Análise – Paper Mario

paper-mario-virtual-console-wii-u-rev-top-pn

Numa jogada que poderá ser considerada por muitos como genial, a Nintendo voltou-se em grande para os RPGs em 1996 com o lançamento de Super Mario RPG na Super Nintendo pelas mãos da Squaresoft – conhecida hoje em dia como Square-Enix – e o resultado disso foi uma experiência sem precedentes que marcou fortemente as duas companhias japonesas.

Poucos anos mais tarde foi tempo de expandir ainda mais essa fórmula então passou a tarefa para a Intelligent Systems que como resposta criou a série Paper Mario. A Nintendo 64 recebeu então este jogo no ano 2000 que ficou marcado não só por ser uma aventura muito animada, mas também introduziu elementos que conquistaram os fãs e ditaram a longevidade desta série.

paper-mario-virtual-console-wii-u-rev-1-pn

Paper Mario conta a história de mais um rapto de Peach pelas mãos do eterno vilão Bowser. Apesar da história parecer bastante tradicional, a maneira como a percorremos é que toma outros contornos. Em vez de saltarmos incessavelmente e corrermos pelo cenário, vamos ter um jogo bem mais ao estilo RPG e mais focado na narrativa, algum grinding e até exploração.

Ao cruzarmo-nos com um inimigo como um Goomba, somos então transportados para um combate por turnos onde iremos usar Mario e mais um dos vários companheiros que irá encontrar nesta aventura. Ataques tradicionais como saltos e o uso do martelo farão parte das várias acções de combate de Mario, sendo possível ser assistido também pela personagem que nos estiver a acompanhar no momento.

paper-mario-virtual-console-wii-u-rev-2-pn

Apesar de ser um pouco injusto fazer este tipo de comparações, é engraçado ver como a série evoluiu e aprofundou ainda mais este conceito de Mario em formato papel. A aventura não deixa de ser muito divertida e uma lufada de ar fresco para a altura, mas nesta altura faz parecer quase um protótipo daquilo que viria a ser.

A direcção artística misturada com a apresentação está um conjunto de elementos fenomenais. É um jogo que capta de uma maneira mais ampla o Mushroom Kingdom e várias das suas localizações mas dá um charme retro com os vários elementos feitos de papel. Certos momentos cómicos e bastante específicos usam esta aposta gráfica colocando as personagens a interagir como folhas de papel em certas situações.

paper-mario-virtual-console-wii-u-rev-3-pn

Em jeito de resumo, Paper Mario continua a ser um jogo de peso que criou um novo tipo de aventura para Mario e que irá satisfazer qualquer tipo de fã de RPGs ou do canalizador italiano. O jogo não possui grandes problemas a não ser pequenas inconsistências na apresentação no que toca à reprodução deste jogo na consola da Wii U.

Paper Mario é uma grande aventura de peso que passou a ser um nome bastante adorado. Este início não deixa de ser um título a não perder e umas boas horas bem gastas para os fãs do canalizador italiano e de RPGs.

Positivo

  • Fórmula bem trabalhadapn-recomendado-ana
  • Capítulos com algumas horas
  • Vários temas
  • Narrativa capaz de puxar várias gargalhadas
  • Apresentação e banda sonora

Negativo

  • Barras negras à volta do ecrã
  • Luminosidade baixa

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x