar os inimigos de uma forma efectiva.

Esta classe tanto pode funcionar à frente para bloquear inimigos ou então pode ser combinada com outras classes para criar uma forma efectiva de eliminar qualquer ameaça que aproxime-se da base do jogador.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram