Análise – TxK

txk-ana-pn_00008

Apesar de não ser o meu género de eleição, os Shooters ao estilo Arcade conseguem ser um vício tremendo. Ainda recentemente, gastei várias horas a mais do que era preciso para fazer a análise de Resogun, apenas a tentar ganhar mais alguns troféus.

Por isso mesmo, estava curioso para ver o que TxK era capaz de fazer na PS Vita, afinal estamos a falar numa espécie de sucessor indirecto de Tempest, um jogo que nunca joguei, mas que ouvi falar vezes e vezes sem conta.

0736be0045125710324731441501004d

O meu primeiro contacto com TxK ficou bem aquém do esperado, não por parecer uma amalgama retro, não por não ser desafiante, mas por não ser cativante o suficiente.

TxK chega com dois modos, um com o nome Pure onde jogam num formato clássico com Power-ups e vidas e outro com o nome Survival, onde as vidas são retiradas e tentam fazer o melhor com aquilo que vos é dado.

txk-ana-pn_00003

Cada uma das campanhas engloba 100 níveis distintos, mas o Pure utiliza um sistema interessante de Save, onde caso percam, podem começar directamente no cenário onde estavam com as mesmas vidas que já tinham até à altura. É uma boa forma de conseguir ver o final do jogo sem ser necessário ser uma autêntica máquina.

Em TxK jogam com uma espécie de nave que se desloca no topo de um cilindro, folha ou outras formas geométricas compostas por linhas. Cada linha é como que uma estrada e tanto os nossos disparos como os inimigos percorrem essas estradas. Para tentar acertar, podem mover a nave entre essas linhas e destruir os inimigos antes que eles cheguem ao topo.

txk-ana-pn_00007

Para vos ajudar nesta missão existem inúmeros Power-Ups que surgem, que acabam por dar mais poder de fogo, ou novas habilidades, como o salto entre pistas e um Drone que protege contra os inimigos mais próximos, ou que tenham chegado ao topo da pista.

Apesar da premissa do jogo ser bastante simples, a jogabilidade na PS Vita não é a mais fácil de habituar. A nave parece sempre movimetar-se demasiado depressa e dei por mim a parar na linha seguinte ou antes por ter medo de ir demasiado depressa. Isto não é um problema nos primeiros níveis, mas os cenários conseguem ficar caóticos demasiado depressa e o stress de fazer bem e ter um olho nos inimigos não ajudam muito, por isso precisam de algum tempo de habituação até terem noção das movimentações da nave.

txk-ana-pn_00005

Tal como qualquer outro Shooter do estilo Arcade, a alma deste jogo é o acumular do máximo de pontos possível. Pessoalmente não sou uma pessoa de competir em rankings ou tabelas de classificação, mas é sempre postivo que os fãs possam comparar as suas pontuações com outros jogadores espalhados pelo mundo.

Como podem ver pelas imagens, o visual de TxK é uma mescla entre cores e efeitos de luz e vectores à moda antiga. É uma visão agradável para os jogadores mais retro, mas vai deixar outros desanimados. Um dos problemas do visual está ligado ao tamanho do ecrã da PS Vita, que concentra demasiada confusão por vezes sem dar espaço para ver o que se passa. Cheguei a ser atingido por projecteis que nem sabia de onde vinham e também não percebo o porque de os números e vidas estarem ao centro do ecrã onde muitas das vezes decorre a acção. A música é bastante boa, com misturas de música electrónica e um House mais mecanizado. Ideal para o estilo de apresentação e o jogo que é.

txk-ana-pn_00004

Como disse ao início, TxK acabou por me decepcionar. Depois de algo como Resogun, chegar a este jogo pareceu algo como dar vários passos atrás, além disso os comandos não são imediatamente práticos e o ecrã é demasiado pequeno para os momentos de maior confusão.

Se são fãs de Tempest e de Shooters, então vão adorar TxK, mas é impossível não ver este jogo como um produto que podia ter mais conteúdo e alguns elementos bem mais pensados.

txk-ana-pn_00001

Positivo:

  • Shooter ao estilo da velha guarda
  • Ideal para jogar em pequenas doses
  • Desafiante e rápido
  • Modo de save prático

Negativo:

  • Pouco conteúdo
  • Movimentação da nave não é precisa
  • Ecrã demasiado pequeno para tanta confusão

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lfo

Se fosse só pelas imagens nem diria que era um shooter, parecia-me muito mais um jogo de ritmoou coisa do género, tipo Child of Eden.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x