A Nintendo gosta muito de revisitar o passado, seja com novas edições de séries conhecidas ou até novos lançamentos de clássicos que foram lançados para consolas antigas. Eis então que chegaram a uma nova fórmula para tornar estes jogos antigos mais atractivos e mais acessíveis para todos, então criaram NES Remix.
O conceito de NES Remix passa por criar uma compilação de mini-jogos ou então pequenos objectivos dentro de jogos clássicos, seja apanhar um cogumelo em Super Mario Bros ou atirar ao chão frutas em Donkey Kong Jr. A série teve grande sucesso e eis que chega agora a primeira versão para a 3DS em Ultimate NES Remix.
O jogo pega no conceito e alguns mini-jogos que haviam sido feitos em edições anteriores e dá-lhes nova vida para a portátil. Portanto vamos continuar a dissecar grandes clássicos como Excitebike ou Super Mario Bros, mas depois temos um outro conjunto de mini-jogos chamado NES Remix que basicamente são versões modificadas desses clássicos.
Em NES Remix os jogos clássicos sofrem alterações que tornam a experiência diferente até para os veteranos, como colocar uma luz na mota de Excitebike, inserir a Samus de Metroid num nível de Super Mario Bros e isso continua a ser refrescante. Mesmo assim, se esperam grandes novidades quando comparado com as versões lançadas para a Wii U, não vão encontrar muitas.
Entretanto, tanto o NES Remix como os jogos clássicos estão interligados, isto porque sempre que completamos um desafio ganhamos estrelas e essas estrelas servem para desbloquear novos desafios nos vários jogos que temos ao nosso dispor. Sendo assim, vamos ser obrigados a experimentar os vários títulos que estão disponíveis. Se quiserem competir com outras pessoas em termos de tempo, têm um sistema de leaderboards intuitivo para cada desafio e que torna a experiência mais aliciante.
Para além da vertente NES Remix e de todos os seus desafios, temos também dois outros modos que se baseiam em modificações de clássicos. O primeiro é o Speed Mario Bros e que basicamente é o clássico Super Mario Bros mas a uma velocidade bem maior. Tal como me aconteceu em NES Remix 2 com o Super Mario Bros espelhado para se jogar da direita para a esquerda, ver este tipo de modificações agressivas a este clássico é sempre um desafio interessante mas que novamente me deixou quase mal disposto por fugir tão fortemente ao que estou tão habituado…não que isso seja uma coisa má.
Por último o Championship Mode ressuscita o espírito do Nintendo World Championships dos 90. Neste modo vamos jogar partes de três jogos numa vez só e tentar conseguir acumular o máximo de pontuação possível e partilhar o nosso resultado nos leaderboards com o mundo inteiro e colegas. Rapidez, eficácia e alguma esperteza resultam bem para um melhor resultado e é isso que fará os jogadores voltar vezes sem conta a este modo.
Ultimate NES Remix é uma boa estreia desta série à 3DS, mas mesmo assim não esperem uma grande revolução. O jogo continua a manter a essência desta fórmula sem arriscar muito mas que mesmo assim dará uma boas horas de divertimento e algum nerd rage.
Positivo:
- Série chega à portátil
- Vários desafios
- NES Remix oferece novas experiências mesmo para os veteranos
- Leaderboards deixam-nos agarrados
- Championship Mode
Negativo:
- Pouca ou quase nenhuma inovação quando comparado com os anteriores
- Final Fantasy vs Dragon Quest, qual deles é o mais importante? - Novembro 18, 2024
- PS5 Pro custará 799€ e chega em Novembro - Setembro 10, 2024
- Review – Paper Mario: The Ten Thousand Year Door - Agosto 6, 2024