Análise – NES Remix

nes-remix-rev-top-pn

A Nintendo sempre manteve uma conexão muito forte com o seu catálogo antigo, seja com lançamentos recentes para o Virtual Console, ou então com a continuação de sagas de maior destaque. Apesar do momento menos bom que atravessa, é uma companhia com um passado invejável e ao qual devemos o nosso grande respeito. Sendo assim, a Nintendo decidiu celebrar a consola que praticamente salvou a indústria dos videojogos e criou um legado intocável, a NES ou Nintendo Entertainment System.

A ideia posta em cima da mesa é NES Remix. Para tornar esta ideia realidade viraram-se para o estúdio Indieszero, que tem sido responsável por outros títulos para a companhia, na criação desta ideia. Com NES Remix pretendem agarrar em alguns dos jogos mais marcantes dessa consola e trazer alguns dos seus desafios de volta. Para além desse reviver de memórias, a Indieszero irá criar novas e inovadoras experiências dentro desses jogos antigos. Fiquem para ver.

nes-remix-rev-4-pn

NES Remix é uma compilação de 16 clássicos da NES como Super Mario Bros, Baloon Fight, Ice Climbers, Donkey Kong, Excitebike ou até The Legend of Zelda. Bem ao estilo Wario Ware, pequenas partes desses jogos funcionarão como desafios ou mini-jogos para que os completemos em alguns segundos. Funciona bastante bem, e isto graças à rapidez com que tudo se desenrola e ao sistema de pontuação que nos obriga a fazer tudo o mais depressa possível e da melhor maneira.

nes-remix-rev-1-pn

O jogo está dividido em duas partes. Numa delas teremos alguns destes vários jogos ao nosso dispor, sendo necessário obter uma excelente pontuação nos desafios para desbloquear outros, pelo qual precisamos de cumprir desafios dos mais simples até aos mais complexos. Desde apanhar um simples cogumelo no Super Mario Bros até fazer um cenário inteiro sem morrer com o botão de corrida sempre activo, vamos conhecer estes pequenos desafios que inconscientemente nos ensinam aspectos muito importantes dos jogos em questão.

Fazer esta primeira parte de NES Remix consome bastante do nosso tempo, isto porque os desafios são inúmeros, e quanto mais desafios passamos, mais jogos são desbloqueados com os seus próprios desafios. São poucas as situações onde um desafio é igual ao seguinte, mas grande parte das nossas frustrações poderão estar centradas na má jogabilidade de alguns jogos que não foi aprimorada.

A segunda parte deste jogo é a mais interessante de todas. Os modos de nome NES Remix oferecem alterações ao jogo que nunca vimos dos nossos jogos do coração. Preparem-se para cruzamentos entre jogos como Link aparecer em Donkey Kong a salvar Pauline, modificações bizarras como gelo em Excitebike e em Super Mario Bros ao ponto de Mario fazer patinagem no gelo, e outros handycaps como modificações visuais no jogo ou até efeitos de imagem. Tudo o que a Indieszero pôde imaginar, colocou em NES Remix.

nes-remix-rev-3-pn

O número de níveis nos várias partes de NES Remix é imenso, e com o passar dos mesmos vamos ter sempre um jogo diferente com uma modificação estranha. Isto é bom porque consegue manter uma frescura ao longo do tempo. Infelizmente não existe qualquer tipo de multiplayer nesta experiência, mesmo em jogos que facilmente poderiam tê-lo. Difícil de efectuar neste jogo ou não, era um ponto que devia ter sido ponderado fortemente pois faz imensa falta e é uma das funcionalidades que é sempre perguntada sempre que falo de NES Remix a alguém.

NES Remix é uma ideia muito interessante que acabou por resultar numa experiência bastante positiva e que faz esboçar enormes sorrisos de quem teve uma NES. Para quem não teve a consola, esta é uma boa oportunidade para conhecer alguns dos clássicos dos anos 80 e 90, mas também não esperem uma jogabilidade que vos facilite.

Positivo:

  • Inúmeros desafios
  • Viagem nostálgica
  • Níveis NES Remix
  • Imaginação de alguns níveis NES Remix
  • Modificações de alguns cenários

Pontos Negativos

  • Jogabilidade arcaica de alguns jogos
  • Ausência de qualquer tipo de multiplayer

pn-muitobom-ana

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x