Análise – Evolve

evolve-rev-top-pn

A Turtle Rock Studios é um estúdio com um reportório bastante invejável. Desde ter trabalhado em várias versões de Counter-Strike, criou uma das séries mais jogadas no PC, Left 4 Dead. Após ter trabalhado em várias versões da última série mencionada, o estúdio saltou para um novo projecto e assim nasceu Evolve.

Evolve é um projecto que recupera aspectos base de Left 4 Dead e injecta outros para criar uma nova experiência dentro destes pilares bem assentes. Sendo assim a Turtle Rock Studios decidiu aproveitar o tema de trabalho em equipa para este novo jogo.

evolve-rev-5-pn

No resultado temos um shooter com um enfoque na cooperação onde irá colocar duas facções à luta pela sobrevivência, onde num lado temos um grupo de quatro soldados e no outro um monstro gigante que anda a fazer das suas. Tal como cada um dos lados, o segredo é vencer e isso será conseguido com a destruição dos seus inimigos.

O tema do jogo centra-se nesse aspecto colocando estes protagonistas numa (das inúmeras) arena para combaterem e tirarem partido dos recursos que esta trazem. Os soldados poderão usar a natureza para detectar a localização do monstro, seja através de pegadas ou então na manifestação de animais que ficam assustados, havendo uma certa estratégia que pode ser usada em ambos os lados.

evolve-rev-4-pn

No lado dos soldados que se intitulam como Hunters, temos várias classes que são extremamente importantes e que estarão sempre presentes em cada jogos. Os Assault farão muito dano ao monstro e são responsáveis por garantir que este saia ferido de cada encontro; Medic é responsável por manter os Hunters saudáveis e longe da morte; Trapper é um especialista em impedir que o monstro consiga fugir com o lançar de instrumentos que impedem a sua movimentação; Support consegue balançar entre causar dano no monstro mas também proteger os seus colegas. Apesar de serem classes bastante banais, o estúdio fez um bom trabalho em conseguir manter cada uma das classes interessantes dentro de jogo.

No lado do monstro teremos vários tipos de aberrações para controlar, sendo estas desbloqueáveis. Todas elas funcionam de uma maneira semelhante onde vamos ter que usar a sua estatura enorme e capacidade de fazer grandes quantidades de dano para planear a destruição dos nossos inimigos, seja de uma maneira mais furtiva ou mais frenética.

evolve-rev-3-pn

O jogo decorre ao género 4 contra 1, sendo possível controlar qualquer uma das facções e aplicar a nossa abordagem ao jogo. As partidas começam com o monstro a poder mexer-se primeiro enquanto que os Hunter seguem uns segundos mais tarde a entrar no jogo. Apesar de haver bastante combate físico, existem elementos que adicionam mais maneiras de tornar o jogo mais interessante.

Espalhados pelo cenário encontram-se monstros mais pequenos que podem ser usados pelos jogadores para evoluírem habilidades das personagens. No caso do monstro, podemos alimentarmo-nos desses monstros e activar mutações que nos tornam mais fortes. Nem sempre é fácil simplesmente alimentar o nosso monstro, visto que quanto mais mexermos com a natureza, mais depressa os Hunters nos conseguem detectar e apanhar. Cabe ao jogador saber usar estes recursos de uma maneira inteligente.

evolve-rev-1-pn

Evolve é um jogo bastante imprevisível no que toca ao seu desfecho, isto porque uma equipa de Hunters concentrada pode perder por alguns momentos o seu norte e dar oportunidade ao monstro para conseguir fugir, curar-se e tornar-se mais forte. A não ser que estejamos a lidar com jogadores que fogem constantemente, os jogos correm muito bem e oferecem uma experiência bastante intensa.

Esta é sem dúvida uma excelente formula que podia ter sofrido mais algumas mutações. O jogo peca por poder ser bastante repetitivo para os jogadores que anseiam por um elemento que ofereça uma certa novidade, algo um pouco difícil de encontrar. Já nos modos o jogo peca da mesma maneira visto assentar-se na mesma fórmula que pode ser por vezes recompensadora como aborrecida onde os objectivos são vistos como uma lufada de ar fresco ao estilo de jogo um pouco afunilado.

evolve-rev-6-pn

Desde o início que o jogo foi jogado online não me cruzei com qualquer tipo de problemas de latência ou de sessões erráticas. Para além de poderem criar uma sessão para começar um jogo do início, podem também entrar numa das que já estão a decorrer. Os bots cumprem aqui um factor fundamental, impedindo assim tempos de espera para início do jogo e que também podem ser substituídos por jogadores a qualquer altura.

O jogo faz um trabalho em comunicar ao jogador com detalhes visuais o que está a acontecer e o que terá que fazer em seguida, mas visto que este é um jogo mais focado no online e na cooperação entre jogadores, um microfone é quase obrigatório para podermos comunicar muito mais rapidamente as nossas intenções.

evolve-rev-2-pn

Graficamente é um jogo que possui aspectos bons e outros menos bons. Apesar de ser um jogo com bastantes detalhes e muitos elementos para serem vislumbrados, é um jogo que peca um pouco no patamar da qualidade. Grande parte das texturas estão datados e em certas situações fazem lembrar um jogo da geração anterior, sem falar que não ajuda a framerate que por vezes parece baixar dos 30fps.

Evolve no geral é um bom jogo mas que podia ter sido muito mais explorado. É uma boa ideia que deixa um pouco a desejar no que toca a ideias arrojadas e mais conteúdo. Apesar de ser divertido estar a jogar com amigos, existem elementos que poderão deixar certos jogadores de pé atrás. Sem dúvida um jogo que pode ser melhor com o passar do tempo e com polimentos e novo conteúdo por parte da Turtle Rock Studios.

Positivo:

  • Mecânica de trabalho em equipa
  • Equilíbrio entre o monstro e os Hunters
  • Online bastante estável
  • Sistema de entrada e saída de jogadores no online
  • Divertido jogar com qualquer um dos Hunters

Negativo:

  • Factor novidade esgota-se depressa
  • Algumas texturas deixam muito a desejar
  • Jogadores com atitude excessivamente evasiva com o monstro

pn-bom-ana

Share

You may also like...