Análise – BoxBoy


boxboy-review-top-pn

Boxboy é um jogo da HAL Laboratory, o mesmo estúdio que nos trouxe Earthbound, inúmeras versões de Kirby e até trabalhou em conjunto para criar a série Super Smash Bros. Depois do lançamento que aconteceu no Japão no início do ano, chegou agora deste jogo de puzzle que foi lançado na eShop da 3DS chegar a território Ocidental.

Este é um jogo que puxa por um minimalismo que se vê num cômputo geral. Conhecemos a personagem principal que é um simples quadrado e o grafismo é todo a preto e branco muitíssimo simples. A falta de exuberância no jogo compensa em grande no seu conteúdo jogável e que é uma boa surpresa da consola portátil.

boxboy-review-5-pn

Boxboy é um jogo de puzzle que nos leva a transportar a personagem principal para a porta de saída de cada nível. A capacidade desta personagem criar uma certo número de caixas com o seu tamanho é o factor principal do jogo. Isto dará aso a várias mecânicas que vou falar já de seguida.

No início Boxboy conseguirá reproduzir um número pequeno de caixas para chegar a zonas inacessíveis, sendo possível criá-las e deixá-las juntas formas geométricas como um “L” ou uma simples barra, agora a maneira como as usamos é que irá variar. O jogo coloca-nos em problemas que requer que usemos não só as caixas como também a nossa massa cinzenta, obrigando o jogador a pensar um pouco para além do que era suposto e certos puzzles ficam geniais por essa mesma razão.

boxboy-review-1-pn
Por cada mundo que mudamos dos vários disponíveis, o jogo apresenta sempre uma mecânica nova como a possibilidade de atravessarmos buracos como uma cobra ou então usar as nossas caixas em altura e criar um “L” ao contrário por forma a que funcione como um gancho e na verdade isso torna sempre o jogo fresco e dificilmente encontramos problemas iguais. O jogo brilha também quando mistura os vários elementos que nos são ensinados consoante o tempo.

A maneira como também executamos cada nível irá afectar nas moedas que recebemos no final de cada nível. A colecção de coroas que estão espalhados nos níveis e que desaparecem se criarmos excessivas caixas para o nível obrigam-nos a ser perfeccionistas e a conseguir receber mais moedas que depois podemos gastar ao comprar níveis para os modos Time Attack e Score Attack. É também possível comprar novas peças de vestuário para a nossa personagem.

boxboy-review-2-pn

Tal como afirmei em cima, a simplicidade é uma palavra chave para descrever a apresentação deste jogo. Preto e branco bem como inúmeras linhas são os elementos do aspecto visual do jogo. Graças a um sistema de jogabilidade bastante viciante, a apresentação passa um bocado ao lado que apesar de sofrer de uma falta de detalhe e excesso de simplicidade, acaba por dar um certo charme ao jogo.

Boxboy é um grande jogo que chega à portátil da Nintendo. Apesar da apresentação demasiado simples este é um título com um sistema bastante profundo de mecânicas de jogo, acabando por nos agarrar por mais tempo que devia.

Positivo:

  • Preço
  • Jogo altera constantemente
  • Desafios interessantes
  • Progressão aliciante

Negativo:

  • Apresentação demasiado minimalista
  • Duração dos puzzles

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x