Antevisão – Everspace 2

Everspace 2 da Rockfish Games foi mais um caso de sucesso do Kickstarter. O estúdio precisava de 450 mil euros para tornar este projecto realidade mas acabou por conseguir ultrapassar a marca dos 500 mil. O jogo ficará neste estado durante cerca de mais um ano, mas a pergunta que se mantém é a seguinte: será que o jogo está num bom caminho?

Se jogaram o primeiro Everspace então fiquem a saber que o tema mantém-se mas a jogabilidade mudou um pouco. Deixamos de ter o estilo roguelike onde a morte era um dos factores fundamentais e inescapáveis para um estilo de RPG de acção onde a exploração e as missões ganham destaque principal.

Começo pelo controlo e navegação da nossa nave dizendo que está deliciosa se me permitem a expressão. Navegação aérea ou espacial não é de todo fácil principalmente em combates com vários inimigos que atravessam e percorrem todo o ecrã a altas velocidades, mas a combinação entre o rato e o teclado oferecem um completo controlo e rápidas reacções para os ataques. Até agora é um regalo controlar a nossa nave e explorar naves destruídas e asteroides com algum loot.

E tal como afirmei em cima, os elementos RPG estão cada vez mais assentes e por isso teremos um sistema de níveis, habilidades e até perks que aumentam as capacidades da nossa nave. Temos ao nosso dispor vários elementos como armas ao estilo metralhadora ou caçadeiras, escudos, radares, e até grandes partes desses items podem ser melhorados com a ajuda de outros pequenos ingredientes que vamos apanhando pelo caminho, ou seja, as possibilidades são imensas. Se quiserem agir como um Sith Lord, também podem activar poderes ao estilo Ultra que poderão deferir muito dano com choques eléctricos e não só.

Com toda a exploração que o jogo permite, vi-me inúmeras vezes a desviar-me do meu objectivo estabelecido para investigar uma zona desconhecida. Estes desvios levaram-me para várias situações, desde emboscadas dos inimigos, a pedidos de ajuda de cargueiros espaciais até a destroços mesmo à espera de serem explorados. Podemos também apanhar inúmeros items como comida e até minerais e vendê-los nos vários postos de mercado que darão o seu tipo de preço.

Estes postos de mercado funcionam bem como uma zona de segurança em inúmeros aspectos do nosso jogo e dá-nos um fôlego em situações de maior desespero. Não só vamos poder vender tudo o que não queremos e esvaziar o nosso stock, como também podemos reparar a nossa nave e repôr munições para continuar a nossa missão pelo espaço.

Das missões que estão inseridas nesta versão de teste, acabei por ver uma conjunto bastante eclético de situações, desde reparar radares que nos ajudam a activar o Cruise Drive para podermos fugir, investigar destroços até à caça de um conjunto de inimigos. Foram poucas as vezes que me senti aborrecido ou que estive a repetir o mesmo tipo de missões.

E mais uma vez, se pensam que jogar no espaço pode ser aborrecido, então pensem duas vezes no que toca à Everspace 2. Gostei da maneira como todos os elementos estão interligados e a rapidez como conseguimos navegar numa zona com um espaco infindável. Rapidez e acessibilidade são pontos chave deste jogo e estas são características transversais a todo o jogo, começando pelos menus, passando pela navegação até aos combates espaciais.

Na verdade, Everspace 2 está num está num estado muito bom e promete ser uma das surpresas do ano de 2022 mas infelizmente teremos que esperar até lá para poder experimentar a versão final. Veremos o que os próximos updates trarão, mas os alicerces estão montados e parecem-me bastante seguros.

Everspace 2 está disponível em formato Early Access no Steam GOG.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x