Análise – New Super Mario Bros U


A Wii U é a nova aposta da Nintendo no que toca a consolas caseiras, onde o enfoque no comando com um ecrã táctil embutido conhecido como GamePad, promete mais uma vez oferecer novas experiências e maneiras de se jogar os videojogos. Já pudemos ver vários jogos inovadores e divertidos como é o caso do Nintendo Land, e outra forte aposta da Nintendo centra-se nas aventuras do canalizador italiano e mascote da companhia, Mario.

Este novo jogo é New Super Mario Bros U, onde para além de oferecer uma experiência que muito conhecemos, irá também fornecer novas adições para o GamePad. Antes do lançamento, pude experimentar o jogo na sede da Nintendo Portugal, e consegui perceber que este trata-se de muito mais do que apenas mais um capítulo desta série. Com este GamePad existirá um incentivo e enfoque maior no multiplayer, oferecendo excelentes momentos, mas vamos ver como é que este novo jogo funciona no geral.

Toda a gente sabe como é que esta série funciona e a Nintendo não mudou radicalmente muitos dos seus aspectos fundamentais. Mario precisa de salvar novamente a Princesa Peach das garras do maléfico Bowser e para isso terá que atravessar os vários níveis que os separam. Como já é apanágio desta série revivalista dos aspectos clássicos de Mario, o canalizador italiano terá que atravessar o nível chegando ao mastro da bandeira que marca o fim. Para isso mesmo terá que evitar todos os perigos e inimigos que estão no seu caminho, usando a sua agilidade e power-ups que estão disponíveis.

Inicialmente fiquei curioso sobre a Wii U, e assim que soube do seu anúncio, pensei logo nas inovadoras adições que trariam à série Mario. A consola foi praticamente anunciada com um novo jogo da série New Super Mario Bros, tendo sido oficializado mais tarde. Não era bem o jogo que estava à espera mas mesmo assim não deixei de ficar contente. No trailer de anúncio da consola foi mostrado que o jogo poderia ser jogado a partir do GamePad sem ser necessário uma televisão, mas as novidades não ficaram por aí.

Ao iniciarmos o jogo vai-nos ser mostrada as várias maneiras pelo qual podemos jogar este New Super Mario Bros U. Vamos poder partilhar esta aventura vários jogadores, sendo possível estarem cinco no total agarrados ao jogo. Até quatro jogadores irão controlar as personagens do jogo com os Wii Remote, enquanto que um quinto jogador irá recorrer ao GamePad para auxiliar – ou divertir-se a complicar – o jogo dos restantes. Normalmente a competição entre os quatro jogadores que controlam as personagens torna-se fervorosa e esta nova adição de um quinto jogador adiciona um elemento interessante a este jogo.

Com o GamePad vamos interagir com o cenário de uma maneira inovadora, sendo que um toque numa parte do cenário a partir do ecrã táctil irá activar plataformas para os jogadores conseguirem atravessar o nível mais facilmente. Dessa maneira, vão poder colocar plataformas em buracos, fazer com que cheguem em zonas mais altas ou até impedir que sejamos esmagados pelos Thwomp – pedras que caiem assim que passamos por elas. Se quiserem ser mauzinhos, poderão também obstruir o caminho e fazer com que os outros morram mais depressa. De qualquer maneira, estas opções são a garantia de um bom momento em grupo, onde gargalhadas não vão faltar. Mesmo assim, não vão ficar cingidos apenas à activação de plataformas neste jogo, sendo que vamos também interagir com o cenário descobrindo moedas escondidas e até atrapalhar ou alterar a rota de alguns dos inimigos que vagueiam pelo cenário.

Com o aparecimento de um novo jogo da série Mario, significa novos power-ups. Neste caso, apareceu apenas um novo, a super bolota. Esta super bolota possui duas vertentes, sendo que a mais comum dá-nos a possibilidade de planar levemente e também voar com o abanar do comando, uma única vez. A segunda vertente é a bolota com a letra P, e que basicamente deixa o jogador voar infinitamente como quiser, conseguindo fazer um nível nas alturas e livre de quase todos os perigos. Infelizmente, este power-up é bastante semelhante a outros que já pudemos ver na série, como a capa ou o fato de guaxinim.

Caso não tenham ainda experimentado nenhum jogo desta série, então vão querer reparar na existência de alguns poderes bastante interessantes e que foram intoduzidos já na versão Wii, como é o caso da flor do gelo, que congela os inimigos, dando-nos a hipótese de atira-los a deslizar pelo cenário fora, ou então o cogumelo pequeno que reduz o tamanho de Mario, o que irá permitir que consigamos andar sobre a água e passar por brechas muito pequenas. De regresso está também o nosso grande amigo Yoshi, para nos ajudar a atravessar os cenários de uma maneira mais fácil, e voltaram também os famintos bebés Yoshi.

O jogo não padece de falta de modos, e se estivermos acompanhados por amigos, o nível de divertimento irá aumentar exponencialmente. Challenge Mode é um modo que irá dar ao jogador desafios variados desde desviar bolas de fogo ou então atravessar um cenário sem tocar em nenhum inimigo, moedas, etc. Boost Rush Mode irá colocar os vários jogadores a lutar pela melhor pontuação num cenário que se move automaticamente, e a cada 20 moedas apanhadas a velocidade que o cenário se move irá aumentar. Coin Mode é um modo reincidente e baseia-se também na colecção de moedas.

Tal como New Super Mario Bros 2, os níveis deste novo jogo estão melhores e muito mais vivos. Os cenários mostram-se muito mais interactivos e com várias surpresas na manga. Agora ao atravessarmos cenários a correr ou chegar a um certo sítio podemos revelar uma grande quantidade de moedas. Existe muito mais movimento nas plataformas em geral e certos cenários tornam-se um pouco mais complicados e desafiantes por isso mesmo. Segredos não faltam a este jogo, e se quiserem apanhar todas as três moedas especiais que estão escondidas em cada nível, terão que vasculhá-los bem.

Da mesma maneira que a construção dos níveis está boa, o salto da Nintendo para o HD trouxe uma melhoria considerável aos visuais da série. À primeira vista, a qualidade da imagem é muito melhor, os cenários estão muito mais coloridos e vibrantes com uma palete de cores bem variada. A banda sonora é composta não só por novas versões de músicas clássicas criadas por Koji Kondo, mas também por outras originais que dão ainda mais magia a este novo capítulo de Mario. Os efeitos de som também fazem uma viagem ao passado, havendo agora em maior quantidade.
New Super Mario Bros U é um dos melhores exclusivos da nova consola da Nintendo, que possui um lado positivo e negativo.

Este é sem dúvida o melhor jogo desta série, tendo sido melhorado em todos os aspectos técnicos e dada à adição de novos elementos. Derivado à natureza da série, também começa a atingir o seu limite no que toca a inovação, sendo mais um jogo ao estilo clássico de Mario com a mesma história, mesma mecânica, etc. Apesar disso tudo, irá garantidamente divertir-nos sempre que o jogarmos.

Positivo:

  • Divertido como sempre
  • Implementação do GamePad…
  • …e o multiplayer divertido que este trouxe
  • Níveis mais interactivos
  • Apresentação

Negativo:

  • Sabe a mais do mesmo
  • Os temas não variam há muito tempo
  • Apenas um novo power-up

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram