Análise – Fable: Anniversary

fable-anniversary-rev-top-pn

Peter Molyneux foi um pioneiro nesta indústria, desde as suas grandes criações pela Bullfrog Productions, onde grande parte delas era god games como Populous. A primeira produção pela Lionhead Studios para a inaugural consola da Microsoft, a Xbox, foi um jogo de acção e RPG de nome Fable. O jogo teve uma recepção muito positiva não só na Xbox, mas também no PC e pavimentou um caminho de sucesso que infelizmente apresentou um pequeno declínio desde Fable 3.

Para marcar o décimo aniversário do primeiro jogo desta série, a Lionhead Studios preparou um remake do jogo para manter o título actual e numa consola que ficou marcada por um grande sucesso graças também a Fable. De nome Anniversary, vamos ter acesso a uma versão actualizada do primeiro Fable graficamente . Será que o jogo comemora bem o aniversário?fable-anniversary-2-pn

Fable conta a história de um rapaz que vê a sua aldeia de Oakvale completamente destruída e queimada. Não ajuda saber que a sua família também foi destroçada, tendo o pai do rapaz morrido e a irmã e mãe raptadas pelos causadores deste acontecimento bárbaro. No meio de toda esta confusão, um guerreiro de nome Maze salva a nossa personagem de uma morte certa e leva-o para a Heroes Guild.

É na Heroes Guild que a nossa personagem aprende a combater e será através deles que fará de tudo para conseguir vingança dos actos que testemunhou. A partir daqui iremos efectuar qualquer tipo de missões que a Heroes Guild tiver. As missões estarão divididas entre side-quests até outras que se focam no objectivo principal da personagem. As side-quests dão nos a oportunidade de evoluir como personagem e travar amizades com as pessoas que iremos ajudar.

fable-anniversary-1-pn

O ponto fundamental da série e que começou neste jogo centra-se no sistema de moralidade. Neste jogo seremos livres de tomar várias decisões no nosso caminho que depois surtirão efeito com reacções nas pessoas das várias cidades que encontramos no jogo. Por exemplo, podemos escolher caminhos alternativos para algumas missões que envolvem ajudar criminosos ao invés de impedirmos as suas intenções. De acordo com as nossas decisões, faremos determinados amigos e inimigos, e independentemente da nossa escolha, certas oportunidades estarão presentes enquanto outras desaparecerão. A aparência física da nossa personagem será o espelho da nossa personalidade, sendo que rapidamente descobrimos que tipo de pessoa estamos a ser no jogo.

A nossa interação com os vários habitantes da região de Albion é um dos factores mais divertidos e inovadores do jogo. Dependendo da nossa fama que a zona em questão absorveu sobre a nossa personagem, ao passarmos na rua vemos pessoas a gritarem pela nossa alcunha, mulheres suspirarem e gritarem por nós até vendedores fazerem-nos preços mais amigáveis. Sejam mauzinhos no jogo, e esperem uma reacção diferente.

fable-legends-gameplay-2-pn

Para além de todo o combate e acção que podemos encontrar, temos uma vertente social neste jogo. A nossa personagem pode comprar uma casa, casar-se e ter filhos. Podemos ter várias habitações e melhorar o seu aspecto interior, mas o ponto mais interessante nestas compras é a possibilidade de adquirirmos lojas para assim conseguirmos o lucro que essa dita loja está a ter.

Como um RPG, teremos de evoluir a nossa personagem aos poucos. Combates e missões são fundamentais para isso, porque dão-nos experiência que neste nojo tomam a aparência de pequenas bolas verdes que temos de apanhar. Ao apanharmos experiência, temos uma zona da Heroes Guild onde podemos gastá-la para aumentar à nossa escolha os vários atributos da nossa personagem. Cabe a cada um escolher evoluir os atributos que mais se encaixam com o vosso estilo de jogo.fable-anniversary-random-3-pn

O nosso equipamento é igual importante para esta jornada, e será não só em lojas como também em combates e arcas que iremos criar a nossa combinação perfeita. Não temos grande variedade nem quantidade no que toca a equipamento, mas sempre temos a oportunidade de melhorar as nossas armas com a introdução de gemas especializadas e que lhes dão atributos como fogo, gelo e não só.

A nossa progressão é feita de cidade em cidade. A personagem começa em Heroes Guild, e cada missão que escolhe da história irá desbloquear uma nova cidade. Podemos deslocar-nos a pé entre cada cidade mas para facilitar a nossa deslocação temos à nossa disposição a capacidade de nos teleportarmos entre certas regiões. Existem inúmeros segredos neste jogo e para isso teremos que cavar, pescar e até tentar agradar as inúmeras portas com caras de nome Demon Doors.

fable-anniversary-comparação-pn

O pior centra-se na jogabilidade, o departamento que devia mais brilhar. Não ajuda o facto de ao simplesmente movermos a personagem sentimos um pequeno lag na resposta da personagem, o sistema de combate é um pouco desengonçado que leva um certo a habituar, sendo que ao conseguirem essa habituação, o jogo já fica mais tolerável. O sistema de mira automática é um pouco injusto, visto que se estivermos a combater contra vários inimigos e houver um pedestre por perto, o sistema de mira não hesitará em focar-se nele num meio de um combate fervoroso. Por vezes os ataques dos inimigos são injustos para com o jogador, como os gigantes que atiram pedras, sendo que ao levarmos com uma pedra a nossa personagem é projectada para trás e sem que conseguimos recuperar do mesmo, somos incessavelmente atingidos por mais pedras arremessadas.

No departamento da apresentação Fable: Anniversary merecia um pouco mais de atenção. Sim, o direcção artística deste jogo é soberba e os cenários são fantásticos, estão com uma qualidade que se requer para este tipo de consolas, mas constantemente vemos a personagens e os restantes NPCs fazerem movimentos involuntários com a cabeça retirados de um filme como “O Exorcista”.

Fable: Anniversary é um bom jogo que podia ser muito melhor não fossem os problemas técnicos que o pragam. É uma aventura cheia de emoção e acção, mas que deixa alguns jogadores com uma “pedra no sapato”. Grande parte dos jogadores será tolerante a estes problemas, mas outros poderão ficar mais chateados.

Positivo:

  • Uma aventura espectacular
  • O sistema de moralidade
  • Visuais melhorados
  • Várias missões
  • Inclusão da expansão The Lost Chapters

Negativo:

  • Jogabilidade mal trabalhada
  • Cinemáticas datadas

pn-bom-ana

Share

You may also like...