Análise – NHL 24

NHL está de regresso ao mundo dos videojogos com mais uma edição anual da franquia com o mesmo nome. O puck continua a estar literalmente apenas do lado da EA e a companhia continua a avançar todos os anos com uma edição onde o centro continua a ser o mesmo e não existem grandes mudanças. Isso seria o que diria este ano, mas existem algumas novidades que fazem com que o mesmo jogo tenha mais profundidade.

Começando pelo básico NHL 24 mantêm aquilo que tem feito nos anos anteriores. É um bom jogo e recriação do desporto, com um grande foco no ambiente que se vive dentro e fora da arena. Em muitos momentos, NHL 24 consegue parece verdadeiramente uma perfeita recriação de uma partida de Hóquei no Gelo. Os estados vibram, os sons dos jogadores, do puck a bater no gelo ou nas protecções, a música e a velocidade mostram um grande respeito pelo desporto.

Para quem conhece o desporto, NHL 24 é bem fácil de aprender a jogar, especialmente por ter algumas regras que foguem um bocado ao que a maioria está habituada, por isso quem nunca viu uma partida, pode sentir um pouco perdido com os Icings e os foras de jogo. Felizmente o jogo permite aprender as bases antes de começar a levar tudo mais a sério. Para isso existem vários modos que vão das partidas rápidas tradicionais, passando por outros mais compostos.

Existem aqui vários modos com bastante conteúdo, seja tanto para o online como o offline. Existem temporadas, modo carreira, remates, 3vs3 e os principais estão localizados no World of Chel, um modo onde criam a personagem para competir online e o Be a Pro e Franchise Mode para as carreiras convencionais de levar o jogador ou a equipa a vencer a Stanley Cup.

Esta grande quantidade de modos acaba por ajudar a sentir que NHL 24 está bem recheado de boas opções para todos os fãs de Hóquei no Gelo. Por isso, mesmo que como eu, ignorem os modos online ou de criação de jogadores (se não tiverem de os jogar por motivos de análise), então existe aqui muita coisa para fazer.

Mesmo que não seja uma evolução do ano anterior, NHL 24 introduz uma nova mecânica que faz com que o jogo fique bem mais agressivo e metódico. Esta introdução passa pela adição do sistema de pressão, uma barra que mede a pressão que a equipa atacante exerce sobre a que está a defender. Passes correctos, ataques aos defesas e pressão sobre o guarda-redes fazem com que a barra suba e quando enche, os jogadores ficam galvanizados e a resistência da defesa desde consideravelmente, dando vantagem aos atacantes. Esta é uma mecânica que faz todo o sentido dentro do jogo e que também faz com que a pressão tenha muito mais impacto directo. Mesmo não sendo uma vantagem esmagadora, a pressão criada no adversário já é o suficiente para que quem está a defender e isso é positivo.

O que não me parece assim tão melhor como é dito nas informações do jogo, é a forma como os jogadores colidem no ringue. Claro, tudo está muito melhor que o NHL 96 ou até os últimos NHL2K, mas continua a existir alguma estranheza no contacto entre personagens no ringue, quando mudam entre celebrações ou intervalos e existe uma grande quantidade de clipping entre objectos, roupa e personagens, o que cria estranheza e rompe um pouco a cortina da imersão.

Este último problema é realmente uma pena, visto que NHL 24 é visualmente muito forte. O visual e fluídez são óptimos, os detalhes das arenas e jogadores são muito bons e todo o ambiente é bastante representativo de um jogo transmitido na TV. A juntar isto temos um óptimo trabalho da parte dos comentadores que fazem transparecer a verdadeira emoção das partidas. Por fim, temos uma banda sonora com músicas dentro do pop-rock que também funcionam aqui muito bem.

NHL 24 é uma das melhores versões de NHL que joguei nos últimos anos e uma boa altura para quem gosta do desporto e quer começar a jogar, de meter a mão na massa. Não só tem uma boa quantidade de modos para todos os gostos como tem uma jogabilidade sólida e divertida. Certamente não é perfeito e tem algumas micro-transacções e modas de personalização actuais, mas para um jogo sem concorrência, NHL está a fazer uma boa série de temporadas.

Positivo:

  • Visual de qualidade
  • Ambiente das arenas
  • Jogabilidade empolgante
  • Sistema Exhaust

Negativo:

  • Questões de colisão
  • Uncanny Valley
  • Battle Pass e afins eram dispensáveis

Daniel Silvestre
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram