Análise – Digimon Adventure tri. 1: Saikai

digimon_adventure_tri_saikai_ana_00_pn

Vejam só, a minha primeira análise relacionada com anime, ainda por cima é sobre uma das minhas franquias favoritas. Não podia ter escolhido melhor.

Ainda me lembro dos tempos em que assistia aos episódios de Digimon Adventure no Batatoon depois das aulas. Não é perfeita, mas é uma série que marcou muitas pessoas da minha geração. Apesar de ter prestado menos atenção às séries animadas por volta de Digimon Tamers, fiquei bastante empolgado com o anúncio de Digimon Adventure tri.

Antes de mais, convém esclarecer que Digimon Adventure tri. é uma série de filmes dividida em 6 capítulos. O 1º capítulo de nome Saikai (Reunião) está dividido em 4 episódios com duração de 24 minutos cada, portanto podemos assumir que teremos 24 episódios no total com todas os capítulos.

Portanto isto até pode ser visto como uma série anime normal, a única diferença é que os episódios vêm em conjuntos de 4 e leva 3 a 4 meses para serem lançados novos capítulos – é quase como esperar por um novo episódio dum jogo da Telltale Games. No entanto, não vou avaliar os episódios de Saikai em separado mas sim como um todo.

digimon_adventure_tri_saikai_01_pn

Digimon Adventure tri. decorre 3 anos após os eventos de Digimon Adventure 02 (isso são 6 anos em relação à primeira série) e voltamos a rever o grupo original da primeira série, desta vez mais crescido. Por esta altura, as Crianças Escolhidas já não são propriamente crianças, o mais correto seria chamá-las Adolescentes Escolhidos mas fica para debate se isso soa bem ou não.

Apesar de manterem o contacto e ainda socializarem entre si, nota-se que o grupo já não se junta todo há algum tempo. Felizmente para eles (ou talvez não), começam a ocorrer anomalias e o mundo real é invadido por Digimon infetados, o que se torna na desculpa perfeita para reunir o grupo todo com os seus companheiros Digimon.

digimon_adventure_tri_saikai_02_pn

É interessante ver como estas personagens e as suas relações evoluíram desde a última vez que as vi, apesar da maioria manter as suas personalidades originais. Achei engraçado ver o Izzy (eu sei que é Koshiro, não quero saber) a ficar nervoso quando a Mimi estava próxima dele e a começar a ficar preocupado com a imagem por causa dela.

Neste 1º capítulo, o foco é dado mais a Tai (eu sei que é Taichi, não quero saber) que começa a reconhecer as consequências da destruição que os Digimon podem causar e questiona se deve ou não continuar o que está a fazer. É um conceito que nunca foi explorado antes e acrescenta alguma profundidade à personagem causando algum conflito com Matt (eu sei que é Yamato, não quero saber). Infelizmente há uma grande insistência em repetir os mesmos flashbacks várias vezes, e Tai podia ao menos pensar nalguma forma de reduzir o dano causado em vez de ficar simplesmente parado. 

digimon_adventure_tri_saikai_03_pn

Sendo isto uma continuação da segunda série, fica a questão sobre a ausência das personagens introduzidas em Digimon Adventure 02, nomeadamente Davis, Yolei, Cody e Ken. É dado a entender bem cedo que lhes aconteceu alguma coisa e é um pouco estranho ninguém fazer referência delas. É evidente que isto é uma forma conveniente de ficarmos apenas com as personagens originais mas certamente será explicado o motivo do seu desaparecimento nos próximos capítulos.

Isso não quer dizer que não são introduzidas novas personagens. Temos uma breve introdução de uma rapariga chamada Meiko que demonstra ser bastante tímida e introvertida. Aparentemente vai ser relevante para a história e suspeito que vai ser um interesse amoroso de Tai, já que o final de Digimon Adventure 02 confirma que o Matt e a Sora ficam juntos. Também estamos a falar do mesmo final onde Matt vira astronauta e é o primeiro homem em Marte, portanto não me fiava muito.

A Meiko também pode servir como suplente temporária de Joe, já que ele parece mais preocupado com os estudos do que impedir um Digimon qualquer de atacar a cidade. Ele até só esteve uma vez com o grupo durante o capítulo todo e o Gomamon é o único Digimon que não digievolui (tirando a Gatomon).

digimon_adventure_tri_saikai_04_pn

Por falar em digievoluções, temos direito a novas sequências de transformação com um 3D que parece algo manhoso à primeira vista, mas no momento em que ouvi “Brave Heart“, eu não queria saber de mais nada. Talvez é por isso que não nos importávamos antes de ver 10 digievoluções de seguida na série original. Aproveito para dar os meus parabéns ao Patamon por ter digievoluído em tempo recorde, e nem voltou a ser um ovo nem nada. É assim mesmo!

Talvez o aspecto que ficou aquém das minhas expetativas foi a animação onde notei várias inconsistências, nomeadamente com o Kuwagamon que parece mudar de tamanho em cada cena. Eu sei que estamos a falar da Toei Animation e não chega aos níveis de Dragon Ball Super, mas depois de alguns adiamentos e sendo isto referido como filmes, seria de esperar que a qualidade fosse um pouco melhor.

Também queria referir que fiquei com a pequena sensação de que a luta final pareceu um bocado apressada. Há certas digievoluções que nem têm direito às típicas sequências de transformação só para meterem o Omnimon (eu sei que é Omegamon, não quero saber) a tempo do fim do capítulo.

O primeiro capítulo de Digimon Adventure tri. foi como reunir com velhos amigos que já não via há vários anos. Podem estar um pouco diferentes do que me lembrava, mas continuam a ser mesmas personagens que adoro e estou com boas expetativas para o que vem a seguir na sua nova aventura.

Positivo

  • Nostalgia
  • Cria interesse para os próximos capítulos
  • Novos arranjos das músicas clássicas

Negativo

  • Conflito interno de Tai podia ter sido melhor executado
  • Animação deixa algo a desejar
  • Esperar até Março para o próximo capítulo

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Milchgeist

E despacharam as digivoluções no final do 4º epi ou seja -10000 pontos.

Lfo

Pior cena de todas.

ARMSMY

Creio que o conflito interno do Tai vai ser mais explorado nos próximos capítulos, acho muito provável ele e o Matt ficarem de lados opostos e os Adolescentes Escolhidos dividirem-se em dois grupos.

Segundo uma imagem que corre na net o Joe e a Mimi poderão ter mais destaque, poderemos ter também a aparição dos personagens do 02.

Kanudo

A ideia do grupo dividir-se em dois parece interessante.
Bom ver que alguém alinhou com o nome “Adolescentes Escolhidos” x)

Lfo

Imperialdramon VS Rosemon e Vikemon?

Davis e Ken de volta. Mimi e Joe a conseguirem digivoluir os seus Digimon até Mega.
Can’t wait.

ARMSMY

Não imagem não dá para ver se Vikemon e Rosemon estão a lutar contra Imperialdramon, mas se assim for poderá ser uma versão corrompida do mesmo. Provavelmente os personagens do 02 devem saber algo sobre Alphamon estar a “atacar” o mundo humano.

Sofia

Brutal seria se os miúdos de 02 levarem uma lavagem cerebral ou assim por parte do Alphamon e começarem a lutar com os outros Adolescentes Escolhidos…

_GM_

Só até Março? Bah eu vou esperar ate todos os episódios estarem online

Lfo

São alguns 6 filmes, divididos em 4 episódios. Com 3 meses de intervalo entre cada. Não vale a pena esparares assim tanto tempo.

_GM_

Ok percebi melhor como é que está organizado o plano de lançamentos

Talvez veja em breve o primeiro episódio, quando não tiver outra coisa pra ver.

Lfo

No geral gostei muito, a arte não me incomodou e ver este este gang de volta encheu-me de nostalgia e alegria.

Pena a malta do 02 não ter sido mencionada por nenhum dos 01 kids, tem de haver alguma explicação para tal.

Aquela última fight foi feita à pressa. Rip digivoluções.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
11
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x