VTubers Kiryu Coco e Akai Haato suspensas por três semanas por fazerem menção a Taiwan

Não será a primeira vez nem a última onde o problema autoritário da China afecta outros países. O caso mais recente havia acontecido com Blizzard e Hong Kong, mas desta vez o problema surge com Taiwan, outro dos países que de acordo com a China, não é um país mas sim parte de China.

O problema teve início quando numa das suas streams a Virtual YouTuber Akai Haato fez menção a Taiwan como sendo um dos países com mais espectadores das suas streams de acordo com o YouTube Analytics. Alguns dos fãs Chineses que suportam o regime Chinês não ficaram contentes com a menção de Taiwan como um país único e começaram a atacar Haato, sendo que mais tarde uma das suas colegas, Kiryu Coco, fez novamente menção do país de forma a desviar a atenção dos fãs enraivecidos para ela.

O resultado final veio através de um comunicado da Cover, a companhia que possui a agência Hololive a qual ambas fazem parte, a anunciar que tanto Haato como Coco serão suspensas por três semanas. De realçar que enquanto o comunicado Japonês não faz menção aos países envolvidos, o comunicado Chinês anuncia China como um país único, sem qualquer tipo de menção a Taiwan.

Enquanto que o YouTube está banido na China, algumas das VTubers utilizam o Bilibili, que é basicamente o YouTube Chinês, para a sua audiência Chinesa, incluindo a agência Hololive China. E enquanto os membros de Hololive China não sofreram qualquer tipo de repercussão, alguns membros da agência Japonesa foram banidos do Bilibili. De fazer notar também que para criar uma conta no Bilibili é necessário mostrar a identificação pessoal de cada utilizador, o que põe ainda mais em risco estes membros, em especial tendo em conta que um dos recentes membros da quinta geração Japonesa que havia estrado à menos de dois meses acabou por retirar-se devido a ter sido vítima de doxing, onde a sua informação pessoal foi descoberta.

Recentemente para além da quinta geração Japonesa também foi estreada a primeira geração de Hololive English.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram