Análise – The Mysterious Cities of Gold: Secret Paths

the-mysterious-cities-of-gold-secret-paths-rev-logo-pn

The Mysterious Cities of Gold é uma série animada que passou em vários países como França, Reino Unido ou Estados Unidos no início dos anos 80. Em 2012, a série ganhou uma nova vida com uma sequela que viu mais 26 episódios serem lançadas pelo qual duraram até ao mês de Novembro do ano passado. Com este renascer da série, um videojogo também foi planeado e agora lançado para várias plataformas de nome The Misterious Cities of Gold: Secret Paths.

Curiosamente, este jogo é o resultado de uma campanha Kickstarter que acabou com sucesso para a Ynnis Interactive. O estúdio francês precisava de 30 mil dólares, tendo conseguido angariar mais 10 mil do que o planeado. Conseguido isso, bastou algum tempo até o jogo ser lançado para PC e Wii U, sendo que a versão 3DS chegou recentemente.

the-mysterious-cities-of-gold-secret-paths-rev-2-pn

The Mysterious Cities of Gold: Secret Paths conta a história dos três amigos, Esteban, Tao e Zia, na procura pela cidade de ouro. Isso será levar os três heróis a várias zonas incluindo algumas asiáticas. Para ajudar as três personagens nesta aventura vamos ser auxiliados por Mendoza, um navegador espanhol que nos irá oferecer as bases para o jogo e ajudar a superar zonas difíceis.

Este é um jogo de resolução de puzzles com mistura de outras mecânicas como acção furtiva. Os três heróis serão usados para resolver vários problemas que estão espalhados pelos vários cenários e baseiam-se em pisar vários interruptores no chão que fazem mover desde plataformas até abrir cercas. Durante o jogo iremos alternar entre os heróis porque normalmente encontram-se em zonas remotas, e com o pressionar de interruptores iremos abrir ou criar caminho para que esses prossigam, e assim que o fizerem, irão ajudar os restantes amigos da mesma maneira.

the-mysterious-cities-of-gold-secret-paths-rev-3-pn

Para dar um pouco mais de interesse ao jogo, cada uma das personagens tem uma habilidade especial que será fundamental para passar zonas específicas do jogo. Esteban consegue activar pequenos pilares, Zia cabe em espaços pequenos entre as paredes e Tao tem a capacidade de decifrar mensagens da língua Mu gravadas em pedras.

O jogo foca-se bastante nestas mecânicas e adiciona acção furtiva para escapar-mos a inimigos que estão a vaguear as zonas. Apesar de oferecer uma experiência diferente esta acção furtiva, ela é bastante básica, sendo que sempre que formos descobertos temos uma pequena margem de segundos para podermos fugir sem qualquer problema. Este enfoque torna-se um repetitivo durante o jogo que só é colmatado com um aumento na dificuldade e complexidade dos puzzles.

the-mysterious-cities-of-gold-secret-paths-rev-1-pn

Infelizmente o aspecto gráfico desta versão 3DS não é das melhores. O jogo cumpre os requisitos mínimos no que toca à apresentação mas certos detalhes como texturas e aspecto dos cenários estão demasiado básicos tendo havido uma enorme redução na qualidade quando comparado com as versões PC ou Wii U. No geral, é um jogo com uma direcção artística que podia ser melhor explorada, mas que é transportada para o jogo de uma maneira pouco trabalhada.

The Mysterious Cities of Gold: Secret Paths é um bom jogo de puzzle que irá agradar o público mais infantil. Infelizmente a mecânica de jogo um pouco repetitiva poderá cansar alguns jogadores que esperam passado algum tempo algo mais diferente.

Positivo:

  • Banda sonora
  • Direcção artística
  • Bons puzzles

Negativo:

  • Mecânica de puzzles repetitiva
  • Pouca variedade
  • Qualidade visual deixa a desejar na portátil

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram