Análise – Teslagrad

teslagrad-rev-top-pn

Depois do lançamento de Teslagrad no PC, foi preciso cerca de um ano para vermos o jogo Rain Games saltar para uma plataforma caseira. Neste caso o jogo chegou então à Wii U da Nintendo, pelo que estão também planeadas versões para outras plataformas no futuro. Será que esta passagem para as consolas caseiras limitou a versão original?

Teslagrad adopta desde o início uma atitude bastante minimalista no que toca à comunicação com os jogadores. Isto está presente rapidamente na história, onde não temos qualquer tipo de texto mas percebemos que a personagem principal é abandonada quando recém-nascida e começa a sua aventura durante a infância.

teslagrad-rev-1-pn

Este jovem descobre rapidamente que o reino de Teslagrad está a ser limpo e até deixado em chamas pela guarda real que pretende eliminar os vários feiticeiros que estão focados em na tecnologia. Para isso o pequeno jovem estará equipado por alguns equipamentos que o ajudarão a fugir e a descobrir mais sobre o que se passa no jogo.

Teslagrad é um jogo de plataformas com uma forte vertente de puzzle. Basicamente o nosso protagonista tem em mãos duas luvas que podem manipular certos objectos. Esta manipulação centra-se na alteração entre as cores azul e vermelho. Como é que isto funciona? Outros objectos maiores estão também espalhados pelo mundo e variam nessas cores e a mecânica funciona como um imã.

teslagrad-rev-4-pn

Objectos e plataformas da mesma cor repelem-se, enquanto as cores diferentes atraem-se. Isto possibilita um sistema inovador de manipulação de várias plataformas e objectos do cenário para podermos progredir abrindo passagens, criando plataformas que nos levam a sítios inalcançáveis.

Felizmente a frescura nos puzzles evitam algum possível aborrecimento. Seja também de frisar a estética e a complexidade de alguns dos mesmos que foram inseridos. Enquanto uns requerem paciência e alguma calma, outros já requerem alguma destreza de dedos para não morrermos depressa.

teslagrad-rev-2-pn

Estes não são os únicos elementos de destaque para este título, visto que o protagonista pode também deslocar-se com o premir de um botão a uma velocidade estonteante e evitando assim alguns perigos, perigos esses que poderão ser os monstros que se parecem com sombras e que estão espalhados bem como as várias correntes de electricidade

Mesmo assim Teslagrad não se mostra como um jogo muito acessível nem fácil. Certas secções de plataformas são algo difíceis e por vezes dão vontade de atirar o comando ao chão de frustração, enquanto alguns bosses seguem também o mesmo padrão no que toca à dificuldade acentuada.

teslagrad-rev-3-pn

Um dos pontos de maior destaque é sem dúvida a apresentação. À parte das cores usadas para descrever visualmente todo o jogo é o modo como foram empregues. A direcção artística dá uma ajuda enorme e foi trabalhada pelo que cada cenário e zona dão uma lufada de ar fresco e deixam o jogador a vislumbrar o que está a ser visto. A banda sonora mostra-se também muito sólida mas passa um pouco despercebida neste título.

Teslagrad é um jogo de puzzles muito bom que deve ser experimentado pelos fãs do género. Se não gostam de ficar frustrados por títulos com zona de plataformas algo frustrantes, então preparem-se para perder a cabeça.

Positivo:

  • Bons puzzles
  • Apresentação muito boa
  • Mecânica de jogo simples de assimilar
  • Inovador
  • Lutas contra bosses

Negativo:

  • Dificuldade acima do normal

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram