Análise – Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart

hyperdevotion-noire-godess-black-heart-analise-review-pn-n_00053

Como sabem, a indústria de videojogos está recheada de spin-offs com ideias e conteúdos que usam a matéria original para fazer algo diferente.

Na maioria dos casos, os spin-off acabam por ser ou tão bons, ou até inferiores à versão original, raramente ultrapassando a matéria de origem.

hyperdevotion-noire-godess-black-heart-analise-review-pn-n_00006

Curiosamente, Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart é um exemplo raro de como é possível estar ao nível da série principal e até superar e, alguns momentos, além de adicionar coisas boas para os fãs.

Ao contrário de Hyperdimension Neptunia, Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart é um jogo de estratégia táctica por turnos, ou seja, movimentação por grelhas e atenção aos posicionamentos de cada membro da equipa.

hyperdevotion-noire-godess-black-heart-analise-review-pn-n_00009

Embora estivesse à espera de um bom trabalho, fiquei surpreendido com a qualidade e variedade que as arenas e combates de Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart oferecem ao longo da aventura. Além de funcionar tão bem como os fãs do género podiam esperar, existe aqui muito conteúdo que respeita e honra a série.

Um bom exemplo disso é a possibilidade de transformar as CPU nas suas versões HDD mais fortes. Para isso é preciso usar habilidades em proximidade com outras personagens, criando afinidade que dá pontos que podem usar nestas transformações ou ataques especiais que produzem grandes danos.

hyperdevotion-noire-godess-black-heart-analise-review-pn-n_00020

Os primeiros cenários são bastante simples, com pequenas elevações ou pequenos objectos, mas as coisas começam a complicar, com alavancas que usam para movimentar transportes, plataformas que flutuam para zonas diferentes, armadilhas que dão dano, etc. Alguns cenários conseguem ser verdadeiros puzzles, o que nem sempre é tão divertido quanto isso, tendo em conta a quantidade de coisas com que precisam de se preocupar ao mesmo tempo.

Falando em diversão, Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart não é um jogo fácil. O grinding é recomendado, não só para evoluir as personagens, como para ganhar novos objectos que surgem em baús ou que os inimigos deixam cair quando morrem. Estes podem ser usados de forma prática para construir novas armas, acessórios e items.

[Todas as imagens presentes nesta análise foram captadas durante as nossas sessões de jogo]

Fora de combate, Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart não é muito diferente Hyperdimension Neptunia. A história e diálogos são apresentados ao longo de grandes falas com as imagens das personagens ou arte de grande qualidade. Ao bom estilo da série, podem contar com bastante fan-service e conversa com segundas intenções, embora nunca passe para o mau gosto.

A história é básica, mas é o universo em si que salva a narrativa, com todas as referências ao mundo dos videojogos, piadas sobre consolas e personagens icónicas, além de alguns diálogos claramente dedicados aos grandes fãs dos jogos principais. A parte boa é que até os recém chegados vão perceber o que se passa e não se vão sentir muito perdidos.

hyperdevotion-noire-godess-black-heart-analise-review-pn-n_00026

A arte e visual do jogo é bastante colorido e de boa qualidade. Gosto do pormenor dos desenhos das personagens terem movimentos como respiração, o que é bem melhor do que imagem totalmente estática. Os cenários também são variados e apelativos e os modelos pseudo-chibi das personagens são agradáveis.

Existe a possibilidade de jogar Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart tanto em japonês como inglês. Felizmente as duas versões estão bastante boas, o que mostra que a equipa de localização da Idea Factory está a ficar cada vez melhor. A banda sonora é agradável, embora não vá muito além das suas competências.

hyperdevotion-noire-godess-black-heart-analise-review-pn-n_00050

Tendo em conta que se trata do RPG táctico, podem contar com uma boa longevidade e muitas missões alternativas para fazer, assim como mini-jogos de decoração e perguntas/respostas com Noire.

Embora alguns combates sejam aborrecidos, dada a quantidade de inimigos no cenário que precisam de passar o turno e um bug que pode congelar o jogo, tudo o resto corre bastante bem e de forma fluída.

hyperdevotion-noire-godess-black-heart-analise-review-pn-n_00049

Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart surpreendeu baste pela positiva, estava à espera de um jogo deste género, mas não de um tão bom e polido. Se gostam de jogos como Disgaea ou Final Fantasy Tactics, então vão adorar Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart.

Positivo:

  • História divertida e cheia de referênciaspn-recomendado-ana
  • Boa utilização de combate táctico
  • Cenários variados e com estratégias
  • Vozes estão a melhorar
  • Boa longevidade

Negativo:

  • Muitos inimigos arrastam os combates
  • Algumas missões aumentam demasiado a dificuldade
  • É imperativo gravar para prevenir congelamentos da consola

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Squall_jb

Deixaste-me preocupado com o tal bug, é muito problemático, acontece na versão europeia e americana?

Daniel Silvestre

Este bug aconteceu na minha consola PAL com código PAL. Se calhar pode só ser comigo. Eu tenho a versão 1000 da PS Vita, também pode ser um problema, ou o espaço do cartão. Desde que graves depois de cada combate, não deves ter problemas. Em muitas horas de jogo aconteceu duas vezes. Só uma delas é que já não gravava há mais de dois combates.

Silver4000

^apostaria mais na falta de espaço no cartão, pois aconteceu-me o mesmo no SAO, e ficou resolvido quando apaguei algumas coisas.

BrunoPantySerrano

Uma coisa engraçada, o jogo tambem foi registado para PC: http://www.esrb.org/ratings/synopsis.jsp?Certificate=33795

Mas eles dizem que foi apenas por precaução caso decidam fazer um port: “Right now, we actually don’t have plans to port this to PC. We did have it rated by ESRB for PC, but that was done as a precaution just in case we ever did decide to do a port. We’ve really got our hands full as it is. @_@” http://blog.us.playstation.com/2015/02/24/hyperdevotion-noire-goddess-black-heart-out-today-for-ps-vita/

Espero que eles façam mesmo o port, gostava de jogar mais um rpg tactico de jeito ^^

Daniel Silvestre

Sim, na altura falámos disso:
http://proximonivel.pt/hyperdevotion-noire-goddess-black-heart-pode-estar-a-caminho-do-pc/

Se sair é bom, pois vale bem a pena. O Hyperdimension saiu e o 2 também está num caminho parecido, por isso, é bem provável.

BrunoPantySerrano

Já não me lembrava dessa noticia, possivelmente porque na altura esta em “tilt” com os bugs do 1o jogo 😛
Mas ao menos eles tem sido dedicados á comunidade no que toca a ler os problemas e arranjar possiveis soluções!

Prince Omelete

Esta é uma nota que não estava à espera. Aliás, até estava à espera que fosse um mau jogo. Vamos ver se também chega ao PC.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
7
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x