HUSH – Entrevista exclusiva com os portugueses da Game Studio 78

hush-entrevista-game-studio-78-pn-n

Os criadores de videojogos em Portugal estão a marcar cada vez mais a indústria dos videojogos no nosso país. Na semana passada fizemos uma entrevista com Tiago Fernandes da Drunken Lizard Games sobre o seu FPS Free-to-Play destinado ao Steam, e esta semana temos para vocês mais uma entrevista exclusiva, desta vez com a Game Studio 78.

Para quem não conhece este estúdio, estes são os portugueses responsáveis pelo projecto de videojogos HUSH, um jogo que mistura vários géneros num só, com uma rapariga no papel principal e que em breve irá estar disponível no IndieGOGO.

Através da nossa entrevista ficámos a conhecer um pouco melhor o estúdio, a equipa de desenvolvimento, novos detalhes sobre o jogo e quais os objectivos da Game Studio 78 para HUSH e não só.

PróximoNível – Como surgiu o Game Studio 78 e como chegaram até ao Hush?

Game Studio 78 – A forma como surgiu a Game Studio 78 é curiosa porque vem na sequência de uma série de coincidências que nos levam a crer que tudo acontece por um motivo. E esse motivo é a criação da Game Studio 78. Assim sendo, a Game Studio 78 surgiu como ideia do Rogério, que como hardcore gamer que é, sempre quis entrar na industria do desenvolvimento de videojogos, trazendo a sua basta experiencia na tecnologia para este novo desafio. No entanto, tal nunca se tinha proporcionado, ou porque não tinha encontrado as pessoas certas, ou porque as que eram certas, não tinham disponibilidade. Entretanto conhece o Sereno e convida-o para alinhar num projecto de gaming, ainda sem um uma ideia concreta para uma jogo, mas que já dava pelo nome de Game Studio 78. Foi aqui que tudo começou. Depois de uma primeira reunião entre os dois, fomos alinhavando alguns detalhes que nos permitiram chegar, primeiro ao César e depois ao David e ao Fred.

Finalmente, quando nos juntamos os 5, demos por encerrado o processo de integração de novos elementos chave, uma vez que já contávamos com a diversidade de conhecimentos e backgrounds necessários para construir os alicerces de um grande jogo. Depois, o HUSH surge naturalmente na sequência de uma série de ideias que tivemos.

hush-indie-gogo-data-pn_00008

PN – Trabalham com uma equipa com vários gostos e preferências. É algo que tem vindo a beneficiar o projecto?

GS78 – Sim, a diversidade é sempre vantajosa. O HUSH surge desse vasto leque de gostos. Esta variedade de gostos permitiu-nos discutir abertamente o conceito do jogo, até chegarmos a um consenso, usando um ponto daqui, um e ponto dali, até fecharmos esse processo.

PN – À primeira vista, pela arte e imagens, HUSH faz lembrar um jogo de plataformas e acção. Qual vai ser o modelo final de jogabilidade?

GS78 – Na realidade o HUSH é uma mescla. Algo que sempre tivemos em mente foi criar um jogo inovador em termos de jogabilidade e, muitas vezes, ser inovador não é re-inventar a roda, é descobrir uma nova forma de a usar. Por isto mesmo, o HUSH tem traços de Aventura gráfica, tem traços de RPG e acção, mas também tem espaço para momentos de estratégia e construção de puzzles.

O que podemos acrescentar é que o HUSH será jogado em perspectiva isométrica por vário motivos, mas o principal prende-se precisamente com a jogabilidade. Chegamos à conclusão que é o forma que serve melhor a multiplicidade de modelos de jogo que vamos ter, em todas as plataformas para que vamos desenvolver.

hush-indie-gogo-data-pn_00015

PN – Porquê a escolha de uma personagens feminina para o papel principal?

GS78 – Num universo altamente sexualizado, que é o universo dos videojogos, em que os heróis são, em grande percentagem, personagens do sexo masculino, nós quisemos contrapor esse estereótipo e optar por ter uma mulher, no caso do HUSH, uma menina.

PN – Uma das imagens de arte mostra uma espécie de templo. O jogo será todo passado no orfanato ou existem zonas exteriores?

GS78 – Vão ter que esperar pelo lançamento do jogo para saber isso. Não queremos nesta altura, de forma alguma, estragar a surpresa que será jogar o HUSH. E essa é uma das questões fundamentais do jogo para ser perceber a história. Vamos esperar…

hush-indie-gogo-data-pn_00014

PN – Estão a pensar incluir alguma espécie de Co-op ou multijogador?

GS78 – Estamos, há um patamar na nossa campanha no IndieGogo que prevê o multiplayer, independentemente de ser Co-op ou não. Mas como vocês devem imaginar, fazer um multiplayer exige recursos, quer em termos de tempo e orçamento, quer em termos de hardware, por isso é que só se atingirmos esse valor é que integraremos o Multiplayer.

PN – Quais são as plataformas onde pretendem lançar o HUSH?

GS78 – Numa primeira fase, uma vez que vamos lançar a campanha de financiamento no IndieGoGo, vamos desenvolver para PC/Mac e iOS e Windows Phone. Se o financiamento atingir determinado valor, que depois poderão descobrir quando a campanha estiver no ar, desenvolveremos para consolas e Android. São elas: Xbox One, PS4 e Wii U.

hush-indie-gogo-data-pn_00003

PN – Qual é o estilo de público para o qual estão a desenvolver este jogo?

GS78 – Quando criámos a Game Studio 78, uma das coisas que delineamos é que os jogos não seriam limitativos em relação ao público alvo. O que nós queremos é que o jogador, independentemente da idade, se divirta a joga-los. Isso é o mais importante e é o nosso grande propósito. Qualquer pessoa, desde que goste de jogar, divertir-se-há a jogar os nossos jogos. Se houver alguém com 80 anos que se divirta a jogar o HUSH, ficaremos radiantes.

PN – O HUSH vai entrar em breve no IndieGOGO. Caso seja um sucesso, já existem mais projectos em mente?

GS78 – Ahahaha, ainda não lançamos o primeiro e já querem saber mais? Existe um plano, nada delineado ou escrito, para um segundo jogo, uma vez que temos o HUSH todo escrito, queremos dar continuação à história. Mas ainda é muito cedo para falar sobre isso. Ainda não começamos a pensar nesse assunto, uma coisa de cada vez.

– – – – –

HUSH chega ao IndieGOGO no dia 1 de Março e conta com o apoio de todos para poder chegar a bom porto.

Podem contar com mais novidades sobre o HUSH e a Game Studio 78 aqui no PróximoNível à medida que estas forem reveladas. Podem acompanhar todas as novidades do projecto e fazer Like através da página oficial do Facebook aqui.

Fiquem com uma galeria com algumas imagens do projecto

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Silvestre

Portugal mais uma vez em grande : )

Nirvanes

Yeah, muito fixe 🙂 vamos continuando a acompanhar!

Daniel Silvestre

Gostava de o ver também nas consolas. Vamos ver quais são os patamares do IndieGOGO.

Nirvanes

Eu gostava mais ainda de ver nas portáteis, porque 3DS e tal 😛 mas sim é sempre bom. Sou capaz de dar uma contribuiçãozita, vamos ver!

FoxRS

Boa, boa! =D

Guilhathorn

Nice going!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
6
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x