Análise – Titan Attacks!

analise-titan-attacks-logo-pn

Space Invaders é um jogo velho, mas mesmo sendo velho continua a ser um jogo que quase toda a gente experimentou.

Ou isso, ou pelo menos uma das muitas  réplicas que existem.

analise-titan-attacks-003-pn

Falando do “jogo original”, Space Invaders foi lançado em 1978 nas arcadas, sendo um dos pilares na era dourada dos jogos de arcada, e até inspirando vários produtores de videojogos que hoje são bem conhecidos.

O jogo original era bastante simples, bastava mover a nave na horizontal e disparar contra os invasores que desciam o ecrã numa forma “ritmada”.

analise-titan-attacks-002-pn

Tal como Pong, Space Invaders sofreu de vários clones que aproveitaram a popularidade e inovação do mesmo para vender. Titan Attacks! é mais uma dessas réplicas, que vem aproveitar a nostalgia e jogabilidade de Space Invaders para se fazer ouvir.

Presente com cinco mundos distintos, tais como a Terra e a Lua, Titan Attacks!, ao contrário do original, é mais frenético e viciante. Apesar de cada mundo não oferecer grande diferença na jogabilidade, para além do cenário, Titan Atacks! descarta as barreiras presente em Space Invaders e faz com que recorramos à nossa habilidade para nos desviar-mos dos ataques inimigos.

analise-titan-attacks-005-pn

Para além de inimigos mais rápidos que o tempo das arcadas, está disponível a oportunidade de melhorar a nave no fim de cada ‘wave’, desde mais escudo (que funciona como vida), a maior potência nos tiros, ou a possibilidade de disparar mais que um tiro, é algo que ajuda a manter o entusiasmo e interesse no jogo.

Tal como nos jogos das arcadas, existe também a melhor pontuação, que é partilhada online, sendo que podem ver a vossa classificação entre amigos ou com outras pessoas.

analise-titan-attacks-004-pn

O visual é inspirado na geração retro, com gráficos e cores que realçam o mesmo. Mesmo se os mundos não acrescentam nada de novo, o cenário de cada um é agradável. Já a funcionalidade 3D não está presente. O departamento sonoro não oferece algo memorável nem variado, embora eu tivesse o som no mínimo para poder ouvir o barulho dos tiros de ambas as partes.

Resumindo, Titan Attack! vais buscar a base e a nostalgia de Space Invaders, juntando gráficos menos pixelizados e a oportunidade de competir online com as melhores pontuações. Deparei-me raramente com quebras de framerate e um erro desconhecido que fez com que o jogo fosse encerrado, mas é certamente algo que me deixou entusiasmado de cada vez que joguei.

analise-titan-attacks-001-pn

Positivo:

  • Nostalgia Space Invaders
  • Jogabilidade mais rápida e frenética que o ‘original’
  • Melhoramentos da nave

Negativo:

  • Não existe grande diferença entre cada mundo
  • Quebras raras de framerate
  • Podia arriscar em inovar mais além de viver na sombra de Space Invaders

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram