A Sony juntamente com a Arrowhead Game Studios trouxe este ano um dos jogos que está a conquistar os fãs. A série Helldivers está de volta com algumas alterações que pretendem melhorar a experiência e trazer algo ligeiramente diferente. Vamos então descobrir se este novo Helldivers 2 melhora o que havia sido feito pelo anterior.
O que nós temos em mãos é um shooter na terceira pessoa focado na vertente co-op multiplayer que nos fará executar um número variado de missões que oscilam entre o resgate, extermínio, sabotagem e não só. Por norma teremos sempre um objectivo principal que nos transporta para um planeta e zona específica que tem também vários objetivos secundários à mistura. Esta fórmula apresenta o dilema entre jogar pelo seguro e receber poucas recompensas ao executar apenas a missão principal ou completar o máximo de objetivos para conseguir angariar o máximo possível.
Os níveis de dificuldade irão determinar o tipo de missões que apanham, número de inimigos e a quantidade de objetivos secundários que terão à vossa disposição e não existe nada mais engraçado e aterrorizante do que ver um plano de equipa ser completamente alterado sempre que as coisas não correm bem ou sempre que um quantidade exorbitante de inimigos nos deixam completamente sem munições ou coragem para continuar a explorar. Não se preocupem, podem sempre executar as missões sozinhas para um desafio ainda mais rigoroso e escolher um loadout que vos favoreça nesse sentido, mas neste caso não é tão divertido
Todas as recompensas e pontos conseguidos em missões podem ser gastos para melhorar vários aspectos da nossa performance em combate sejam eles novos e melhores equipamentos, diversos ataques aéreos, novas armas, boosts que melhoram as nossas habilidades, cosméticos com habilidades passivas e até reações engraçadas para interagir. Apesar de haver a chance de comprar moedas com dinheiro real, nada dentro do jogo requer um grind excessivo ou tem medidas mais predatórias que podemos ver em jogos recentes e que nos obrigam a abrir a carteira.
A jogabilidade está muito bem trabalhada neste jogo. Existe uma comunhão muito boa entre correr pelo mapa e disparar rapidamente, algo muito importante visto que o jogo requer que estejamos continuamente em movimento atrás do próximo objectivo ou a fugir de alguém. Quando as situações começam a apertar graças à intensidade dos inimigos, começamos também a ver uma maior quantidade de erros humanos a acontecer desde friendly fire, suicídios involuntárias graças a granadas ou air strikes mal executados e aí é que o grupo por norma solta as maiores gargalhadas, isto porque nada do que acontece no jogo não deixa de ser culpa nossa.
Toda a abordagem deste jogo centra-se em puro divertimento e o espírito bastante alegre e humorístico começa logo na cinemática inicial que funciona como um anúncio de recrutamento militar para as unidades Helldiver. Os gritos de guerra que as personagens dão durante os combates, os emotes e as juras de amor à Democracia conquistaram a internet porque são muito bem inseridas e não saturam o jogador.
Para ajudar ainda mais este fórmula, Helldivers 2 é um jogo com detalhes técnicos muito bons. Por norma somos lançados para uma região que varia em termos de bioma, mas os detalhes técnicos como iluminação, fumo, explosões e até outros efeitos adversos estão muito bem feitos. Os bugs acontecem ocasionalmente e as típicas físicas de personagens mortas denominadas como ragdoll acontecem muitas vezes, mas nada que estrague a experiência e que se torna irritante. A banda sonora tirada de um filme de Avengers está muito boa e as actuações de voz acabam por ajudar ainda mais a toda a vertente cómica.
No final do dia Helldivers 2 acaba por satisfazer alguns dos desejos mais rudimentares que os jogadores necessitam: um jogo extremamente divertido, preciso na jogabilidade e sem medidas predatórias e duvidosas, e é exatamente isso que a Arrowhead Game Studios acaba por trazer. Existe algo contagioso neste jogo que nos faz voltar por mais e a vertente cooperativa com uma mecânica explosiva, táctica e muitas das vezes hilariante deixa-nos sempre a desejar por missões atrás de missões.
Este mês de Março trouxe um dos meus jogos favoritos deste ano, portanto não percam esta nova pérola e não se esqueçam de trazer os vossos amigos convosco.
Positivo:
- Factor divertimento muito bem conseguido
- Jogabilidade suave
- Dinâmica geral do jogo muito boa
- Apresentação bem trabalhada
- Multiplayer é um autêntico “fartote”
Negativo:
- Alguns problemas ocasionais nos servidores
- PS5 Pro custará 799€ e chega em Novembro - Setembro 10, 2024
- Final Fantasy vs Dragon Quest, qual deles é o mais importante? - Agosto 18, 2024
- Review – Paper Mario: The Ten Thousand Year Door - Agosto 6, 2024