Depois de ter feito a sua estreia em Super Mario 3D World a aventura de Toad ganhou vida própria e voou para longe das asas de Mario. Adventures of Captain Toad era o mini-jogo do título acima mencionado que colocava esta personagem nas luzes da ribalta à procura de tesouros. Esse tema foi ampliado e agora eis que surge um spin-off de nome Captain Toad: Treasure Tracker para a Wii U.
O tema do jogo centra-se em apanhar estrelas que estão situadas em pequenos níveis. Para isso teremos que levar Toad a percorrer estes cenários evitando vários perigos e resolvendo pequenos puzzles para conseguirmos chegar ao nosso objectivo. Como seria de esperar, existem vários segredos espalhados pelos níveis mas vamos por partes.
A tarefa de Toad para apanhar as estrelas não se avizinha fácil visto que a personagem é bem menos ágil que o Mario. Toad consegue apenas correr e atirar nabos sendo que neste jogo teremos que observar e por vezes até moldar o nível para conseguirmos chegar ao nosso objectivo.
O ponto chave centra-se na possibilidade de movermos a câmera e ver o nível ao seu redor para descobrir o caminho a tomar e até espreitar alguns segredos que se mostram mais escondidos. A coconstruçãoos níveis está muito bem trabalhada, conseguindo condensar bastantes momentos inteligentes nestes pequenos cenários.
É bastante recompensador e refrescante ver os vários níveis que abordam vários temas não só da série Mario como fora. Enquanto alguns requerem que evitemos inimigos e pedem mais paciência que o normal, outros poderão envolver maior manuseamento do cenário como a alteração de plataformas que poderão ser feitas com o uso do GamePad da consola. Por falar em GamePad, este dá uma boa ajuda no jogo, mas infelizmente o giroscópio – que não pode ser desligado – poderá alterar subitamente a câmera com pequenos movimentos das nossas mãos, algo que irrita um pouco.
Apesar de haver alguns níveis excessivamente fáceis e que conseguem ser acabados muito rapidamente, existe sempre uma vertente de exploração que leva um pouco mais de tempo e consome um pouco mais do tempo do jogador, nem que seja para descobrir todas as gemas especiais e cumprir os objectivos personalizados.
Existem vários níveis à nossa espera que poderão passar pela história principal até a outras experiências que possamos encontrar na opção Bonus. Com o passar do tempo o jogo começa a aumentar a dificuldade, pelo que quando passarmos para o segundo capítulo os níveis requerem uma maior destreza e concentração por parte do jogador.
A apresentação é simplesmente brilhante. A Nintendo recuperou algum do charme e qualidade gráfica que está presente em Super Mario 3D World e adaptou-a a este título. Esta aposta foi muito bem conseguida pelo que é um regalo olhar para os detalhes visuais deste spin-off de Super Mario. A banda sonora cumpre bem o seu papel e oferece um bom complemento a esta experiência.
Em suma, Captain Toad: Treasure Tracker é sem dúvida uma experiência agradável. A Nintendo pegou num mini-jogo e transformou-o num título individual que oferece uma aventura com muitos puzzles e paciência à mistura.
Positivo:
- Puzzles bem conseguidos
- Experiência satisfatória
- Apresentação charmosa
- Sentimento de exploração
- Acessível
Negativo:
- Por vezes demasiado fácil
- Giroscópio do GamePad traz momentos frustrantes
- Final Fantasy vs Dragon Quest, qual deles é o mais importante? - Novembro 18, 2024
- PS5 Pro custará 799€ e chega em Novembro - Setembro 10, 2024
- Review – Paper Mario: The Ten Thousand Year Door - Agosto 6, 2024