7 Motivos Banais – Uma Curta de João Sanchez

7-motivos-banais-especial-pn-img

O que é uma curta-metragem? E porque se distingue dos filmes de longa duração?

O significante tem mais de 100 anos, e deveu-se à necessidade de distinção, face ao crescimento da duração dos primeiros filmes. Facto é, a definição mantém-se até hoje.

Embora o período de duração não seja consensual entre artistas e festivais, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (o maior barómetro) inclui na categoria de candidatos ao Óscar de Melhor Curta-Metragem, os filmes “até 40 minutos, incluindo créditos”.

O Dicionário Houaiss define curta-metragem enquanto “filme com duração até 30 minutos, de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária, geralmente exibido como complemento de um programa cinematográfico”.

Será que algum cineasta começou pela longa-metragem, ignorando o passo “lógico” da curta? Provavelmente, sim. De todo o modo, a curta é recomendável para quem dá os primeiros passos na Sétima Arte. Não quer dizer que se guarde as boas ideias para a hora e meia, como diria Blaise Pascal: “Fiz esta carta mais longa porque não tive tempo de fazê-la curta”. Uma curta poderá ter informação mais concentrada e sumarenta, despertando consciências e transmitindo mensagens de forma mais eficiente do que um projecto de longa duração. Mais importante ainda, a curta-metragem permite colocar em prática o que está nos manuais, contrariar o que está nos manuais e explorar conceitos que transcendem o domínio do reminiscente.

Em teoria, um filme desenvolve história e o personagem, que na prática devem ser a mesma coisa. Porém, o conceito clássico adquire uma dimensão amorfa na curta-metragem. Eventualmente o personagem não precisa de ser desenvolvido com a mesma dinâmica de um filme ou uma série, sendo mais importante a premissa que desencadeou o projecto, remetendo a experiencia do espectador para um nível mais lato e experimental.

7-motivos-banais-joao-sanchez-especial-pn-img

7 Motivos Banais é uma curta-metragem da autoria de João Sanchez, membro da comunidade PróximoNível. O João desenvolveu o projecto no âmbito académico, explorando uma questão de dimensão social: A repercussão dos actos.

Para além da temática, inquietante é o facto do João estar no 10º ano de escolaridade e demonstrar noções de enquadramento e ritmo ao nível universitário. Ao João, e candidatos a cineastas que passam pelo PróximoNível, um forte incentivo e a certeza de quem há talento para colocar o cinema português na rota internacional.

Positivo na curta

  • Realizaçãopn-recomendado-ana
  • Criatividade
  • A dupla face dos objectos
  • Tratamento da Imagem
  • Lata para gravar no metropolitano de Lisboa sem autorização

 

Negativo na curta

  • Insuficiente beet nos depoimentos (deve funcionar como o batimento cardíaco)
  • A personalidade dos personagens poderia ter sido mais desenvolvidas
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram