Rocket League é um dos jogos do momento no que toca ao multiplayer. O estúdio de nome Psyonix tem uma década e meia de existência e esteve envolvido em alguns projectos interessantes bem como outros que nos poderão ter passado ao lado. Um dos pontos de destaque foi o trabalho que partilhou com a Epic Games na produção de Unreal Tournament 2004 juntamente com outros estúdios. Desde o lançamento de Rocket League em Julho deste ano o estúdio saltou para as luzes da ribalta pelo sucesso que o seu jogo está a fazer.
O conceito de Rocket League não é propriamente inédito para a Psyonix, isto pelo simples facto do estúdio ter lançado um jogo anteriormente que serviria como protótipo para este novo lançamento. O jogo em questão tinha o simples nome de Supersonic Acrobatic Rocket-Powered Battle-Cars e foi lançado para PS3 em 2009 na Europa.
Em que é se baseia Rocket League? Este centra-se num desporto ao estilo futebol mas onde controlamos carros e não seres humanos. Isto resulta num caos que é incrivelmente divertido por mais difícil que seja de acreditar. Os nossos carros conseguem dar saltos incríveis, atingir velocidades impressionantes, e isso irá contribuir para um grande espectáculo assim que consigamos apanhar o jeito da sua mecânica.
A essência deste jogo centra-se na competição em multiplayer, sendo que se tiverem um grupo de amigos então o divertimento aumenta exponencialmente. Têm também um modo single-player e tutorial para praticarem antes de mostrar os vossos dotes pela internet.
Bola ao centro e o tempo começa a contar, assim começa um jogo de Rocket League, e só acaba quando houver uma equipa com mais golos marcados no final do tempo regulamentar. Caso haja um empate, passamos para prolongamento que funciona como morte súbita, primeiro a marcar ganha. Existem vários cenários e ringues que fornecem um pano de fundo diferente, mas não influenciam de maneira diferente o jogo.
Os nossos carros são capazes de acrobacias incríveis graças à capacidade de podermos alterar a sua posição no ar, algo que irá acontecer várias vezes. Essa capacidade de alterar a sua posição no ar permitirá a alteração da trajetória da bola sempre que lhe tocarmos e isso criará momentos espectaculares com golos bonitos a serem efectuados.
O salto é também um outro factor importante, sendo possível saltar até duas vezes consecutivas. Dado ao facto da bola gigante que iremos usar saltar bastante e não respeitar bem as regras da gravidade, saltar no momento certo será fundamental, por isso é necessário ter um timing perfeito para o fazermos.
Apesar do jogo ser de uma natureza um tanto espalhafatosa, o Rocket League requer bastante organização e trabalho em equipa para que consigam sair vitoriosos. Cabe a cada um dos jogadores saber a zona em que mais gosta de jogar, coordenar-se com os restantes colegas de equipa, seja na baliza, marcar golos, etc, e manter um nível de concentração elevado.
A maneira como dominamos o nosso carro é também um factor importantíssimo para o nosso sucesso. Com o tempo começamos a apanhar o “jeito da coisa”, e perceber a maneira como colocar o carro para criar efeito sobre a bola, ou então o que fazer em situações de ataque ou defesa.
O que torna Rocket League tão interessante é o facto de ser um jogo na sua essência bastante simples, inovador e conseguir criar momentos excelentes, sejam eles de pura comédia ou impressionantes. É um jogo onde a sorte bate poucas vezes à porta, e traz consigo situações de grande intensidade.
Com o passar do tempo vamos poder desbloquear novos veículos e até várias maneiras de personalizar o nosso veículo de escolha. Cada um dos bólide tem as suas características, como capacidade de salto, velocidade e não só, portanto cabe ao jogador escolher o que mais se encaixa no estilo de jogo. Os adornos dão apenas um novo vislumbre estético e alguns elementos de pirotecnia e efeitos especiais que dão uma apresentação peculiar ao nosso veículo.
Rocket League é um jogo com uma performance multiplayer em grande parte das vezes consistente. São poucos os erros de conexão que poderemos encontrar e sempre que algum jogador cair ou sair subitamente de uma partida é rapidamente substituído por um bot.
Podem também singrar no modo offline, basicamente funciona como um tutorial. Apesar de ser uma boa maneira de nos introduzirmos ao jogo, não é sem dúvida a melhor maneira de experimentarmos Rocket League.
Rocket League é um jogo que demonstra apenas o campo e o estádio, e mesmo só nestes aspectos ganha inúmeros pontos. A apresentação é bastante colorida com um bom uso da palete de cores e de uma qualidade bem conseguida. Os vários efeitos que podemos adicionar ao nosso bólide ajudam ainda mais ao espectáculo visual.
Se gostam de um jogo multiplayer competitivo mas com um espírito mais divertido ou à vontade, então vão encontrar uma enorme pérola se jogarem Rocket League.
Opinião extra: Sérgio Batista
Quando eu vi Rocket League pela primeira vez, o jogo pareceu extremamente familiar. Foi então que me recordei de um pequeno jogo da PS3 com o mesmo conceito e com um nome muito mais comprido. Apesar de ambos os jogos terem sido oferecidos no PS Plus, Rocket League tornou-se bem mais popular. Talvez o nome mais curto tenha sido uma boa ideia.
Mesmo sendo essencialmente iguais, Rocket League é um jogo muito mais refinado que o seu antecessor e oferece mais opções de personalização do nosso veículo. É algo fácil de jogar mas difícil de dominar, onde o estilo de jogo muda quer estejamos a jogar um contra um ou numa partida caótica de 4 contra 4.
Rocket League está no seu melhor quando jogamos com amigos, tanto em splitscreen como online, uma vez que o modo offline deixa muito a desejar. Também seria interessante ver alguma variedade nos mapas como no jogo original, todos os mapas actuais apresentam o mesmo layout, o que facilita na aprendizagem do jogo mas tornam-o um pouco monótono.
No entanto, ainda não me fartei de jogar Rocket League. Quando tento fazer apenas uma ou duas partidas, acabo sempre por jogar durante mais tempo do que o esperado e de repente já são 3 da manhã. É um jogo simples, rápido e muito divertido. O que não há para gostar com um monte de carros a jogar futebol e a deitar arco-íris pelo tubo de escape?
Positivo
- Uma mistura inovadora que resulta
- Acrobacias e saltos enormes dão uma grande espectacularidade ao jogo
- Frenético a cada jogo que decorre
- Multiplayer funciona sem grandes problemas
- Altamente viciante
- Personalização do nosso veículo
Negativo
- Offline completamente desinteressante
- Escassos estilos de jogo
- Domingo Nostálgico #5 – Consola com Mil Jogos incluídos?! - Junho 8, 2025
- Domingo Nostálgico #4 – Matutazos - Maio 25, 2025
- Domingo Nostálgico #3 – Master System e Sonic the Hedgehog - Maio 18, 2025