Análise – Steel Diver: Sub Wars

steel-diver-sub-wars-rev-top-pn

Submarinos e barcos nunca foram o meu forte para ser honesto, mas quando descobri que a Nintendo iria apostar num modelo free-to-play de uma das séries de nome Steel Diver, confesso que fiquei curioso. O primeiro jogo foi um título de lançamento para a 3DS, tendo tido uma recepção algo dividida, mas grande parte da mesma foi boa.

O jogo em questão é Steel Diver: Sub Wars, uma sequela que promete melhorar aquilo que foi feito no primeiro e trazer também aspectos algo inovadores para uma consola da Nintendo. Foi então na E3 do ano passado que a Nintendo revelou ao mundo o seu primeiro plano em lançar um jogo free-to-play. Tal como o nome indica, o jogo é gratuito com grande parte das funcionalidades essenciais desbloqueadas, e onde será possível desbloquear muito mais conteúdo com a experiência premium.

steel-diver-sub-wars-rev-4-pn

Steel Diver: Sub Wars é um jogo onde controlamos o nosso submarino numa visão na primeira pessoa. Iremos executar funcionalidades das mais básicas como acelerar, fazer marcha à ré, controlar a profundidade e combater com os nossos mísseis. É um jogo bastante simples e sem funções excessivas para nos atrapalhar, concentrado a experiência ao essencial necessário. Controlar o nosso submarino é uma tarefa algo forçada visto se tratar de um jogo que decorre dentro de água, logo grande parte dos movimentos são lentos e demoram ligeiramente a responder, mas na verdade não é aqui que este jogo falha.

A Nintendo de facto conseguiu minimizar de uma certa forma a tarefa enfadonha que é controlar o submarino colocando-nos em espaços que não são muito vastos, concentrando toda a acção em espaços mais pequenos. O combate é feito de uma maneira bastante básica, onde iremos usar a nossa mira para apontar e lançar torpedos contra outros submarinos ou navios que estão à tona da água, havendo torpedos básicos e perseguidores. Infelizmente podiam ter colocado maior variedade no que toca aos torpedos. Podemos também ligar a nossa camuflagem para ficarmos invisíveis e conseguirmos escapar de fogo inimigo mais depressa.

steel-diver-sub-wars-rev-3-pn

Na versão free-to-play teremos à disposição duas missões que nos dão mais alguma consistência no que toca ao controle e combate – mesmo com a existência de um tutorial – e abre o apetite sobre aquilo que poderemos testar. Dada à acção que existe dentro de água, rapidamente e durante algum tempo esquecemo-nos que é chato controlar o submarino, e isso é bom.

Como é óbvio, se quiserem ter uma experiência mais imersa e com um maior número de missões, teremos que adquirir a versão Premium do jogo que custa 9,99€. Com esta compra vamos desbloquear muito mais conteúdo que irá abrir os horizontes do jogo. As missões irão aumentar em número, mas mais importante ainda, em variedade. Os objectivos passam a ser mais complexos, mas algumas delas são pouco interessantes, como introduzir código morse durante bastante tempo.

steel-diver-sub-wars-rev-5-pn

Os conteúdos Premium não se ficam por aqui. Na versão free-to-play estaremos limitados no que toca a submarinos e tripulação, algo que aumenta o nosso leque de possibilidades nesses dois patamares, havendo novos submarinos e membros da tripulação que melhoram a capacidade de controlar o submarino. Desta maneira a tarefa de controlar o submarino torna-se mais fluída e fácil.

O multiplayer é um dos pontos mais positivos deste jogo. Não sofri de qualquer tipo de problemas de latência contra quem fosse e jogar contra outras pessoas em equipa é bastante divertido. Por vezes podemos ter perseguições de submarinos, até jogadores irem um contra o outro de frente e até me aconteceu ficar parado cara a cara com outro submarino a subir e a descer de altitude enquanto tentamos acertar com mísseis. Os cenários também estão interessantes com destaque para o do aquário.

steel-diver-sub-wars-rev-1-pn

A apresentação não é de todo agradável. Cumpre bem o seu objectivo com cenários variados e os efeitos sub-aquáticos são interessantes, mas a qualidade das mesmas é má. Grande parte das texturas do jogo são fracas fazendo parecer um jogo inacabado.

Steel Diver: Sub Wars não é de todo um mau jogo. Apesar de ser uma experiência bastante simples e com alguns problemas, existem pontos positivos que merecem atenção, e dado ao facto de ser um jogo com modelo free-to-play, não temos nada a perder.

Positivo:

  • Free-to-play ainda inclui multiplayer…
  • …que é um modo muito divertido
  • Bastante acção
  • Jogo bastante acessível

Negativo:

  • Apresentação má
  • 3D requer algum esforço ocular
  • Mecânica de jogo repetitiva

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram