Steamworld Heist é um jogo por turnos com uma forte vertente estratégica e RPG. Dos criadores de Steamworld Dig, esta nova aposta passa por novos caminhos e oferece uma lufada de ar fresco a esta série que tem pouco mais de cinco anos de existência. Sendo assim, vamos conhecer este novo lançamento para a 3DS que chegará mais tarde a outras plataformas.
Como afirmei em cima, Steamworld Heist é um jogo com muita estratégia focado em jogadas por turnos. Comparações óbvias como XCOM e derivados irão aparecer, mas felizmente o jogo consegue destacar-se como algo único. Os ataques que iremos fazer às várias naves vêm com um propósito, livrar o espaço de um mal que promete ameaçar todos.
Para esta aventura vamos conhecer a protagonista de nome Piper que se fará juntar de vários elementos que iremos encontrar e contratar ao longo do jogo. Com a existência de várias classes, cada um deles será um especialista numa delas no qual teremos um leque de possibilidades para abordarmos os vários tipos de missões.
Vamos então vaguear o espaço e escolher missões num género de mini-mapa que irá expandir-se consoante o nosso progresso. Grande parte da nossa progressão será bastante padronizada, mas a maneira como os duelos se prosseguem irão diferir bastante. Algumas das naves/zonas que desbloqueamos poderão também ser lojas que nos serão úteis para aumentarmos o nosso arsenal e gastar a muita água – que é usada como moeda no jogo – que iremos religiosamente coleccionar.
Normalmente começamos uma missão em partes remotas da nave que não estão ocupadas por inimigos, pelo que a abertura de portas e a exploração irão revelar os mesmos. Sempre que abrimos uma zona que tenha inimigos, estes irão detectar-nos automaticamente, e aí começará toda a acção do jogo. As missões acabam praticamente sempre com a evacuação da nave em questão, pelo que será sempre necessário cumprir os objectivos que nos pedem para que tal seja possível.
As nossas personagens têm uma movimentação limitada e que estará perfeitamente indicada sempre que nos pormos a decidir o caminho a percorrer. Podemos andar pouco e conseguir disparar, ou então correr uma distância muito maior sem disparar, fica ao nosso critério. Existe também a possibilidade de nem sequer sairmos da nossa cobertura e manter posição.
O sistema de combate tira partido da apresentação lateral em 2D e faz-se com o simples apontar da arma na direcção escolhida para disparar. Se irá acertar, isso já é outra história, mas é interessante ver as balas fazer ricochete pelas paredes e criar situações hilariantes. No geral funciona tudo bastante bem, pelo que o jogo não está facilitado ao ponto de entrarmos a disparar para todos os cantos sem haver grandes desafios.
Existem também muitos elementos dentro das naves que poderão ser usados a nosso favor ou então o oposto, como barris explosivos e não só. Armas que funcionam como sentinelas também poderão ser activadas e mostrar-se-ão mais uma dor de cabeça para os jogadores. Ainda por cima, o jogo coloca algum loot espalhado pelo cenário – com o nome hilariante de swag – e que nos aumenta os bónus no final do jogo. Existe também uma vontade incessável de coleccionar chapéus, que por incrível que pareça, nada fazem às personagens para além de lhes dar estilo, e que a possibilidade de roubarmos as dos nossos inimigos torna a coisa ainda mais estranhamente divertida.
A apresentação é bastante simples para o jogo mas que graças a uma direcção artística consistente acaba por encaixar que nem uma luva. Todo o ambiente meio robótico mas com um charme mais western criam um espectáculo visual ainda maior. A banda sonora é também muito boa com temas interessantes mas a ausência de actuação de vozes foi substituída por cochichos com um tom robótico.
Steamworld Heist é um jogo que cumpre o hype que havia gerado durante todo este tempo, oferecendo uma experiência por turnos com muita estratégia que irá ocupar os jogadores durante muitas horas. Sem dúvida, adorei!
Positivo:
- Extremamente acessível
- Ricochete dos tiros criar algumas situações hilariantes e até embaraçosas
- Sistema de combate simples
- Inúmeras armas e chapéus
- Estilo visual bem conseguido
- Banda sonora
Negativo:
- Podia enveredar por um caminho mais complexo
- Inventário limitado obriga uma gestão meticulosa dos nossos items
- Diablo IV Beta – O Bom, o Mau e o Excelente - Março 20, 2023
- Antevisão – Exoprimal - Março 17, 2023
- Análise – Company of Heroes 3 - Março 11, 2023