Modding Zone – Artigo 15: La lucha continua

modding-zone-15-pn-n_00005

Bem-vindos à vossa rubrica de Sábado à tarde! Primeiro temos novamente o jogo esperado do mês, seguido de mais um segmento da tábua cronológica, seguido de um novo segmento dedicado a Pokémon, a continuação da história de Férmine uma nova votação.

Jogo esperado:
Drakengard 3

Não sei nada sobre a série, mas o trailer maravilhou-me.
Como já saiu no Japão, existem uns walkthroughs e playtrhoughs, podem ver que é um jogo de acção com elementos RPG, sim, não tem os combates por turno nem nada disso. Talvez seja assim que o FFXV sairá.

Pena é a Square nos andar a desprezar e so meter o jogo em formato digital e nem deixar toda a Europa encomendar a edição especial…

Tábua Cronológica :
Ratchet and Clank parte 3

Chega o mês de Outubro de 2005 e é então lançado Ratchet & Clank Deadlocked, ou como é conhecido para nós, Ratchet Gladiator, sendo o 4° da série e uma sequela directa ao terceiro jogo, é também o ultimo a ser lançado na PS2, por parte da Insomniac.

A escolha desta imagem serve também para ilustrar algo que aconteceu com Ratchet, de modo a torna-lo apelativo há audiência japonesa, deram-lhe umas belas sobrancelhas negras, que não estão apenas na capa, mas também no modelo de Ratchet no jogo.

modding-zone-15-pn-n_00003

Este Ratchet apresentou mudanças e melhorias em relação aos seus antecessores, sendo que a historia se desenrola à volta de um torneio/concurso/show de televisão, onde o Lombax tem que lutar pela sua vida, e a dos seus amigos; a jogabilidade de plataformas foi deixada para trás neste capitulo, focando-se mais na vertente shooter.

A historia foi dividida por missões, sendo possível voltar a repeti-las sempre que desejado.

As armas neste jogo foram alvo de uma experiência, até aqui usávamos as armas, elas evoluíam e o seu poder aumentava assim como um efeito secundário. Aqui isso mudou, as armas evoluem com o uso mas os efeitos secundários dependem do que pretendemos, podemos transformar uma caçadeira, numa arma de tiros laser telecomandados que congela inimigos, ou uma metralhadora normal, numa metralhadora de tiros ácidos. Esta mecânica acabou por ser riscada dos jogos futuros pois fazia com que o jogo fica-se totalmente desequilibrado, uma vertente desta mecânica voltaria em 2009, e voltaremos a falar dela a seu devido tempo.

Também novidade foi o modo Co-Op na historia principal, para dois jogadores, quanto ao multiplayer online faz o seu regresso do terceiro capitulo da série, mas devido há fraca comunidade online da PS2, não é algo que seja explorado até ter sido lançado na PS3.

A 21 de Maio de 2013 foi lançada uma versão HD na PS Store, mas muito mal conseguida, com alguns bugs gráficos e lag em situações que se podem considerar ridículas tendo em conta que estamos a falar de um jogo originalmente lançado na PS2.
O jogo recebeu recepções mistas, sendo que as maiores queixas era de ser ‘’repetitivo’’, e não ter as secções de plataforma habituais.

Em 2007 a série chega a uma consola portátil a PSP. Esta era uma altura de transição e com a PS3 acabada de chegar a Insomniac estava mais preocupada com o seu novo jogo e IP Resistance, assim como um segundo projecto que na altura não se sabia do que se tratava. Assim pela mão da High Impact Games, um estúdio que continha vários elementos que se tinham separado da Insomniac, chega Ratchet and Clank: Size Matters para a psp e mais tarde em 2008 para a ps2 como port.

modding-zone-15-pn-n_00004
Mais uma vez os famosos subtítulos encontram-se bem presentes.

A história deste jogo começa por ser simples, umas bem merecidas férias, mas claro nem tudo corre como previsto e as lendas tornam-se reais, após várias histórias sobre os “tecnomitas”, seres que inventaram a tecnologia, ficamos a saber que existe um plano para, mais uma vez, conquistar a galáxia por parte destes minúsculos seres, assim e com a ajuda de um raio de encolher Ratchet e Clank partem em mais uma aventura, o jogo apresenta controlos bastante bons tendo em conta a plataforma de destino, assim como a sua apresentação.

Em 2008 é a vez do primeiro spin-off da série, após uma brincadeira em Ratchet and Clank 3, onde Clank é a estrela de um programa de tv “Secret Agent Clank”, eis que nos chega o jogo deste sub-universo, a história aqui gira em volta de Clank, que tem que provar que um crime supostamente cometido por Ratchet se trata de um embuste. Para isso tem ao seu dispor várias armas de agente secreto, onde não faltam os laços lamina e os laser’s. O jogo foi desenvolvido pela High Impact Games para a PSP, sendo que o porte para a PS2 quase um ano mais tarde é da autoria da Sanzaru.

A comédia está fortemente presente durante todo o jogo, incluindo mesmo um mini jogo, onde controlamos Quarck durante vários musicais, que são especialmente hilariantes.
Estes dois jogos acabaram por receber vozes em PT. Ao contrário dos primeiros 4 jogos que não tiveram direito a tradução ou localização.

Pokémon:
What can I do with you?

modding-zone-15-pn-n_00001

Bem-vindos a um novo segmento, como muitos sabem um de nós até que percebe alguma coisa do mundo competitivo de Pokémon, e dado que se iniciará em breve o segundo torneio para a Elite 4 do PN, é uma boa altura para analisar alguns Pokémon.

Para começar vou falar-vos do meu Pokémon favorito, ele é o Gliscor (grande surpresa devem estar algumas das vítimas do meu Gliscor a pensar), este é um Pokémon com uma combinação excelente de tipos, Voador e Terra o que isto quer dizer é que é imune a ataques do tipo terra, e as suas fraquezas resumem-se a Gelo (4X)e Água(2X).

Os stats deste Pokémon são os seguintes:
HP: 75 Attack: 95 Defense: 125 Sp.Atk: 45 Sp.Def: 75 Speed: 95

Prefazendo um total de 510 Stat points.
Quanto á escolha das naturezas, dado que o SP.ATK é considerado inutilizável, escolham uma que sacrifique esse Stat e aumente outro da vossa escolha. Isto leva-me a uma forte sugestão, não utilizem ataques considerados “ataques especiais” utilizem apenas ataques físicos.

Cabe então ao treinador escolher a habilidade desejada neste caso existem 3:

Hyper Cutter: Previne que o valor do ataque baixe sob o efeito de outros ataques ou habilidades, excepto se auto-infligidos. Esta é talvez a habilidade menos usada, ainda assim se a escolherem este Pokémon deverá ser usado como um Sweeper físico, ou seja deverão treina-lo de modo a que os Ev’s sejam colocados no Ataque e Velocidade, uma vez que o objectivo é fazer o máximo dano possível, recomenda-se ataques físicos com STAB ou seja ataques com dano físico do tipo (neste caso) terra ou voador como Earthquake ou Aereal Ace.

Sand Veil: Esta habilidade aumenta a evasão do Pokémon durante uma tempestade de areia, para que esta habilidade possa ser usada correctamente têm que garantir uma tempestade de areia enquanto estão em combate, é útil se quiserem jogar com a sorte, no entanto devido a mudanças na 6ª Geração os efeitos de tempo durão apenas 5 rondas o que obriga a constante “manutenção”. Para esta habilidade, uma boa DEF será o mais importante tal como a SP.DEF, mas devido a estar a jogar com a sorte torna-se também versátil aos vossos planos.

Poison Heal: Faz com que o Pokémon sob o efeito de envenenamento recupere 1/8 da sua vida a cada turno. Para tirar o maior proveito desta habilidade deverão dar o item TOXIC ORB, ao vosso Gliscor, no fim do primeiro turno em que este Pokémon entra em batalha, auto-inflige o status (badly poisoned) o que activa a sua habilidade. Para garantir que isto acontece uma jogada habitual é usar o ataque Protect, para que o inimigo não tenha tempo de infligir outro tipo de status como Burn. Protect torna-se útil para recuperar vida durante o combate.

Dado que a cada turno que passa recuperamos vida, o mais importante é a defesa, assim o melhor a fazer é investir totalmente na DEF e SP.DEF. Quanto aos ataques, deverão escolher Earthquake e um ataque que consiga afectar Pokémon com a habilidade Levitate.

modding-zone-15-pn-n_00006

Opinião pessoal:
A habilidade Poison Heal é a mais usada sem dúvida, e não é raro encontrar este Pokémon em lutas online. Já me salvou muitas vezes, e também já aterrorizou a vida de muitos, assim na próxima semana prometo que vos trago um dos meus maiores pesadelos, o Cloyster.

Deixem na zona de comentários Pokémon que queiram ver neste espaço e as vossas perguntas.

História interactiva:
El Super Nugget – Parte 2: Flamejante decisão

Fermin lembrou-se, de quando era mais jovem, e brincava aos luchadores na quinta da sua avó, os lanches que ela preparava, verdadera comida Mexicana, tacos, burritos, e muchas otras cosas, com el sabor de Mexico! El Picante. El Vermejo de lo Fuego!

Fermin se decidio, e disse:
– Escolho a màscara vermeja de lo fuego picante de lo Mexico!
Hawlucha, el dios de los luchadores, hablo:

modding-zone-15-pn-n_00002

– Haw hawww, hawluuuuucha (pues bien, ahora tiens de enfrentar el trial, sobreviver a uma horda de 200 chupacabras, escapar de 20 salas prestes a serem inundadas em 2 minutos, salvar os peixinhos de dentro de uma baleia, enfrentar 70 casas a arder, enquanto preparas uma refeição e, comer 777 malaguetas!)

Fermin sentiou um calafrio, mas para ser um homem, tinha de enfrentar as malaguetas. Não se podia chamar um verdadeiro Mexicano se não conseguia aguentar umas malaguetas.

– Haww Haaawl Hawluchaaa HHHHawwwll Haww lucha hawwlu hahaw haw hawlucha wlucha cha hawhawhaw hawlucha haw haw halucha hawlu (preparado? Vai!)

*tema de abertura*
Fermin, el hombre que hes un luchador
Un hombre con orgujo mexicaaaanooooo
En un dia por la noche
Perdio su mascara
Enorme desgraça
Burrito taco tequilaaaa
Orgujo picante
Malagueta roja
El puder de lo fuegoooo
Burrito taco tequilaaaa
Un hombre con orgujo mexicanooooo
Fermiiiiiiiiiiiiin
*tema de abertura*

Fermin estava na varanda de sua casa, a observar o ceu estrelado e a pensar no desafio que acabava de passar, de um momento para o outro havia aparecido uma anaconda, um godzilla, 400 garrafas de tequila e ainda alguém chamado Rambo. Fora um desafio complicado.
Mas agora com os seus novos poderes, Fermin tinha que salvar Booyaka Booyaka Pueblo de uma vida sem frango de verdade. Fermin foi-se deitar, a pensar num plano.

Acordou no dia seguinte com uma ideia na cabeça. Meteu a sua nova màscara na cabeça e foi a correr para um bar onde sabia que podia arranjar ajuda.
O bar menos frequentado da cidade, El Diablo Puede Lorar, dirigido por um hombre de bigode lamado Donté.

Fermin entrou no bar, e dirigiu-se a Donté, que estava por detrás do balcão.
– Donté, donde està Pablo?
– En los haceos mi amico.
Fermin dirigiu-se aos sanitários, e bateu à porta.
– Ocupado.
– Pablo, soy yo.
– Fermin?
– Si, mira, necessito tu ayuda, el frango en Booayka Booyaka Pueblo està en risco!
– Yo lo sé… e tenho um plano. Talvez me puedes ayudar. Tens duas opções.
Primeira, reunete com quatro otros luchadores, e tenta atacar a fàbrica de nuggets de tofu.

Segunda, encontra-te com Paco en la tienda de bigodes, e los dos puedem ir emboscar a entrega de tofu à fàbrica, e disfarçarem-se para se infiltrarem.
Para que lo saibas, el líder de la opericion es la Cuebra Mexicana.

Deverá Fermin atacar a fábrica de nuggets ou infiltrar-se na fábrica disfarçando-se?

E o MZ faleceu aqui, mas descansem que ressuscita para a semana!

 

O Modding Zone é uma rubrica semanal idealizada e escrita pelos membros da comunidade Tylarth e Silver4000. Os temas e módulos semanais são livres e podem mudar entre cada artigo. Podem sugerir temas e comentar em baixo.

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram