Análise – F1 2016

Já se tornou quase num evento que não precisa de ser sempre anunciado, tal como acontece com franquias como FIFA, PES ou algo do género, F1 está de volta pelas mãos da Codemasters para trazer mais uma experiência do ringue da Fórmula 1 com as equipas, pilotos e pistas actualizadas da temporada 2016/2017.

F1 2016 é o jogo em questão e mais uma vez foca-se nas consolas da actual geração com alguns spin-offs esperados para os dispositivos móveis. Este jogo puxa mais uma vez pelas capacidades do EGO Engine 3.0, tendo feito a estreia no jogo anterior, e agora com alguns truques na manga o estúdio mostra mais uma vez o que consegue fazer.

f1-2016-review-1-pn

Pilotar os carros de Formula 1 neste jogo continua a ser um regalo autêntico. O estúdio conseguiu criar um bom balanço entre a simulação e o arcade – que pode ser ajustado de acordo com a activação ou desactivação das assistências do veículo – que poderão ser muito bem calibrados ao nosso gosto. Pessoalmente gostei de desligar grande parte das assistências para estarem de encontro com aquilo que se vê na modalidade e sentir o carro reagir em várias situações.

Em corrida a competição vai um pouco para além do pilotar rápido. Obviamente que isso ajuda, mas quando a inteligência artificial está equiparada com a nossa capacidade de conduzir estes monstros de quatro rodas, uma boa estratégia torna-se também algo fundamental para conseguirmos ter sucesso e chegar primeiro à bandeira axadrezada. Estratégias essas que passam por escolhas meticulosas para ir à box, poupança de pneus, combustível e não só, basicamente tudo o que encontramos na modalidade e que torna-a interessante de ver.

f1-2016-review-0-pn

Para além da possibilidade de podermos participar no campeonato mundial de Formula 1, é bem mais divertido fazer a nossa carreira personalizada e começar como um total desconhecido nesta modalidade. Com o aumento de cinco de temporadas para dez temporadas, temos agora mais espaço de manobra para conseguirmos ter sucesso.

Os nossos objectivos irão variar de acordo com a equipa que escolhemos, o que nos dá um bom leque de experiências autênticas de acordo com a nossa escolha. Caso se decidam por uma equipa mais fraca, vão tentar fazer o vosso máximo para chegar ao topo das classificações e atingir os objectivos colectivos, enquanto que equipas maiores têm necessidades diferentes e ambições muito maiores que também se focam em conseguir atingir as melhores classificações possíveis.

F1™ 2016_20160818171116

O jogo não só joga-se bem, como também tem um excelente aspecto. Mais uma vez a Codemasters teve a tarefa de transportar para a consola reproduções fidedignas do circuito e do espectáculo que é um Grande Prémio de Formula 1, e se conseguiram. O estúdio foi aos detalhes para trazer as pistas, curvas e o ambiente do espectáculo em si para o nosso ecrã, e isso transparece na apresentação do jogo que está espectacular e um regalo para a vista.

Mais uma vez o clima consegue também roubar a nossa atenção, havendo mais uma vez este ano um grau de realismo impressionante para a maneira como foi recriado os ambientes chuvosos. Desde as poças de água, ao brilho dos pneus, até às gotas de água, tudo isso está bem detalhado neste jogo e que irá afectar a maneira como o nosso carro de comporta. Sem dúvida um excelente trabalho.

f1-2016-review-2-pn

F1 2016 parece ter um conjunto de ideias muito mais sólido do que o do ano passado, no qual temos aqui uma boa quantidade de experiência por parte da Codemasters misturado com uma quantidade de modos muito mais extensa em todos os sentidos e que irá deixar os fãs bastante satisfeitos.

Sejam ou não fãs da modalidade, este F1 2016 está um jogo bastante impressionante que sem dúvida em passo em frente na direcção correcta.

Positivo:

  • Nível de realismo
  • Jogabilidade continua consistente
  • Modo Career ainda mais completo
  • Espectáculo da Formula 1 e bastidores bem conseguidos
  • Bons gráficos

Negativo:

  • Animações dos pilotos e mecânicos ainda muito artificiais
  • Inteligência Artificial por vezes pode ser frustrante

pn-muito-bom-2016-3

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x