Análise – Luftrausers

luftrausers-ana-pn_00008

Com a ascensão dos Indies, foram criados inúmeros estilos e sub-géneros novos, mas também foi a plataforma ideal para ressuscitar velhos vícios e funcionalidades de outros tempos.

Luftrausers é um bom exemplo de um estilo de jogo que vai ao encontro daquilo que era possível jogar nas máquinas Arcade há alguns anos atrás, embora com algumas funcionalidades que o aproximam dos jogos de hoje.

luftrausers-ana-pn_00004

Luftrausers é quase que um Tetris ou um Puzzle Bubble com aviões, ou seja, o cenário é sempre o mesmo, o objectivo é sobreviver o máximo de tempo possível e acumular o máximo de pontos que conseguirem.

Cada vez que iniciam uma nova partida, são lançados pelo ar no vosso avião, e precisam de destruir todo o estilo de barcos e aviões dos vossos inimigos. Luftrausers é um jogo impiedoso e em menos de um minuto de jogo, o ecrã já está cheio de rastos de balas e explosões anti-aéreas, tudo o que for preciso para mandar o vosso avião a baixo.

luftrausers-ana-pn_00005

A estratégia de Luftrausers passa por aguentar o máximo de tempo sem ser destruído, e isso é gerido entre o disparar e o fugir. Quando disparam, o escudo do avião fica exposto e não regenera, por isso quando sofrem danos precisam de parar de disparar para regenerar o avião. Isto significa que muitos dos combates podem ser perdidos por um simples tiro a mais.

O progresso de jogo é feito por mini-missões, como destruir X aviões, aguentar X tempo vivo ou ganhar X multiplicadores de pontos, ao realizar estas missões, vão desbloquear vários tipos de três partes distintas que podem equipar no avião, para modificar coisas como a velocidade, o estilo de disparo ou a resistência do escudo. Existem várias combinações possíveis entre estas três opções, com centenas de combinações diferentes.

luftrausers-ana-pn_00003

Algo que me desapontou em Luftrausers foi a sua variedade, afinal é por isso mesmo que o apelidei de um Tetris, pois o cenário é sempre o mesmo, não mandando nada pelo caminho, a não ser a quantidade de inimigos que vão aparecendo e a quantidade de balas cada vez maior. Podiam existir combinações de cores diferentes e até cenários sobre a terra.

Por isso mesmo, não contem também com um visual demasiado luxuoso ou que vá além daquilo que é apresentado mal começam a jogar. Luftrausers utiliza Pixelart como a sua fonte de gráficos, seja com os bonecos totalmente pixelizados que aparecem entre os segmentos de acção, e tudo aquilo que aparece nos cenários de combate. É simples, mas vai agradar aos mais saudosistas. A banda sonora não é nada de especial e em alguns casos, até soa mal, com cortes abruptos e sequências demasiado distorcidas.

luftrausers-ana-pn_00002

Luftrausers é um jogo divertido, mas altamente limitado e pouco variado. Gostava de ter visto mais cenários e mais estilos de inimigos, além da cor creme que acompanha o jogo do princípio ao fim. Se são daqueles que gostam de jogar para ser o melhor numa tabela de classificações, ou gostam de desafios difíceis, então deitem uma vista de olhos a Luftrausers.

Positivo:

  • Viciante
  • Fácil de jogar, fácil de perder
  • Combinações de peças para o avião

Negativo:

  • Repetitivo
  • Sempre o mesmo cenário
  • O que se passa com a música afinal?

pn-bom-ana

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram