Depois do sucesso enorme que tiveram na NES com a série Castlevania, a Konami deu um salto para os 16-bit com uma estreia na Super Nintendo que marcou um novo passo nesta aventura. Foi então lançado Super Castlevania 4, um jogo que chegou praticamente um ano após o lançamento oficial da consola da Nintendo e conseguiu aprimorar ainda mais as grandes aventuras que pretendem a destruição de Dracula e dos seus planos maléficos.
Ao contrário de grandes clássicos desta altura, Super Castlevania 4 não foi dos jogos que recebeu inúmeros ports ou adaptações para outras consolas, sendo desde que foi lançado na Super Nintendo, foi igualmente lançado no Virtual Console da Wii. A Nintendo decidiu então juntar este título à nova versão do Virtual Consola para a Wii U e aqui temos em grande, Super Castlevania 4.
O enredo deste jogo segue aquilo que é feito em grande parte dos jogos da série, onde mais uma vez Dracula renasce para ser novamente perseguido e destruído. Quem faz as honras da casa é um dos membros da família Belmont mais conhecido, Simon.
Toda a acção de destruir monstros e todo o tipo de criaturas mais tenebrosas está muito bem adaptada para esta versão. Vamos ter a mesma mecânica onde atravessamos os cenários destruindo tudo no nosso caminho e evitando morrer com as várias armadilhas preparadas para nos matarem. O famoso chicote que Simon enverga de nome Vampire Killer, terá neste jogo um papel muito maior.
Para além de matar com um ataque estrondoso, ao manter o botão de ataque premido, o chicote poderá ser usado para se agitar nas várias direcções e dar uma melhor hipótese de defesa. O chicote será também usado para atravessarmos acrobaticamente plataformas que encontremos.
Enquanto este jogo pode ser visto como um dos mais acessíveis no que toca a dificuldade, até porque os jogos mais antigos não são conhecidos por serem fáceis, este jogo consegue trazer um equilíbrio excelente. Apesar de criar um ambiente que não deixa o jogador frustrado, complementa o mesmo com a introdução de alguns momentos de tensão que são recorrentes desde o início até ao fim do jogo.
Mesmo para um jogo que marcou a fase a inicial da consola, Super Castlevania 4 consegue desencantar uma apresentação visual da consola que até hoje em dia deve espantar pela positiva. A Konami fez um bom trabalho em produzir detalhes que muitos se calhar pensariam impossíveis de serem feitos. A banda sonora está igualmente estrondosa, onde as composições de Taro Kudo e Masanori Adachi possuem uma qualidade intemporal.
Infelizmente este jogo da série Castlevania necessitava dos famosos códigos através da introdução de letras no ecrã, algo que hoje em dia é praticamente impensável. Graças à capacidade da Wii U conseguir gravar o jogo no momento exacto que queiramos sem um grande esforço, esta opção de Password poderá ser facilmente substituída pela funcionalidade da nova consola da Wii U.
Durante alguns anos nunca consegui dar muito tempo de atenção a Super Castlevania 4, mas depois de jogar esta versão lançada para o Virtual Console da Wii U, sinto-me profundamente arrependido. Se querem jogar um Castlevania old-school sem ter que sofrer por padrões de dificuldade que eram normais no passado, então este jogo é perfeito para vocês. Eu sem dúvida adorei este jogo.
Positivo:
- Uma evolução significativa desde os tempos 8-bit
- Equilíbrio no que toca a dificuldade
- Controle do chicote – Vampire Killer
- Design dos níveis
- Gravação via Save State substitui Password
Negativo:
- Movimentação de Simon um pouco presa