Análise – Shenmue 3

A era da Dreamcast trouxe-nos grandes e novos títulos que iriam marcar a infância de muitos jogadores e Shenmue é uma dessas. Uma aventura interessante com uma história bastante triste mas que trazia vários elementos de jogo que foram importantes para que a aventura de Ryo Hazuki fosse algo inesquecível. Foram lançados dois jogos desta série mas a história ficou num cliffhanger devido à falta de jogos ou outros meios para continuar a história.

Tudo mudou recentemente com o anúncio de Shenmue 3 e que iria ser produzido pelo responsável dos jogos anteriores, Yu Suzuki. Suzuki empenhou-se em dar continuidade à história de Ryo e agora temos em mãos Shenmue 3 que está disponível para o PC e PS4.

O jogo conta a história de Ryo Hazuki, um jovem japonês que procura vingar a morte do seu pai. A sua aventura trouxe-o agora para a China onde com a ajuda de uma rapariga chamada Shenhua, terá de gradualmente chegar a Lan Di e conseguir a sua vingança. Mesmo assim, o protagonista não terá a sua vida facilitada e terá que até lá resolver vários problemas e atravessar várias zonas.

Este estilo de jogo continua a ser bastante interessante por ter um sistema de progressão simples. Por norma iremos descobrir pistas diariamente que nos aproximam cada vez mais dos pequenos objectivos que o jogo nos oferece. Através de um método de exploração e questionário, a população em redor consegue guiar-nos sem precisarmos de ficar a matutar por estarmos perdidos e sem ponta por onde pegar. Toda a progressão continua a funcionar como os jogos antigos, facilmente e de uma maneira bastante fluída e interessante.

Ryo precisará de conseguir dinheiro e evoluir os seus dotes no que toca às artes marciais e para isso precisaremos de pôr a nossa aventura em pausa sempre que precisarmos para nos tornarmos mais fortes e enchermos a carteira. Pequenos trabalhos como cortar a lenha, pescar ou apanhar ervas para depois vender, são algumas dessas maneiras, sendo que até essas tarefas requerem alguma destreza funcionando um pouco como mini-jogos interessantes. Para melhorarmos a nossa habilidade com artes marciais, teremos sítios onde praticar e evoluir os vários golpes e características de Ryo.

No que toca a jogabilidade, Shenmue 3 deixou-me com um sentimento misto. Controlar Ryo pelo jogo continua a ser um pouco forçoso e não é propriamente intuitivo, mas não é de todo uma razão para não o jogar. O sistema de combate é simples mas prático e os mini-jogos testam a nossa destreza e reflexos.

A Ys Net fez um bom trabalho no que toca à direcção artística, mas a qualidade gráfica não é aquilo que se esperava. O jogo mostra as suas rugas ao aproximarmos a câmera seja das personagens como de vários elementos do jogo, e isto graças ao grafismo datado e às animações um pouco rígidas.

Shenmue 3 poderia ser comparado a vários jogos indie lançados hoje em dia mas que se parecem deslocados no que toca a altura de lançamento. É sem dúvida um dos regressos mais desejados de muitos jogadores, mas esta abordagem ainda parece padecer de algum rigor no que toca à exuberância gráfica e à jogabilidade. É um jogo que poderia ter sido lançado na geração anterior sem problema.

Yu Suzuki jogou pelo seguro e fez o tipo de jogos que os fãs querem trazendo algumas pequenas novidades que tornam o jogo bem melhor, mas isso não quer dizer que Shenmue 3 seja um título a par dos grandes desta geração. De uma certa forma, Shenmue 3 será visto como um sucesso, um jogo que não desapontou em continuar aquilo que o tornou altamente conhecido e conseguindo dar continuidade à história, mas continua a ser título de nicho.

Pessoalmente, eu gostei do que vi e são fãs da série Shenmue ou gostam de um simples jogo de aventura e investigação, então têm aqui um bom título gastar algumas hora, já os restantes que nunca ouviram falar da série poderão ficar um pouco desapontados com o que irão encontrar.

Positivo:

  • Uma continuação muito esperada e bem concebida
  • Irá sem dúvida agradar os fãs
  • Uma direcção artística bastante apelativa
  • Investigação continua a ser interessante

Negativo:

  • Estilo de jogo arcaico para esta era
  • Actuação de voz
  • Menus muito básicos
  • Jogabilidade rígida

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram