Análise – Super Castlevania 4

super-castlevania-4-rev-top-pn

Depois do sucesso enorme que tiveram na NES com a série Castlevania, a Konami deu um salto para os 16-bit com uma estreia na Super Nintendo que marcou um novo passo nesta aventura. Foi então lançado Super Castlevania 4, um jogo que chegou praticamente um ano após o lançamento oficial da consola da Nintendo e conseguiu aprimorar ainda mais as grandes aventuras que pretendem a destruição de Dracula e dos seus planos maléficos.

Ao contrário de grandes clássicos desta altura, Super Castlevania 4 não foi dos jogos que recebeu inúmeros ports ou adaptações para outras consolas, sendo desde que foi lançado na Super Nintendo, foi igualmente lançado no Virtual Console da Wii. A Nintendo decidiu então juntar este título à nova versão do Virtual Consola para a Wii U e aqui temos em grande, Super Castlevania 4.

super-castlevania-4-rev-1-pn

O enredo deste jogo segue aquilo que é feito em grande parte dos jogos da série, onde mais uma vez Dracula renasce para ser novamente perseguido e destruído. Quem faz as honras da casa é um dos membros da família Belmont mais conhecido, Simon.

Toda a acção de destruir monstros e todo o tipo de criaturas mais tenebrosas está muito bem adaptada para esta versão. Vamos ter a mesma mecânica onde atravessamos os cenários destruindo tudo no nosso caminho e evitando morrer com as várias armadilhas preparadas para nos matarem. O famoso chicote que Simon enverga de nome Vampire Killer, terá neste jogo um papel muito maior.

super-castlevania-4-rev-4-pn

Para além de matar com um ataque estrondoso, ao manter o botão de ataque premido, o chicote poderá ser usado para se agitar nas várias direcções e dar uma melhor hipótese de defesa. O chicote será também usado para atravessarmos acrobaticamente plataformas que encontremos.

Enquanto este jogo pode ser visto como um dos mais acessíveis no que toca a dificuldade, até porque os jogos mais antigos não são conhecidos por serem fáceis, este jogo consegue trazer um equilíbrio excelente. Apesar de criar um ambiente que não deixa o jogador frustrado, complementa o mesmo com a introdução de alguns momentos de tensão que são recorrentes desde o início até ao fim do jogo.

super-castlevania-4-rev-2-pn

Mesmo para um jogo que marcou a fase a inicial da consola, Super Castlevania 4 consegue desencantar uma apresentação visual da consola que até hoje em dia deve espantar pela positiva. A Konami fez um bom trabalho em produzir detalhes que muitos se calhar pensariam impossíveis de serem feitos. A banda sonora está igualmente estrondosa, onde as composições de Taro Kudo e Masanori Adachi possuem uma qualidade intemporal.

Infelizmente este jogo da série Castlevania necessitava dos famosos códigos através da introdução de letras no ecrã, algo que hoje em dia é praticamente impensável. Graças à capacidade da Wii U conseguir gravar o jogo no momento exacto que queiramos sem um grande esforço, esta opção de Password poderá ser facilmente substituída pela funcionalidade da nova consola da Wii U.

super-castlevania-4-rev-3-pn

Durante alguns anos nunca consegui dar muito tempo de atenção a Super Castlevania 4, mas depois de jogar esta versão lançada para o Virtual Console da Wii U, sinto-me profundamente arrependido. Se querem jogar um Castlevania old-school sem ter que sofrer por padrões de dificuldade que eram normais no passado, então este jogo é perfeito para vocês. Eu sem dúvida adorei este jogo.

Positivo:

  • Uma evolução significativa desde os tempos 8-bitpn-recomendado-ana
  • Equilíbrio no que toca a dificuldade
  • Controle do chicote – Vampire Killer
  • Design dos níveis
  • Gravação via Save State substitui Password

Negativo:

  • Movimentação de Simon um pouco presa

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x