Análise – Pokémon Link: Battle!

pokemon-link-battle-pn-n_00013

Depois de Pokémon X e Pokémon Y, os bichos da Nintendo regressam à Nintendo 3DS com Pokémon Link: Battle!, mais um spin-off da série que explora este universo de uma forma distinta.

Em Pokémon Link: Battle! continuam a existir batalhas, ataques fortes e fraquezas, captura de Pokémon e exploração de uma região, mas tudo é feito ao estilo de um jogo de puzzles como Bejeweld ou até o clássico Pokémon Puzzle League da Nintendo 64.

pokemon-link-battle-pn-n_00001

Neste jogo vão viajar por um mapa recheado de zonas onde vão encontrar vários tipos de Pokémon a viver em comunidade, ao entrar em cada área vão ter de os combater e capturar em sucessão. A forma como dão dano a cada um corresponde às figuras de Pokémon que juntam para criar combos. O poder do ataque e tipo de ataque variam consoante o Pokémon que fazem link.

Tal como na série principal, a força e eficácia do ataque vai depender da quantidade de combos consecutivos que realizam e se o ataque é super efectivo ou caso tenha resistência. Isto faz com que cada combate seja totalmente frenético, a tentar escolher o Pokémon mais eficaz e continuar a criar combos consecutivos para multiplicar o dano.

pokemon-link-battle-pn-n_00011

As primeiras zonas são bastante simples de completar, mas à medida que avançam, vão acabar por encontrar vários Pokémon lendários que dão ainda mais dano com os seus ataques e que até podem invadir o vosso campo de jogo para dificultar a tarefa.

Ao capturar Pokémon, estes vão ser adicionados à vossa lista de captura. Dos que apanharem, vão poder usar como parceiro em combate, sendo que a sua imagem passa a fazer parte da grelha. Quanto mais jogarem com este Pokémon, mais ele passa a gostar de vocês e mais forte vai ficar.

pokemon-link-battle-pn-n_00003

Apesar de cada partida ser rápida, Pokémon Link: Battle! É um jogo bastante longo e difícil, com centenas de Pokémon para apanhar. Conseguir boas notas em cada área é bastante exigente e certos Pokémon só aparecem após terem realizado determinadas condições.

Além da campanha, existe um modo Multijogador que podem partilhar com até mais 3 pessoas, cada um com a uma Nintendo 3DS e um jogo. Este modo funciona como uma vertente cooperativa onde trabalham em conjunto para fazer o maior número de combos e de forma a capturar os Pokémon que vão surgindo num formato de sequência. Mesmo sendo essencialmente um jogo de entreajuda, no final de cada partida podem ver os vossos resultados e competir com as vossas pontuações ou quem deu mais dano. É uma pena que não exista algo realmente competitivo como em Pokémon Puzzle League, mas não deixa de ser um bom extra.

pokemon-link-battle-pn-n_00002

Como podem ver pelas imagens, Pokémon Link: Battle! Engloba um aspecto bastante colorido e atractivo, com cores bastante fortes e arte chibi a caracterizar cada monstro que encontram e capturam. Quanto aos sons e música, estes são os ideias para este estilo de jogo, mas são tão banais que chegam a passar completamente ao lado, o que pode ser bom ou mau, dependendo do ponto de vista.

Mesmo que à primeira vista pareça um jogo demasiado simples e pouco profundo, a velocidade com que vão desbloqueando novas áreas cada vez mais complicadas, consegue manter-vos agarrados à Nintendo 3DS por mais tempo do que poderiam esperar. A vontade de fazer “apenas mais um” vai resultar em grandes segmentos de jogo. Por isso mesmo, se gostam de jogos de Puzzle e Pokémon é uma das vossas séries favoritas, vale bem o preço a que o podem encontrar na eShop.

Positivo:

  • Podem encontrar e apanhar todos os Pokémonpn-recomendado-ana
  • Sistema de fraquezas e forças bem implementado
  • Muitas zonas de jogo com Pokémon secretos
  • Fácil de aprender e difícil de dominar
  • Altamente frenético e viciante

Negativo:

  • A aparição de certos Pokémon é algo críptica
  • O multijogador devia ter uma vertente versus a sério

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram