A 343 Industries decidiu estrear-se na nova consola da Microsoft com estilo. Tirando partido do elemento surpresa foi revelado que os quatros jogos da série Halo onde Master Chief é o protagonista iriam aparecer na nova Xbox One e através de uma compilação de nome Halo: The Master Chief Collection. Isto significa que os possuidores da consola poderiam ficar a par do que a série tem conseguido nos últimos dez anos, servindo como preparação para o novo Halo 5: Guardians.
Apesar deste bolo ser um grande chamariz, o ingrediente mais atraente por parte dos fãs e a inclusão de Halo 2: Anniversary, que tal como o nome indica, celebra o décimo aniversário deste título. Tal como aconteceu com Halo: Combat Evolved, esta nova versão Halo 2 trará novos gráficos, efeitos de imagem e modelos de personagens dentro do motor antigo. Vamos ver como é que esta compilação se porta?
Começamos então pelo menu inicial do jogo que traz todas as opções necessários. Ao contrário do que podiam pensar, não vamos ser levados para um menu de escolha de jogo e aí começamos o título que mais nos apetece. Todos os modos de cada jogo individual estão já dissecados e podem ser começados o mais rapidamente possível neste menu em particular.
Apesar de existirem as opções básicas como Campanha, Multiplayer e não só, existe um novo modo que brinca um bocado com todos os jogos. Playlists é um modo que dará a chance de podermos jogar missões dos quatro jogos misturados. Podemos até escolher um tema para a nossa lista de missões, podendo haver um enfoque em níveis sobre os Flood, condução com veículos, estando já o jogo pré-definido com uma lista de variações possíveis. É interessante tentar conseguir a maior pontuação possível enquanto damos estes saltos temporais pela série.
Em termos de jogabilidade é bom sentir que cada um destes não ficou obsoleto com o passar do tempo. Seja Halo: Combat Evolved ou Halo 3, estes títulos não ficaram feridos pelo tempo, sendo ainda hoje em dia fáceis de pegar e de entrar no jogo sem grandes dificuldades.
Todos os jogos têm uma performance excelente no que toca a fluidez. O facto de estarem a 60 fps dá a sensação de estarmos a jogar um título novo, mas na verdade são os mesmos de alguns anos atrás. No caso de Halo 2, quando a 343 Industries afirmou que ia manter a essência do jogo até aos seus bugs, manteve o que disse, isto porque consegui encontrar alguns engraçados que não são impeditivos nem frustrantes, mas que oferecem algumas gargalhadas.
A apresentação destes continua com uma qualidade nítida e acessível para as versões originais de Halo: CE e Halo 2, isto graças à resolução 1080p. Engraçado é ver como Halo 4 e a versão Anniversary de Halo: CE estão com uma qualidade gráfica bastante impressionante para a Xbox One, mesmo tendo sido produzidos para a Xbox One, sendo um regalo olhar para o resultado final. Halo 2: Anniversary mantem esta mesma linha pelo que não se mostra demasiado detalhado nem fica a dever, dando a entender – a meu ver – que o jogo estaria a ser produzido para a Xbox 360.
Mais uma vez, Halo 2: Anniversary mostra-se muito forte no que toca ao detalhe visual, pelo que ao premir de um botão para alternar rapidamente entre as duas versões podemos comprar rapidamente o imenso trabalho em redesenhar todos os aspectos do jogo, desde o chão, às paredes até ao mais longínquo horizonte. Se jogarmos a versão Anniversary também teremos acesso aos muito conhecidos Terminals que oferecem mais informação sobre a história do jogo e eventos da série.
A 343 Industries teve um enorme trabalho em recuperar grande parte da apresentação e sonoplastia deste jogo. Grande parte dos artistas de voz e músicos foram trazidos de volta para gravar novamente as suas partes, como o guitarrista Steve Vai, e houve uma preocupação em manter o arsenal e inimigos mais actuais esteticamente mas sem desviar muito do que havia sido feito originalmente. As cinemáticas são um dos pontos mais fortes deste assunto, mostrando-se com um detalhe impressionante e que complementam bem esta nova versão do jogo.
O multiplayer é um dos componentes mais fortes do jogo, e nesta compilação está mais forte que nunca. A 343 Industries podia ter lançado os multiplayers de cada jogo individualmente mas decidiu brincar um pouco mais com a fórmula. Para além de termos os modos individuais para cada jogo, existem outros que misturam os vários jogos num só, sendo que ao invés de haver a típica escolha por mapas, escolhemos que jogo da compilação queremos jogar. Os mapas em Halo 2 Anniversary estão visualmente espectaculares e remodelados, pelo que em termos de competição consegue manter os aspectos fundamentais que irão agarrar os jogadores durante muito tempo. Lutar até nível 50 continua a ser uma tarefa de muito trabalho, pelo que seremos colocados com jogadores do nosso nível enquanto subimos de 0 a 50.
Como se costumo dizer, a 343 Industries “não brincou em serviço” com esta nova compilação. Queriam entrar com o pé direito na nova geração e conseguiram. Não só conseguiram mexer com a nostalgia de alguns fãs sem defraudar o que conheciam, mas também lançaram um convite aliciante para os que nunca jogaram um Halo na sua vida e têm uma Xbox One. Excelente trabalho 343 Industries!
Positivo:
- Menu intuitivo
- Grandes clássicos num só disco
- 60fps dão uma fluidez refrescante para estes jogos
- Cinemáticas de Halo 2: Anniversary
- Halo 2: Anniversary está muito bem conseguido
- Modo Mission Playlists
Negativo:
- Apresentação de Halo 2: Anniversary podia estar um pouco melhor
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Nossa, ótima análise. Estou muito ansioso pra jogar essa pérola. Alguém pode dizer se o Halo 2 está legendado em pt?
Obrigado Sapulha_himself 🙂
A minha consola está com o idioma em inglês, mas desde o Halo 3 (se não estou em erro) que os jogos estão narrados na língua portuguesa, portanto vou apostar que este também deve estar.
Ok, obrigado pela resposta.
Acho que virá em português mesmo. 🙂