Análise – WRC 6

Durante vários anos, WRC teve o caminho totalmente aberto para poder dominar o panorama do que são os jogos de Rally e corridas em todo o terreno. No entanto, este ano ficou marcado com o regresso de Dirt Rally num formato “final”, o que levantou a fasquia do género.

Com um rival tão forte, WRC 6 tinha mesmo de estar ao melhor nível para conseguir manter o seu lugar. A melhoria face ao ano passado é notória, mas ainda precisa de mais algumas melhorias debaixo do capô.

Tendo em conta que WRC 5 parecia ter dado um passo atrás, é bom ver que este ano as coisas melhoraram em certos aspectos. A quantidade de licenças é grande, existem várias localizações reais, a condução parece um pouco mais real (muito por culpa do peso dos carros) e os comentários fazem parecer que estamos no mundial.

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Porém, WRC 6 sofre de outros problemas que não consegue esconder debaixo da alcatifa, sendo uma das maiores ofensas o visual e a fluídez que salta constantemente de boa para má. Existem pistas e carros muito bem trabalhados, aos quais sucedem zonas com pouco detalhe a fazer lembrar a geração anterior, cockpits demasiado escuros e com mau posicionamento da câmara interior e alguns efeitos climatéricos básicos.

Mas é a fluidez aquilo que mais me incomodou. Pelo menos na nossa versão de análise (PS4), é recorrente estar a percorrer uma etapa e a framerate começar a baixar dos 30fps. Não estou a falar de um ou dois fps, mas o suficiente para que pareça que a velocidade do jogo fique mais lenta. Isto ainda é mais notório quando esta variação ocorre várias vezes durante as etapas.

Como sempre, podem encontrar um modo carreira com evolução do condutor, modos livres de condução e competição e ainda modos online que recorrem a competição por tempos directa, ou competições mundiais que começam a uma hora estabelecida. Todo este conteúdo e a escola de condução permitem aproveitar umas boas horas de jogo.

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Ao começar WRC 6 somos brindados com duas corridas que testam as nossas capacidades e ajudam a escolher como queremos conduzir. Façam um favor a vocês mesmos e escolham o modo de simulação. Pode parecer mais assustador para os novatos, mas é a forma mais eficaz de ter controlo total sobre o carro e obter mais diversão.

Claro que WRC 6 ganha a Dirt pela quantidade de pistas e carros oficiais, que aparecem também com as suas equipas licenciadas. Existem várias classes e todo o tipo de etapas da prova oficial, por isso claro, podem até correr no Rally Vodafone de Portugal.

Fiquei algo desapontado também com o departamento sonoro. A voz do co-piloto parece algo robótica e os sons dos carros não têm tanta força como deviam. Gosto sim da voz do apresentador que parece mesmo um comentador das provas oficiais.

Apesar da sua grande evolução quando comparado com WRC 5, WRC 6 encontra uma grande concorrência em Dirt Rally e é ultrapassado em quase todos os departamentos. Mesmo assim, WRC 6 é um grande jogo e vai agradar certamente aos fãs de Rally.

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Positivo:

  • Licenças oficiais
  • Progresso na carreira
  • Modos online
  • Modo simulação

Negativo:

  • Visual inconstante
  • Loadings longos
  • Fluídez com grandes deslizes
  • Som dos carros abafado

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Henrique Leal

isto deixa me triste 🙁
sempre gostei do wrc ate ao wrc4 na epoca da ps2 mas apartir dai morreu… tentei gostar novamente do jogo mas nao consigo, a jogabilidade é mesmo má..

Eu tenho o volante g29 e nao consigo jogar bem o demo do wrc porque como o Daniel disse e bem nao se sente a diferença entre pisos e a resposta do carro que é fundamental para fazer bons tempos e por isso tou sempre a bater devido a falta de estabilidade e confiança no proprio carro.
No entanto quando jogo Dirt Rally as coisas mudam de uma forma bruta, a jogabilidade é fenomenal!! parece mesmo real, sente-se tudo!!!!! o minimo sitio onde tem pedras e zonas de gelo por mais escondidas que estejam na pista faz a diferença e esses pequenos pormenores faz com que o jogo pareça super realista, dos jogos mais realistas a nivel de conduçao que ja conduzi, ate da medo de conduzir certos carros como por exemplo o AUDI A4 4×4, fico sempre a tremer quando jogo com carros assim class B, lancia delta, etc.. é class B XD

Quanto ao som, adorei o Dirt rally, o WRC parece ser muito eletronico.. nao sei explicar mas nao gostei tanto.

A nivel grafico é dificil de explicar, o Dirt rally é “perfeito” pelo facto de ser equilibrado, tem os seus detalhes que nao alcançam o hiper realismo mas anda la perto e é agradavel aos olhos e de se jogar com estabilidade dos FPS.
O wrc tirando o que ja se sabe da quebra de frames horrivel, tem o que eu chamo de graficos limpos, parece que ta tudo focado e ate gosto de jogos assim, mas no entanto nao é equilibrado o que faz que nao seja tao agradavel de se ver numa imagem nao fluida, principalmente no cockpit. perde de facto o equilibrio o que faz com que pareca que tem graficos maus.

Dirt rally é sem duvida o rei dos jogos de rally atualmente, é perfeito em todos os aspectos menos licenças, e já tenho as minhas duvidas se o WRC irá ultrapassar esta fase de “2º lugar” algum dia.

cumps! 😀

Daniel Silvestre

Obrigado pelo comentário.

Eu adoro Rally e quero que tanto o WRC como o Dirt sejam do melhor que existe, pois é sinal que vão estar a competir pelo pódio e nós é que saímos a ganhar.

Por agora o Dirt está lá, mas quero que o WRC aproveite para aprender com o exemplo e que para o ano seja ainda melhor.

Cumprimentos!

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