Análise – F1 2014

f1-2014-rev-top-pn

Já faz cinco anos desde que a Codemasters conseguiu os direitos para produzir jogos oficiais do Grande Prémio de Formula 1, tendo esta notícia sido recebida com muita felicidade pelos fãs da modalidade. A jornada começou com F1 2009 para a Wii e PSP mas rapidamente o estúdio passou para as restantes consolas e PC.

Eis então que temos a nova edição da série com F1 2014. Como seria de esperar este jogo vem actualizado no que toca a calendário, pistas e pilotos da temporada do mesmo ano da competição. Certas mudanças na modalidade também foram inseridas neste jogo, como a remoção do botão para o KERS, estando este mecanismo ainda no veículo e sendo activado automaticamente ou até a nova caixa com oito mudanças.

f1-2014-rev-5-pn

A introdução dos motores V6 Turbo dão também uma nova nuance à jogabilidade. Apesar do barulho do motor ser mais grave, a força destes motores faz-se sentir no comportamento do carro, havendo um torque maior sendo agora mais que nunca “mãozinhas” para agarrar o carro. Retirem então as assistências para uma experiência bastante frenética.

Mas como é que isto se conjuga com a nova experiência que é F1 2014? Atrevo-me a dizer que este novo jogo é basicamente um espelho do que aquilo que vimos no ano passado. A roupagem é diferente vítima da actualização normal que a série recebe todos os anos, mas em termos de modos e tipos de jogo vamos ter praticamente o mesmo que teríamos acesso na edição anterior.

f1-2014-rev-4-pn

Temos já os modos clássicos como treino, corrida rápida e o muito conhecida temporada 2014 do Grande Prémio. O modo carreira continua a ser o ponto mais alto deste jogo, onde vamos começar numa equipa simples e estabelecer objectivos mais modestos para a equipa que estivermos a competir. Para tornar as coisas mais interessantes podemos criar rivalidades com alguns pilotos e assim aumentar a nossa popularidade.

Com o decorrer do tempo e de acordo com a nossa prestação na equipa em questão, novas oportunidades irão aparecer para ingressar em outros equipas. Conforme vamos evoluindo as exigências serão maiores e os desafios mais complicados.

f1-2014-rev-3-pn

Existe também um modo que nos coloca em vários cenários dentro de uma corrida, mais como uma tarefa rápida. Mesmo na dificuldade mais fácil, estes desafios não sempre são fáceis e quando menos esperamos estamos a repeti-los vezes e vezes sem conta. No final de cada um seremos galardoados com uma medalha que se reflecte na nossa prestação total.

F1 2014 continua a ser um jogo muito agradável de se ver tirando alguns aspectos menores. As pistas dão uma sensação incrível de realidade e festa típica de um Grande Prémio de Formula 1 e os carros estão com um visual excelente. Pequenos detalhes como ver o aileron do carro a mexer consoante a vibração do veículo e o detalhe da chuva continuam impressionantes, mas outros aspectos como a expressão sem vida dos membros da nossa equipa na boxe são bizarras.

No geral F1 2014 é uma continuação que apesar de continuar divertida mostra-se uma produção preguiçosa por parte da Codemasters. Ou o estúdio está a preparar-se para a próxima geração e a guardar algumas armas fortes, ou então deixaram-se encostar à “sombra da bananeira” este ano.

Esta análise foi possível com o apoio da Kinguin.

kinguin-banner-passatempo-pn-n

Positivo:

  • Activa o espírito competitivo dentro de nós
  • Modo Career
  • Jogabilidade continua acessível
  • Nível de detalhe gráfico…

Negativo:

  • …é um “pau de dois bicos” com animações fraquíssimas
  • Reciclagem de modos
  • Produção excessivamente parecida com a do ano passado

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram