Análise – Sin & Punishment

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Lançado para a Nintendo 64 em 2000, Sin & Punishment esteva apenas disponível para o Japão durante alguns anos. Só em 2007 é que o jogo chegou ao território europeu através do Virtual Console da Nintendo Wii e teve sucesso suficiente para incentivar a Nintendo para investir numa sequela (mais sobre esse jogo numa futura análise).

Agora disponível na eShop da Wii U, Sin & Punishment é um rail shooter 3D do estilo Cabal. Isto é, para além de estarem a apontar e disparar, podem mover, saltar e rebolar para desviar ataques e obstáculos, o que torna o jogo um pouco mais interessante do que os restantes do mesmo género.

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Têm dois modos de mira, manual (mira vermelha) e lock-on (mira azul), que podem alternar a qualquer altura do jogo. O modo lock-on coloca a mira nos inimigos automaticamente mas provoca menos dano que o modo manual.

Não estão apenas limitados a ataques à distância, podem utilizar uma espada de energia para atacar inimigos que estejam próximos. Também podem utilizar a espada para contra-atacar e enviar certos tipos de projectéis de volta, que é uma das minhas partes favoritas do jogo.

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Todos estas mecânicas são aprendidas no modo treino onde um género de Chain Chomp do Super Mario ensina-vos como jogar. É aconselhável que façam isto antes de começarem a jogar a sério para terem uma chance de configurar os controlos ao vosso gosto.

Quem jogar com o Wii U GamePad, tenho quase a certeza que os controlos pré-definidos não vão ser do agrado da maioria, a não ser que preferem disparar no botão ZL e controlar a mira com o analógico esquerdo enquanto caminham com o analógico direito.

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Sin & Punishment apresenta algumas características típicas de um jogo arcade, onde quem gostar de obter pontuações altas vai tirar o melhor proveito. Existe um limite de tempo enquanto jogam que pode ser prolongado ao derrotarem certos inimigos. Se o tempo chegar a zero, a vossa barra de vida começa a descer aos poucos e se morrerem, perdem um “crédito”.

Mesmo com vários créditos para gastar, o jogo consegue ser desafiante na dificuldade mais baixa. Vão encontrar-se em situações cada vez mais perigosas à medida que avançam nos níveis e enfrentar vários bosses e dezenas de inimigos espalhados pelo ecrã. Num momento podem estar a lutar contra um gato mutante, noutro estão a abater jactos enquanto voam num pedaço de metal. Está sempre alguma coisa interessante acontecer portanto dificilmente vão-se aborrecer.

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Sim, existe uma história em Sin & Punishment, mas não diria que é o ponto mais forte do jogo. São atirados para o meio de um conflito sem grandes explicações e seguem o grupo de Saki, Airan e Achi. Vão controlar as duas primeiras personagens que referi, não havendo nenhuma diferença como são usadas, enquanto tentam fugir de uma organização maléfica e derrotam criaturas chamadas Ruffians. As cutscenes podem ser interessante q.b. e há alguns plot twists, mas tal como acontecia em rail shooters como Time Crisis, vão estar inclinados em passar à frente e seguir logo para a acção.

Se tivesse que apontar um pecado ao jogo seria a sua longevidade, uma vez que é possível ser completado numa hora. Existem várias dificuldades que podem ser desbloqueadas para uma punição extra. Mas se não forem esse género de jogador, vocês conseguem ver tudo o que Sin & Punishment tem para oferecer numa única sessão de jogo. Ainda existe a possibilidade de jogar com um segundo jogador, uma pessoa controlando a mira e a outra a personagem. No entanto não tive a oportunidade de experimentar por não ter comandos compatíveis.

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Como seria de esperar de um jogo da Virtual Console, Sin & Punishment tem exactamente o mesmo aspecto quando veio ao mundo há 15 anos atrás, com os polígonos e as texturas de baixa resolução todas à mostra. Eu não estava à espera de qualquer tratamento especial mas esperava, no mínimo, que o jogo tivesse as legendas traduzidas.

Apesar do jogo ter vozes em inglês (que estão algo razoáveis), é um pouco estranho ver legendas em japonês enquanto tudo o resto foi traduzido para inglês. A única excepção a isto é a cutscene final que não tem vozes, portanto acaba por ser apenas conveniente nessa situação ter legendas em inglês.

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Apesar da sua idade, Sin & Punishment continua a ser um jogo divertido da Nintendo 64 e a versão Wii U é a melhor opção para quem tiver curiosidade e gostar de rail-shooters. Mesmo que possam terminar o jogo numa tarde livre.

 

Positivo

  • Melhor versão do jogo disponível
  • Muita acção
  • Banda sonora

Negativo

  • História “skipável”
  • Longevidade curta
  • Controlos pré-definidos não são o ideal

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