Análise – Logitech HERO G502

 

Recentemente fui convidado pela Logitech para conhecer algumas das novidades que a marca está a lançar no mercado, coisas como a nova geração das colunas MEGABOOM (BOOM 3 e MEGABOOM 3), um carregador sem fios para os iPhone mais recentes (também funciona em Android com Qi, uma nova caneta (Crayon) compatível com a nova geração do iPad e um rato feito a pensar na ergonomia da mão do utilizador.

De qualquer forma, e para nós que estamos mais em redor do Gaming, existia uma sala montada a pensar nos jogadores, onde havia de tudo um pouco para quem quer ter a melhor experiência de Gaming em PC. Foi possível conhecer o G PRO, um rato sem fios que se diz feito a pensar em Gaming por alguns dos jogadores da área. Este rato é compatível com o tapete da marca que consegue carregar o rato apenas por contacto, o que é ajuda a ficar sem bateria.

Além destes, experimentei por breves segundos os Headset Gaming Pro que pareceram bastante catitas, o teclado G512 também estava por lá, mas nada que desse para experimentar como deve ser e ainda vi as colunas G560 a funcionar, as quais dão um som interessante e mudam de cor consoante o ambiente do jogo.

Claro que tudo isto é muito giro de ver, mas em apresentações como estas, nunca conseguimos realmente ter a experiência completa. Felizmente à saída tive direito a escolher trazer um rato G Pro ou um Hero G502. Como não tenho tapete para carregar o G Pro e a ideia de ficar sem bateria não é de todo agradável embora adore ratos sem fios, resolvi por fim trazer o Hero e colocar à prova a sua qualidade.

Como alguém que passa bastante tempo em frente ao PC a fazer tarefas múltiplas, o Logitech Hero G502 foi testado em todo o estilo de condições. Desde as tarefas mais mundanas até ao que é esperado dele, responder bem em qualquer tipo de cenário de Gaming. Vamos então começar do mais simples para o mais avançado.

Para começar, temos uma caixa bastante bonita que mostra ao mesmo tempo simplicidade e uma direcção bem definida com poucas cores e bastante sóbrio, algo que vai também de encontro ao rato, que só usa luz para iluminar o logo e usa linhas bastante simples à primeira vista. Claro que não é bem assim quando o vemos com mais atenção, pois foge ao estilo do rato mais comum nos seus botões e algumas características mais “escondidas”, como é o compartimento da parte inferior para colocar pesos.

Pessoalmente, acho o Logitech Hero G502 bastante confortável. O meu rato anterior era um Krom Khanda com apoio para o polegar (eu tenho um péssimo habito de carregar sem querer nos botões laterais), por isso este também me incentiva a pousar o dedo e estar longe dos três botões que estão do lado esquerdo. Com o dedo nesta posição, parece que o rato tenta incentivar a mão a assumir uma posição mais lateral, a aproximar o estilo de um rato mais ergonómico. Aprecio a ideia, mas por vezes dei por mim com o pulso ligeiramente levantado, o que cansa ao fim de algum tempo de uso contínuo.

Todo o rato pode ser programado com uso do programa da Logitech que deixa mexer em quase tudo, por isso consegui definir várias coisas e mudar a cor do rato, de qualquer forma, o meu maior inimigo neste rato acaba por ser a roda (Scroll Wheel). Eu gosto da forma como funciona, mas existe uma grande bipolaridade aqui. O Scroll tem dois modos, lento e preciso, ou rápido e solto. O problema aqui é que o modo lento é demasiado rijo e o modo rápido viaja à velocidade de um foguete espacial, algo que não me consigo habituar e parece que está sempre a puxar mais ou menos do que devia. Assim sendo, optei por usar mais o modo lento, que é bem mais preciso, mas que me deixa o indicador moído se o estou a usar num ambiente como um Facebook ou 9gag onde o scroll pode ser infinito.

A parte boa é que o Logitech Hero G502 é mesmo um bom rato para o que promete, ou seja, Gaming. Os meus primeiros testes foram com League of Legends e correu bastante bem. Depois saltei para Final Fantasy XV e também estava a ser uma boa experiência. Hearthstone é quase todo ele jogado com o rato e nada de especial a apontar. Falta claro está um FPS, mas isso também foi feito, não com Fortnite, mas com Borderlands 2. Mais uma vez, uma boa experiência, mas com mais utilização do Scroll do rato, que aqui não me fez assim tanta diferença e até acabou por ser mais útil por ser mais rijo, ajudando a não escolher a arma errada.

Algo que não me serviu de nada foram os pesos. Tentei instalar para ver a diferença, mas confesso que o peso original do rato é o mais equilibrado. É bem capaz de ser o rato com o melhor peso que usei até hoje e é o peso base, o que é bastante bom. Claro que é uma mais valia haver a opção de aumentar o peso e quem quiser vai poder fazer de forma bastante simples e distribuir o peso como bem quiser.

Depois de mais de uma semana de experimentação com o Logitech Hero G502, não sinto vontade de o retirar e regressar ao meu rato antigo. Este é claramente superior, de qualquer forma, só o consigo recomendar para aos jogadores mais avançados que já estejam a construir uma boa estação de jogo. O preço de 79 Euros é demasiado alto para este modelo pensando no essencial e para isso, até um rato como o meu antigo funciona por metade do preço.

O Logitech Hero G502 é um rato com um acabamento mais Premium e com uma série de características que o tornam uma compra bastante válida. A situação do Scroll é para mim o ponto mais fraco do rato para quem trabalha mais do que joga, mas pode ser que há quem se consiga habituar à velocidade “super-sónica”.

Quando penso no conceito de um rato gaming, é sempre em algo parecido ao Logitech Hero G502 e de facto, é um rato com uma grande precisão, controlo e conforto durante o jogo. Recomendo vivamente que o experimentem antes de comprar e se o Scroll não vos incomodar, então apostem nele com toda a confiança.

Positivo:

  • Bom design
  • Preciso e com boa resposta
  • Podem personalizar todos os botões
  • Possibilidade de mudar o peso
  • Construção sólida

Negativo:

  • Scroll bipolar
  • Preço alto para o jogador iniciado

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x