Análise – Kirby Star Allies

Kirby sempre foi alvo de experiências, algumas mais arriscadas do que outras, desta vez temos um grande ênfase no multi-jogador local numa aventura clássica em 2D. Kirby Star Allies é exactamente aquilo que parece, um jogo em 2D onde Kirby consegue sugar inimigos para obter os poderes deles e progredir, no entanto Kirby pode agora atirar corações à maioria dos inimigos e até alguns Boss para que estes se juntem ao grupo e se tornem nossos aliados. Esta é a base de Kirby Star Allies, uma equipa de 4 personagens e uma grande confusão.

A história começa com Kirby a acordar e testemunhar o roubo de comida por parte do King Dedede, no entanto nós sabemos que existe algo mais a decorrer com uma misteriosa personagem a espalhar corações negros por toda a galáxia. Estes corações negros alteram o comportamento dos habitantes e estes ficam possuídos, cabe então a Kirby e 3 outros personagens salvar o dia.

A início o jogo parece-se imenso com qualquer outro jogo clássico de Kirby, conseguimos fazer as mesmas coisas de sempre como flutuar, saltar e aspirar inimigos, no entanto à medida que vamos convertendo inimigos em aliados o jogo vai-se tornando cada vez mais confuso em termos visuais e fácil. Se estiverem a jogar sozinhos, o CPU irá tomar conta das outras personagens e felizmente é bastante competente a resolver os desafios, já com outros jogadores instala-se o caos. Com os poderes extremamente coloridos e com grandes efeitos torna-se complicado entender o que se está a passar no ecrã, para mitigar esta confusão só o jogador no controlo de Kirby é que consegue fazer mudanças estruturais à equipa, apesar de todos os jogadores poderem alterar a própria personagem sozinhos.

Os níveis são extremamente simples e os puzzles que nos são apresentados são bastante fáceis de resolver, muitas vezes exigem cooperação entre as personagens e as habilidades estão sempre por perto pelo que nunca precisamos de pensar muito sobre as nossas decisões. Algo interessante nestes puzzles é que normalmente requerem a combinação de dois poderes. Existem habilidades baseadas nos elementos e em armas, normalmente é possível combinar duas destas para criar habilidades capazes de ultrapassar o desafio proposto. Infelizmente não demora muito até ver-mos todas as possibilidades e é uma novidade que se esgota depressa. A adicionar a isto existem algumas secções especiais que fazem com que toda a equipa assuma uma formação e juntos têm que superar um desafio muito específico, seja ele rolar pelo nível a fora, dançar o “apita o comboio” enquanto levamos tudo à frente ou formar uma ponte para que um personagem possa atravessar um buraco enquanto carrega uma chave.

O jogo em si também não dura muito e verdade seja dita que é um dos jogos mais fáceis dentro da série Kirby que normalmente só se torna complicada perto do final, e aqui só no final é que os níveis começam a ficar interessantes e quando começamos a notar um certo nível de desafio o jogo acaba. O facto de serem 4 personagens a utilizar habilidades para derrotar o Boss torna todas as lutas contra Boss em algo trivial e sem impacto. Posso garantir que a maioria das lutas pode ser ganha de olhos fechados enquanto se carrega no botão de ataque. Os Boss bem tentam separar os jogadores mas não serve de muito. O último Boss do jogo é engraçado dentro daquilo que é o esperado da série Kirby e teria sido bom ver mais deste género de lutas durante o decorrer da pequena aventura. No que diz respeito à jogabilidade este é um jogo com uma ideia fantástica mas que acaba por dar um tiro no pé e que não é divertido, tornando-se monótono durante grande parte da aventura.

Kirby Star Allies é um jogo que visualmente está muito bem conseguido. O aspecto variado dos vários níveis com fundos bem detalhados e o aspecto cartoon dos cenários e personagens mistura-se bastante bem sendo um regalo para a vista, só é pena não conseguir atingir os 60 fps durante o jogo em si. A banda sonora está muito boa e existem músicas para todos os gostos, desde remixes a novas faixas, são muitos os sentimentos evocados para os fãs de Kirby.

Para completar o jogo não basta passar a aventura principal, como é mais do que óbvio em qualquer jogo de Kirby que se prese. Depois de concluir a aventura e coleccionar várias peças de puzzle num formato que faz lembrar o mini-jogo da troca de puzzles da Nintendo 3DS e activar os vários botões gigantes para desbloquear os níveis extra, vão também desbloquear um novo modo de aventura e um modo Boss Rush onde podem ganhar bastantes peças de puzzle dependendo da dificuldade. Existem também dois mini-jogos que estão lá para nos entreter durante 5 minutos e se tornam engraçados durante algum tempo se jogarem com os vossos amigos.

Como um todo é uma experiência que ficou aquém daquilo que era esperado. Kirby Star Allies é demasiado fácil e confuso para se tornar divertido. É um jogo que tem um aspecto muito bom e um bom sentido de humor em várias situações mas falha no essencial. Este é um daqueles jogos que consegue entreter durante algum tempo mas mais cedo do que tarde se vai tornar aborrecido.

Positivo

  • Aspecto colorido
  • Banda sonora
  • Jogabilidade tem a sua piada durante algum tempo

Negativo

  • Demasiado fácil
  • Co-op apenas local
  • Torna-se numa grande confusão

Alexandre Barbosa
Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram