Análise – To Aru Majutsu no Index

to-aru-majutsu-no-index-logo

  • Episódios: Season 1 – 24 ; Season 2 – 24
  • Ano: 2008 – 2009/2010 – 2011
  • Produtores: J.C.Staff, Geneon Universal Entertainment, Square Enix, FUNimation EntertainmentL, AT-X, ASCII Media Works, Kadokawa Contents Gate, Delphi Sound
  • Géneros: Acção, Magia, Ciência Ficção, Super Poderes
  • Idades: +17
  • Linguagem: Japonesa

Num universo onde a magia e poderes existem, o mundo da ciência e o mundo da magia mantém tréguas, nunca interferindo com os assuntos de cada lado. Será que ambos os mundos continuarão afastados?

To Aru Majutsu no Index (A Certain Magical Index), conta a historia de Touma Kamijou, um rapaz sem sorte nenhuma e com uma habilidade estranha na sua mão direita, que um dia encontra Index, uma rapariga que possui o conhecimento de 103.000 livros de magia que a Igreja decidiu retirar do alcance das pessoas.

to-aru-majutsu-no-index-v-pn

Passa a ser então objectivo do Touma proteger Index de quem quer que se atreva a fazer-lhe mal para ter acesso aos livros, pelo menos seria essa a historia, a realidade é que ela é esquecida e até passa de personagem principal a secundária, tendo os seus momentos de brilho em poucos episódios, sendo depois metida em segundo plano e só aparecendo para morder Touma na cabeça.

Os episódios dividem-se por tema de magia e ciência, o problema é que os dois temas nunca se cruzam em concreto, existe sempre uns episódios sobre um mago ou acontecimento mágico, e outros sobre a ciência e os espers, e embora a maior parte dos acontecimentos sejam em Academy City, uma cidade/escola para os espers, não acontece nada que ligue os dois mundos por completo.

to-aru-majutsu-no-index-III

Apesar de ter um mundo bem construído, em especial do lado da magia, eu gostei mais do lado da ciência, devido à historia e personagens, enquanto que o lado da magia me soube a pouco e foi desinteressante.

O tal poder estranho na mão direita de Touma é a habilidade de anular qualquer coisa sobrenatural, e isso tem impacto nas batalhas, pois basicamente Touma só precisa de usar a sua mão para anular os ataques dos inimigos e correr para lhes dar um soco, o que geralmente acaba por acontecer. É uma pena pois existem poderes bem interessantes, como por exemplo o poder de modificar qualquer vector, pertencente a Accelerator, tornando-o numa personagem completamente invencível.

to-aru-majutsu-no-index-vi-pn

A maior parte das personagens são apresentadas em mini arcs ao longo dos episódios, mas quase todas sofrem do mesmo problema que Index, não têm evolução e no resto do anime aparecem mas sem grande importância. Apenas um punhado delas é que voltam em força, sendo essas recorrentes em cada respectivo lado da trama.

A animação não foge muito ao estilo de hoje em dia, limpa e suave, com toques de cores mais vivas nas personagens, sendo que os traços e feições das mesmas vão melhorando durante as duas temporadas.

to-aru-majutsu-no-index-II

Quanto à banda sonora, esta está boa e combina com os acontecimentos. Algumas músicas são muito boas, sendo que outras passam ao lado. Todos os openings são J-Pop cantados por Mami Kawada que deixa a sua marca e os endings também estão bons.

As vozes estão dentro do razoável, mas vão gradualmente melhorando, contam com Atsushi Abe (Kouichi em Another e Yato em Saint Seiya The Lost Canvas) a fazer de Touma, Yuka Iguchi (Chelia e Sherry Blending em Fairy Tail) faz de Index, uma voz que pode irritar a alguns, e Nobuhiko Okamoto (Rin em Ao No Exorcist, Daichi Shijima em Devil Survivor 2 The Animation) na voz de Accelerator, sendo esta a melhor.

http://youtu.be/6dulBHDBPBQ

To Aru Majutsu no Index é um Anime que podia ser excelente. Apresenta uns pontos e uma história interessante, mas que nem sequer explora nem se interessa por referir, deixando partes fulcrais da light novel de lado. A história de Accelerator e Misaka no lado da ciência é de longe o melhor que a série pode oferecer, já que explora bem as personagens. A parte da magia podia ser mais trabalhada, Index poderia ter mais protagonismo, e Touma mais desenvolvimento enquanto personagem.

Tudo isso faz com que não passe de um pequeno bom, algo que uma terceira temporada poderá melhorar no futuro.

Positivo:

  • Mundo bem estruturado
  • Personagens secundárias interessantes…

Negativo:

  • …mas mal aproveitadas.
  • Ambas as personagens principais são pouco desenvolvidas.

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram