Análise – To Aru Majutsu no Index

to-aru-majutsu-no-index-logo

  • Episódios: Season 1 – 24 ; Season 2 – 24
  • Ano: 2008 – 2009/2010 – 2011
  • Produtores: J.C.Staff, Geneon Universal Entertainment, Square Enix, FUNimation EntertainmentL, AT-X, ASCII Media Works, Kadokawa Contents Gate, Delphi Sound
  • Géneros: Acção, Magia, Ciência Ficção, Super Poderes
  • Idades: +17
  • Linguagem: Japonesa

Num universo onde a magia e poderes existem, o mundo da ciência e o mundo da magia mantém tréguas, nunca interferindo com os assuntos de cada lado. Será que ambos os mundos continuarão afastados?

To Aru Majutsu no Index (A Certain Magical Index), conta a historia de Touma Kamijou, um rapaz sem sorte nenhuma e com uma habilidade estranha na sua mão direita, que um dia encontra Index, uma rapariga que possui o conhecimento de 103.000 livros de magia que a Igreja decidiu retirar do alcance das pessoas.

to-aru-majutsu-no-index-v-pn

Passa a ser então objectivo do Touma proteger Index de quem quer que se atreva a fazer-lhe mal para ter acesso aos livros, pelo menos seria essa a historia, a realidade é que ela é esquecida e até passa de personagem principal a secundária, tendo os seus momentos de brilho em poucos episódios, sendo depois metida em segundo plano e só aparecendo para morder Touma na cabeça.

Os episódios dividem-se por tema de magia e ciência, o problema é que os dois temas nunca se cruzam em concreto, existe sempre uns episódios sobre um mago ou acontecimento mágico, e outros sobre a ciência e os espers, e embora a maior parte dos acontecimentos sejam em Academy City, uma cidade/escola para os espers, não acontece nada que ligue os dois mundos por completo.

to-aru-majutsu-no-index-III

Apesar de ter um mundo bem construído, em especial do lado da magia, eu gostei mais do lado da ciência, devido à historia e personagens, enquanto que o lado da magia me soube a pouco e foi desinteressante.

O tal poder estranho na mão direita de Touma é a habilidade de anular qualquer coisa sobrenatural, e isso tem impacto nas batalhas, pois basicamente Touma só precisa de usar a sua mão para anular os ataques dos inimigos e correr para lhes dar um soco, o que geralmente acaba por acontecer. É uma pena pois existem poderes bem interessantes, como por exemplo o poder de modificar qualquer vector, pertencente a Accelerator, tornando-o numa personagem completamente invencível.

to-aru-majutsu-no-index-vi-pn

A maior parte das personagens são apresentadas em mini arcs ao longo dos episódios, mas quase todas sofrem do mesmo problema que Index, não têm evolução e no resto do anime aparecem mas sem grande importância. Apenas um punhado delas é que voltam em força, sendo essas recorrentes em cada respectivo lado da trama.

A animação não foge muito ao estilo de hoje em dia, limpa e suave, com toques de cores mais vivas nas personagens, sendo que os traços e feições das mesmas vão melhorando durante as duas temporadas.

to-aru-majutsu-no-index-II

Quanto à banda sonora, esta está boa e combina com os acontecimentos. Algumas músicas são muito boas, sendo que outras passam ao lado. Todos os openings são J-Pop cantados por Mami Kawada que deixa a sua marca e os endings também estão bons.

As vozes estão dentro do razoável, mas vão gradualmente melhorando, contam com Atsushi Abe (Kouichi em Another e Yato em Saint Seiya The Lost Canvas) a fazer de Touma, Yuka Iguchi (Chelia e Sherry Blending em Fairy Tail) faz de Index, uma voz que pode irritar a alguns, e Nobuhiko Okamoto (Rin em Ao No Exorcist, Daichi Shijima em Devil Survivor 2 The Animation) na voz de Accelerator, sendo esta a melhor.

http://youtu.be/6dulBHDBPBQ

To Aru Majutsu no Index é um Anime que podia ser excelente. Apresenta uns pontos e uma história interessante, mas que nem sequer explora nem se interessa por referir, deixando partes fulcrais da light novel de lado. A história de Accelerator e Misaka no lado da ciência é de longe o melhor que a série pode oferecer, já que explora bem as personagens. A parte da magia podia ser mais trabalhada, Index poderia ter mais protagonismo, e Touma mais desenvolvimento enquanto personagem.

Tudo isso faz com que não passe de um pequeno bom, algo que uma terceira temporada poderá melhorar no futuro.

Positivo:

  • Mundo bem estruturado
  • Personagens secundárias interessantes…

Negativo:

  • …mas mal aproveitadas.
  • Ambas as personagens principais são pouco desenvolvidas.

pn-bom-ana

Latest posts by Mathias Marques (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
golden guy

tou quase a acabar o index mas tenho a dizer que o railgun é muito melhor porque as personagens sao interessantes e porque vemos o dia a dia das personagens onde raramente se via isso no index.

Silver4000

Sim. A primeira temporada do Railgun basicamente é para apresentar as personagens e as desenvolver.
Enquanto que na segunda jà é para se interligar com o Index.
Também preferi o Railgun por esse motivo.

BrunoPantySerrano

Não estava á espera de ver uma análise deste anime, não que ache mau porque ate foi agradavel de se ver, mas tambem não teve nada de memoravel. Recomendado para quem não tem mais nada em mente para ver. Dei-lhe 6/10.

De qualquer forma ta uma boa análise.

Ah e Silver, tu não queres dizer “Amante de Animes Slice of life” na tua descrição? :^)

Silver4000

Quando decidi tentar a minha sorte em fazer analises para o site à uns meses atras era este o anime que estava a ver, e entao decidi começar por ele.
Eu também dei um 6 à primeira e um 7 à segunda temporada, devido às falhas que apontei, mas ainda assim tem algo que me interessa (Accelerator ^^, Misaka e a Last Order) e tem potencial para ser bom.

Upps… ninguém reparou x) vou corrigir, obrigado ^^

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x