Análise – Mario Party 10

mario-party-10-rev-top-pn

Mario Party é uma das séries mais activas da Nintendo e que desde a Nintendo 64 que conta com mais de uma dezena de títulos. O seu ponto chave consegue atrair vários amigos à volta de uma televisão para jogar num jogo de tabuleiro virtual.

Com o lançamento da Wii U foi uma questão de tempo até que fosse lançado um novo jogo para a mais recente plataforma da Nintendo. Eis então que é lançado Mario Party 10, um jogo que não só traz a fórmula original muito conhecida como também adiciona elementos mais recentes e possíveis com a consola.

mario-party-10-rev-3-pn

Temos então disponíveis para este jogo três modos principais, o clássico Mario Party, Bowser Party e Amiibo Party. Não é um leque avultado de modos mas traz uma boa variedade para quem quer ter várias experiências. Para este jogo teremos que usar o Wii Remote obrigatoriamente e isto porque usa o giroscópio do comando para os vários mini-jogos incluídos que requerem não só que toquemos nos botões, mas que façamos certos movimentos rotacionais.

mario-party-10-rev-4-pn

O modo Mario Party continua praticamente igual ao da versão passada. Basicamente teremos que atravessar o tabuleiro e tentar acumular mais estrelas que os nossos adversários mas o caminho não será fácil, pois existem mini-jogos que irão apimentar e adicionar magia a toda esta caminhada. Tal como acontecia em Mario Party 9, os nossos jogadores já não andam individualmente pelo tabuleiro sendo que irão navegar juntos num único veículo.

A essência mantêm-se em atravessar o tabuleiro e conseguir ter maior sucesso nos mini-jogos que o adversário, mas nem só de habilidade é feito o jogo havendo também muitas casas de sorte e azar que poderão afectar qualquer um dos jogadores incluídos. Este modo peca pela pouca inovação que traz nesta edição, estando praticamente o mesmo que conhecemos.

mario-party-10-rev-2-pn

Bowser Party é sem dúvida o ponto mais alto deste jogo. O modo tira partido do GamePad da Wii U que servirá para um jogador controlar Bowser, enquanto que até outros quatros jogadores escolherão personagens. Nesta mistura o resultado é explosivo e altamente divertido, visto que o jogador que controlar Bowser servirá como obstáculo principal para tentar derrotar os jogadores. Cada jogador que ficar sem estrelas é eliminado do tabuleiro – havendo probabilidades de regressar em certos eventos – e se todos o forem, Bowser vence o jogo.

Os jogadores levam vantagem para o vilão no tabuleiro e enquanto lutam para se manterem afastados dele, Bowser terá que apanhar as suas presas em todo o caminho e sempre que conseguir, um mini-jogo irá iniciar. Estes mini-jogos serão controlados pelo jogador do GamePad e visam prejudicar fortemente os restantes enquanto estes lutam independentemente pela segurança.

mario-party-10-rev-1-pn

Torna-se muito engraçado ver os jogadores a tentarem fazer um percurso mais seguro e até a trabalhar em equipa enquanto que quem joga com o Bowser fica um pouco no papel de espectador até entrar em acção. Para além dos mini-jogos, Bowser poderá também atrapalhar o caminho dos jogadores ao dar pistas em zonas que estejam cobertas que possuem perigos bem como a escolher arcas que podem ou não ter tesouros.

O modo Amiibo tira partido das mesmas pequenas figuras. Este leva-nos para um pequeno tabuleiro transformável que irá modificar-se de acordo com as figuras que usarmos. Atenção que apenas os Amiibo destacados para o jogo funcionarão neste modo. Basicamente teremos que usá-los e jogar numa versão em ponto pequeno de Mario Party, que apesar de ser inovador o facto do tabuleiro modificar-se, deixa um pouco a desejar no geral.

mario-party-10-rev-5-pn

Mario Party 10 é um jogo que sem dúvida podia ter sido melhor com um aprimorar de todos os modos em geral. Mario Party 10 mantêm a mesma essência de sempre mas já cansa a falta de inovação, já Bowser Party é sem dúvida o ponto alto de todo o jogo enquanto que o modo Amiibo parece mais um protótipo e pode ser melhorado em breve.

O jogo continua a ser altamente divertido enquanto dura conseguindo roubar a atenção de todos em casa, mas mesmo assim podia estar bem melhor.

Positivo:

  • Essência de divertimento permanece igual
  • Apresentação bastante variada
  • Modo Bowser Party
  • Inúmeros mini-jogos

Negativo:

  • Modo Mario Party não inova
  • Modo Amiibo Party é uma versão diluída de Mario Party

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram