Análise – 3D Space Harrier

3d-space-harrier-rev-top-pn

Se pretendem reviver grandes clássicos das arcadas vindo da SEGA, então é provável que a Nintendo 3DS seja a vossa consola de escolha. A Nintendo lançou com a Wii o Virtual Console, uma plataforma que pretende trazer jogos de consolas clássicas para esta altura recente, e na Nintendo 3DS estão a levar esse conceito um pouco mais à frente. Dito isto, a companhia pretende aproveitar a tecnologia 3D dar um pouco de magia a alguns desses clássicos. Já pudemos ver no nosso site como está 3D Super Hang-On e agora passamos para 3D Space Harrier.

Space Harrier é mais uma criação muitíssimo conhecida de Yu Suzuki e que fez vibrar muitos jovens e até adultos da altura. Curiosamente, foi mais um dos jogos que foi portado para várias plataformas ao longo do tempo desde o seu lançamento oficial em Outubro de 1985. Eis então que o jogo chega à Nintendo 3DS com suporte para 3D estereoscópico, e na versão arcade.

3d-space-harrier-rev-0-pn

Space Harrier é um shooter na terceira pessoa, onde a personagem principal se encontra equipada com um jetpack e uma arma muito potente. Desta maneira, a personagem poderá movimentar-se para qualquer lugar do cenário com uma enorme facilidade enquanto correr desenfreadamente. Para além da corrida, a personagem terá que derrotar todo o tipo de monstros que se põem no seu caminho, e fazem um trajecto pelo ecrã bastante errático, fazendo lembrar shooters verticais como Galaxian.

O jogo é bastante frenético dada à sua velocidade estonteante e ao número de inimigos e objectos que aparecem no ecrã. São vários os cenários que vamos encontrar no nosso caminho e estão bastante variados em termos de tema, inimigos e objectos que teremos que desviar. Por falar em desviar, para além de termos que nos preocupar em eliminar os inimigos antes que eles façam o contrário, teremos que nos desviar de todos os objectos que estão situações no chão, sendo necessário um nível de concentração bastante elevado.

3d-space-harrier-rev-1-pn

A Nintendo esforçou-se bastante para trazer uma versão digna da marca e isso reflecte-se muito bem neste jogo. Space Harrier não é um jogo fácil, mas graças à inclusão do controlo através do ecrã táctil inferior da consola, a tarefa fica muito mais facilitada. Fiquei bastante tenso nas mãos dada à intensidade do jogo com os controladores normais, mas assim que passei para o ecrã táctil da consola, a situação mudou de figura. Tornou-se muito mais ergonómica e divertida toda a experiência, e visto que a arcade original tinham um joystick bastante fácil de usar, este aspecto ajuda em captar o ambiente da arcade.

Para além disso, existem várias adições que já são apanágio destas versões 3D, como a possibilidade de modificarmos várias opções no jogo, gravarmos o nosso progresso e a inclusão do muito falado 3D, 3D este que quando bem regulado, oferece uma qualidade de visão da tecnologia muito boa. Tal como afirmei, tem que ser bem regulada para cada indivíduo, visto que a tolerância padrão da minha vista para com a tecnologia, deixava o jogo quase imperceptível.

3d-space-harrier-rev-2-pn

Space Harrier é um jogo algo difícil e até para muitos repetitivo, mas os que gastaram muitas moedas nas arcadas a tentar atingir a melhor pontuação neste clássico ficarão muito bem servidos com a qualidade desta versão. 3D Space Harrier é uma boa versão para levarmos no nosso bolso.

Positivo:

  • Versão excelente deste clássico
  • Acção frenética puxa pelos nossos reflexos
  • Vários inimigos e cenários
  • 3D muito bem conseguido
  • Várias opções extra

Negativo:

  • Repetitivo para alguns

pn-muitobom-ana

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lfo

Eu lembro-me disto.
Na SS tinha um cd de demos com este jogo se bem me lembro.
Outrun também fazia parte.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x