Análise – Dynasty Warriors 9 Empires [Switch]

O meu primeiro Dynasty Warriors de sempre foi o Dynasty Warriors 2 na PS2. Na era das 128 Bits este foi um dos primeiros jogos em 3D que nos punha dezenas de inimigos à volta e nos permita bater neles até somar centenas de mortes. Esse encanto dificilmente se perde e como teria de ser, quando a PSP saiu, Dynasty Warriors foi dos meus primeiros jogos para consola. Poder lutar contra exércitos numerosos em tempo real em qualquer lado era algo que nunca tinha visto até à data.

Hoje em dia com a Nintendo Switch, jogar o que queremos onde queremos passou a ser um processo quase trivial e por isso mesmo não iriam faltar jogos com formato Musou à consola. Aliás, esta é a casa de alguns dos melhores spin-offs da série até à data.

Por isso mesmo, Dynasty Warriors 9 Empires é um jogo que me assusta e me deixa triste. Como é possível que na mesma consola onde corre Hyrule Warriors Age of Calamity corra (se é que podemos chamar isso), um jogo tão mau como este?

Vamos começar pelo maior elefante estacionado na porta de entrada. Sim, Dynasty Warriors 9 Empires não é um Dynasty Warriors comum, tem uma boa parte de gestão e de escolhas que influênciam o nosso império. A cada “turno” que passa um mês temos de tomar novas decisões que podem influênciar recursos, tropas e a moral. O problema é que Dynasty Warriors 9 Empires não faz disto um processo atractivo ou divertido.

Seja apenas a tomar decisões ou a interagir com os menus, não existe nada que dê exactamente um sentimento de progresso real nem de que as decisões estão efectivamente a mudar algo prático com estas pequenas mudanças. Além disso, os menus são sempre iguais e mesmo quando temos liberdade para passear pelo mapa e interagir com outros NPC, está totalmente despido de criatividade, profundidade ou diversão.

Depois temos o outro problema que já soa mais a Dynasty Warriors normal. Dynasty Warriors 9 Empires tem sequências de invasão ou defesa onde efectivamente jogamos e seja a jogabilidade das personagens em si ou a interacção com inimigos/cenários, é tudo parco e pouco entusiasmante, mesmo quando estamos a despedaçar inimigos em barda. A isto não ajuda nada que o jogo sofra de constantes quebras de fluídez que o deixam quase injogável em vários momentos.

Existe um certo número de generais disponíveis que não são assim tão diferentes entre si, estando longe da selecção clássica inicial de um Dynasty Warriors comum. É verdade que podemos jogar com cada um deles e ver a história pelo seu lado, mas história é na verdade coisa que falta pouco a este jogo, parecendo que pouco muda entre reinos além das personagens que lá habitam.

Outro problema gritante que Dynasty Warriors 9 Empires não consegue esconder por estar totalmente à vista é o seu visual medonho (basta olhar para as imagens que acompanham esta análise retiradas durante os testes). A cinemática inicial promete coisas impressionantes, mas o jogo está muito longe disso. O criador de personagem até consegue enganar bem, sendo que mostra a personagem com detalhe, a partir daí e entrando no modo Conquest, tudo parece entrar em Silent Hill. Tudo tem nevoeiro, tudo aparece esboarratado e quase parece que voltei ao tempo da PS2. Nem os loadings são rápidos.

Dynasty Warriors 9 Empires é um atentado tão grande àquilo que a série já fez que até a versão Dynasty Warriors da PSP tinha melhor aspecto e corria muito melhor. Como tudo isto é acompanhado de modelos de personagens horríveis, cenários despidos e vazios, onde os pop-ups são a ordem do dia, não existe algo que se possa dizer de positivo sobre este departamento. A nível sonoro tem uma série de vozes bastante básicas, sendo que algumas chegam a ser embaraçosas. A música é Dynasty Warriors e dentro do habitual da série.

Não faz sentido absolutamente nenhum o estado em que Dynasty Warriors 9 Empires chega à Nintendo Switch e o quão má esta versão é. Mesmo que o visual fosse bom, está cheio de problemas de pop-up e fluídez. A campanha é desinterassante, a gestão não é assim tão significativa e os combates parecem quase sempre uma versão light do que já se viu em Dynasty Warriors. O pior de fazer esta análise foi de ter de parar de jogar Elden Ring e Triangle Strategy para testar, o que ainda agrava mais a situação.

Mesmo que sejam fãs da série, fujam desta versão da Nintendo Switch. Existe muito melhor na consola do mesmo género e este não vale qualquer dinheiro. É certamente o pior jogo que analisei nos últimos anos.

Positivo:

Todos os positivos são esmagados pelos negativos

Negativo:

Praticamente tudo

Daniel Silvestre
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